» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Yane Marques é bronze no Campeão dos Campeões

26/10/2013 13h53
CBPM

No Qatar, brasileira conquista o seu quarto pódio na sua última disputa da temporada

Yane Marques fechou com medalha de bronze sua temporada de 2013 no Pentatlo Moderno. Neste sábado, 26, a brasileira subiu no pódio pela quarta vez no ano depois de ficar em terceiro lugar no torneio Campeão dos Campeões, que reuniu a nata da modalidade no Qatar. Foram 16 pentatletas de 12 países que estiveram na capital do país asiático, Doha. Yane ficou com o bronze depois de somar 5.108 pontos.

É a primeira vez que o Qatar sedia um evento de Pentatlo Moderno. Todas as competidoras passaram pelas provas do torneio no Centro de Recreação Fundação Qatar (esgrima e natação) e na Arena Al Shaqab (hipismo e evento combinado de tiro a laser). O ouro da disputa ficou com a norte-americana Margaux Isaksen (5.224), que conquistou o bicampeonato na competição, já que também venceu o torneio na última edição, em 2011. A prata foi para a polonesa Oktawia Nowacka (5.156).

Yane chegou ao Qatar depois de 10 dias em um aperfeiçoamento com ênfase na esgrima na França. Os dias no país europeu fizeram efeito, já que a brasileira começou o dia no Campeão dos Campeões em 5º depois de vencer nove duelos na luta com a espada e conquistar 936 pontos na prova. Com a natação, ela foi para o 2º lugar, depois de fazer o 2º tempo nos 200m estilo livre, 2min15s47 (1.176). Com o hipismo, a brasileira foi para a liderança da disputa. A pernambucana fez a melhor apresentação nos saltos com o cavalo, não derrubando nenhum obstáculo e levando a pontuação máxima da equitação (1.200).

Na última prova do dia, o combinado, Yane não conseguiu segurar o ritmo e foi ultrapassada pela norte-americana, que tinha largado em 4º, 14s atrás dela. A medalhista de prata também passou Yane e assegurou o seu segundo lugar do início da prova, depois de largar 7s após a brasileira. A Argentina Pamela Zapata começou o combinado em 3º e terminou a prova apenas na 10ª colocação.

Amanhã tem o número 1

Esta foi a última prova da temporada de Yane, que foi marcada pelo inédito vice-campeonato Mundial, em agosto, em Taiwan. Agora, ela vai tirar algumas semanas de férias em seu estado natal, Pernambuco, onde iniciou sua trajetória campeã na modalidade, no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife.

Em setembro, durante visita do Ministro do Esporte Aldo Rebelo ao CT da CBPM no Rio, Yane recebeu o certificado simbólico da Bolsa Pódio. A pernambucana já fazia parte do programa Bolsa Atleta do governo federal. Ela também conta com o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) integrando o Time Brasil e faz parte do programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE).

Neste domingo, 27, é a vez dos homens encararem a disputa deles no Campeão dos Campeões. O Brasil será representado pelo líder do ranking nacional, o carioca Danilo Fagundes. O pentatleta de 25 anos foi convidado para a disputa depois de conquistar o Sul-Americano do ano passado.

A prova de amanhã vai reunir 15 competidores de 11 países. Do continente americano, além do brasileiro, estarão o argentino Emanuel Zapata, o cubano Jose Figeroa e o mexicano Jorge Abraham Camacho.

Eles vão enfrentar grandes nomes do Pentatlo Moderno mundial, como o lituano Justinas Kinderis, atual campeão Mundial e número 1 do mundo. Também estarão presentes os franceses Valentin Prades, campeão da última Final da Copa do Mundo (Rússia), Valentin Belaud, bronze na 3ª etapa da Copa do Mundo (China), e Jean-maxence Berrou, bronze na 4ª etapa (Hungria). Outros destaques na disputa deste domingo serão os ucranianos Pavlo Tymoshchenko, ouro na 3ª etapa da Copa, e Denys Pavlyuk, atual campeão Mundial Júnior.

VEJA TAMBÉM

CBPM completa 12 anos e celebra PentaJovem
Disputa acirrada marca o Brasileiro de 2013
Yane Marques recebe certificado da Bolsa Pódio
Yane Marques conquista prata no Mundial de Taiwan

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro