» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Yane Marques viaja para Final da Copa do Mundo

20/05/2012 11h27
CBPM


Brasileira chega nesta terça na China para sua última disputa antes dos Jogos Olímpicos de Londres. No sábado, ela enfrenta as 35 melhores dentre as quatro qualificações do torneio

O caminho para os Jogos Olímpicos de Londres está mais próximo para a pentatleta Yane Marques. Ainda no intenso primeiro semestre de 2012, onde passou por quatro importantes competições internacionais num intervalo de apenas três meses, ela encara sua última disputa antes do torneio na Inglaterra. A derradeira competição da brasileira acontece na Final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, neste sábado, dia 26, na China.

Ela chega a Chengdu, a cerca de 2 mil km da capital Pequim, nesta terça-feira, 22. Lá, a pernambucana será uma das 36 melhores pentatletas dentre as quatro etapas da Copa do Mundo realizadas. Ela participou de três qualificações, se classificando para a grande final na Ásia no segundo lugar geral com 130 pontos alcançados. À sua frente no ranking da Copa do Mundo, está somente a inglesa Samantha Murray, bronze no Campeonato Mundial deste ano (143).

O excelente desempenho da pernambucana na Copa do Mundo começou com o décimo lugar na primeira etapa, no início de março, nos Estados Unidos. Uma semana depois, conquistou a quinta colocação, no Rio de Janeiro. Ficou de fora da terceira qualificação, na Hungria, e na quarta, no mês passado, na Rússia, repetiu o desempenho da etapa carioca (quinto lugar).

As boas marcas fizeram com que Yane se mantivesse no TOP 10 do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), posição que mantém há quase dois anos ininterruptos.

“Sem dúvida, os bons resultados obtidos na temporada me asseguraram a posição, mas o ranking muda muito e depende de muitos fatores. Por isso é sempre bom figurar entre as melhores do mundo”, analisa a pentatleta.

Além das boas colocações nas etapas da Copa do Mundo, a brasileira ainda conseguiu uma ótima posição no Campeonato Mundial, realizado no início do mês, em Roma. Na Itália, a pentatleta repetiu seu melhor resultado até hoje no torneio, o sexto lugar.

Yane tem usado essas competições que antecedem Londres como treinamento para a competição. Ela é a única pentatleta brasileira classificada para os Jogos, tendo garantido sua vaga ao ser a melhor sul-americana nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro passado, no México.

“Achei meu resultado no Mundial excelente. Consegui melhorar algumas marcas e, com isso, sigo me aperfeiçoando rumo a Londres”, anima-se Yane.

Com a disputa da Final neste sábado, será a quarta vez que a brasileira participará da grande decisão da Copa do Mundo. Ela fez sua estreia em 2008, em Portugal, conquistando o sétimo lugar. Um ano depois subiu no pódio no Rio de Janeiro para se tornar vice-campeã da competição. Em 2011, ficou em 16º em Londres, em evento pré-teste para os Jogos. Na ocasião, ela pôde competir no Greenwich Park, onde acontecerão as provas de hipismo e do evento combinado de tiro e corrida do Pentatlo Moderno nas Olimpíadas, e no Crystal Palace, que será a base de treinamento da delegação brasileira durante a competição.

Desta vez , Yane e as outras 35 finalistas da Copa do Mundo vão passar pelas cinco provas da modalidade no Centro de Pentatlo Moderno Pierre de Coubertin. O estádio é o primeiro no mundo construído exclusivamente para competições da modalidade. Foi inaugurado em setembro de 2010 para o Mundial daquele ano. Até o momento, a brasileira esteve nas duas competições internacionais que a arena sediou até agora: o Mundial de 2010 e a quarta etapa da Copa em 2011.

“Espero ter o melhor desempenho possível e no meu caminho de seguir buscando as melhores marcas. Na competição, serão importantes meu ritmo de prova, mais jogo na esgrima, mais tiro e corrida no combinado”, destaca Yane.

As adversárias da pernambucana na disputa são de 22 países. Alemanha, Itália e Polônia são as nações que mais têm representantes, três cada uma. Do continente americano, além da brasileira, estarão as canadenses Melanie Mccann e Donna Vakalis, a guatemalteca Marines Garza, a mexicana Tamara Veja e a norte-americana Michelle Kelly.

SAIBA MAIS

Yane Marques fica em 5º na Copa da Rússia
Yane Marques fica em 5º na Copa do Rio

Yane Marques fica em 10º na Copa dos Estados Unidos

Yane Marques fica em 6º no Mundial de Roma

Yane Marques fica em 16º na Final da Copa do Mundo de 2011


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro