» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Yane de olho no título de Melhor Atleta de 2012

01/12/2012 23h40
CBPM


Pentatleta comemora presença na seleta lista tríplice do Comitê Olímpico Brasileiro; Pernambucana já garantiu prêmio de Melhor Atleta do Pentatlo Moderno no ano

O ano de 2012 ainda promete fortes emoções para Yane Marques. Como se a pentatleta já não tivesse tido muitos motivos para comemorar o nono ano de dedicação ao Pentatlo Moderno. A novidade da vez é a indicação da pernambucana como uma das três finalistas ao prêmio de Melhor Atleta do Ano do Prêmio Brasil Olímpico, premiação concedida anualmente pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O nome de Yane está na seleta lista tríplice do COB por causa do inédito bronze conquistado nos Jogos Olímpicos de Londres, em agosto passado. O feito da pernambucana fez dela a primeira medalhista olímpica latino-americana do Pentatlo Moderno e a levou para o espetacular segundo lugar do ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), que mantém até hoje.

Yane disputa o novo título com a judoca Sarah Menezes e a jogadora de vôlei Sheilla Castro, ambas medalha de ouro em Londres. O nome da vencedora será conhecido através de votação pela Internet (http://globoesporte.globo.com/premio-brasil-olimpico/index.html) e será revelado no dia 18, na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

“Essa é a primeira vez que tenho a oportunidade de concorrer com mais duas companheiras ao título de Melhor do Ano. Estou antecipadamente satisfeita com a oportunidade e torço para que o resultado final nomeie a melhor e seja justo”, espera Yane.

A indicação de Yane como Melhor Atleta de 2012 vai além da medalha conquistada por ela em Londres. O nome da pentatleta é uma constatação de que a torcida brasileira passou a compreender melhor a árdua disputa do Pentatlo Moderno e se sensibilizou com o esforço da brasileira nos Jogos. Só na prova de esgrima, a primeira das cinco da programação da modalidade, Yane enfrentou as outras 35 competidoras, em um duelo com cada. Algo como duas horas e meia de competição contínua.

Além disso, até o final do dia, a pernambucana ainda nadou 200 metros estilo livre, saltou 12 obstáculos com o cavalo ‘Over the Odds’, perfazendo 15 esforços, e fez 15 acertos de tiro intercalados com três mil metros de corrida no evento combinado. No total, foram mais de 10 horas de disputa nas arenas da modalidade na capital inglesa.

A lista com os nomes das indicadas também tem uma característica peculiar: das três finalistas, duas são do Nordeste. Uma é a própria Yane, que encerrou as conquistas do Brasil em Londres com seu bronze; e a outra é Sarah, do Piauí. No lado oposto à pentatleta, a judoca abriu o quadro de medalhas do país nos Jogos, com a conquista do ouro em sua categoria. A terceira indicada, a jogadora de vôlei Sheilla Castro, é mineira.

Sarah já tem na bagagem o título de Melhor Atleta, quando, em 2009, com uma impressionante mobilização pela Internet, surpreendeu a franca favorita da ocasião, a nadadora Poliana Okimoto, da maratona aquática, e conquistou o título.

8x melhor pentatleta brasileira

Enquanto aguarda o resultado do Melhor Atleta do Ano, Yane Marques já comemora a vitória como a Melhor Atleta do Pentatlo Moderno em 2012. Ela receberá do COB o título de melhor pentatleta brasileira pela oitava vez consecutiva. O primeiro prêmio foi em 2005, apenas dois anos depois de dar seu pontapé inicial na modalidade.

Por isso, percebe-se que a pernambucana precisou de pouquíssimo tempo para mostrar seu potencial para todo o país e ser reconhecida por ele. Para chegar aos sucessivos resultados expressivos, a pentatleta conta com as instalações do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife, mantido em parceria com o Colégio Salesiano e a Hípica do Clube Caxangá.

Hoje, nove anos depois dos primeiros passos na modalidade, agradece o apoio que recebe no longo caminho que ainda tem para ser consagrada como uma das principais atletas do país.

“A Confederação nunca teve patrocinador e, por isso mesmo, sou muito grata pelo apoio que sempre tive ao ver minhas viagens custeadas para competições pelo mundo e todo o material que precisei para me aperfeiçoar na modalidade”, relembra Yane, destacando o papel da CBPM em sua formação, principalmente no início.

Outro destaque dado pela pernambucana é para as competições internacionais da modalidade no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), em Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Construído pelo Ministério do Esporte em 2007, para os Jogos Pan-Americanos daquele ano na cidade, é lá que a Confederação mantém atualmente seu centro de treinamento da capital fluminense. Foi lá também que a pentatleta começou a despontar no cenário nacional por causa do inesperado ouro conquistado no Pan do Rio.

“Competir em casa é sempre bom e todas as competições que pude participar por lá colaboraram para que eu aumentasse a minha confiança, principalmente para buscar resultados mais expressivos”, assinala.

A criação do CNPM, em 2007, reforçou a parceria entre a Confederação e o Ministério do Esporte para o aperfeiçoamento de Yane na modalidade. Desde então, com empenho da entidade do governo federal, pelo menos uma vez por ano, a CBPM tem conseguido realizar um competição internacional no local.

Mas bem antes disso, a Confederação e o Ministério do Esporte já apareciam em sintonia para o desenvolvimento de Yane Marques e do Pentatlo Moderno brasileiro. Em 2004 e apenas com dois anos de existência, a CBPM conseguiu, junto à entidade, trazer para o Brasil uma das principais competições do calendário internacional da modalidade: a Copa do Mundo. Naquele ano, o país sediou no Rio de Janeiro a segunda etapa do torneio. E Yane estava lá!

Era a primeira competição internacional da pernambucana. Graças à realização do torneio na capital fluminense, a pentatleta já pôde, em menos de um ano de dedicação ao Pentatlo Moderno, adquirir experiência enfrentando os principais nomes na modalidade de então.

Além dos eventos de 2004 e de 2007, Yane voltou a competir no CNPM na final da Copa do Mundo de 2009, na segunda etapa do torneio deste ano, realizada em março passado, em um Mundial Militar da modalidade (2007), um Pan-Americano da categoria (2010), um Sul-Americano (2007) e nos Jogos Mundiais Militares de 2011.

Todos querem Yane

O feito de Yane Marques de alcançar vários pioneirismos no Pentatlo Moderno é resultado de muita dedicação pela modalidade. Tamanho empenho da pernambucana tem despertado a atenção de instituições públicas brasileiras ligadas ao esporte, que se somam ao amplo apoio dado para ela pela Confederação.

É o caso do Exército Brasileiro. Em 2008, as forças armadas abriram editais de seleção de atletas olímpicos para incorporá-los à instituição de olho nos Jogos Mundiais Militares de 2011. Yane participou do processo de seleção e foi aprovada. Desde 2009, ela detém a patente de Terceiro Sargento pela Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ). De lá pra cá, a pentatleta se reveza entre os treinamentos em Recife, onde passa boa parte de seu tempo, e na capital fluminense.

A entrada para o Exército contribuiu para que Yane ajudasse o Pentatlo Moderno brasileiro a fazer sua melhor participação em um Mundial Militar. Na Cidade Maravilhosa, a pernambucana subiu no pódio em todas as três disputas de que participou. Foi ouro por equipes, ao lado de Larissa Lellys e de Priscila Oliveira, prata individual, e bronze no revezamento misto, com Luis Magno.

“Foi uma competição de altíssimo nível, com medalhista olímpica e campeã mundial. Foi um trabalho muito forte e sacrificante. Fiquei longe de casa, mas depois de um resultado desses, valeu a pena”, orgulha-se.

Outra instituição que fez questão de ter a pernambucana entre seus quadros de apoiados é o Comitê Olímpico Brasileiro. Percebendo os inéditos desempenhos de Yane, em 2010, o COB fez da pentatleta uma das integrantes do ‘Time Brasil’, que reúne nomes com potencial de conquista de medalhas olímpicas para que tenham sanadas suas principais necessidades na vida esportiva.

No caso de Yane, o COB realiza um intenso trabalho de análise cinemática de movimentos, fisioterapia e biomecânica através de sua equipe de Ciências do Esporte. Além disso, a pentatleta passou a se beneficiar com intercâmbios internacionais e com a aquisição de novos materiais para competição.

"Fico impressionada com a grandiosidade deste projeto. É muito bem organizado. É interessante ter contato com as intenções que o Comitê Olímpico Brasileiro tem em relação a mim e ver a quantidade de pessoas trabalhando em prol dos atletas. Isso é muito gratificante. Sinto-me ainda mais estimulada", afirma Yane.

Os apoios do Ministério do Esporte, do Exército e do Comitê Olímpico Brasileiro somam aos intensos esforços da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno, que desde 2003, acompanha a pentatleta. A união dessas instituições e a determinação da pernambucana resultaram na inédita conquista da medalha olímpica e podem fazer da pentatleta a Melhor Atleta do Brasil de 2012.

CLIQUE AQUI E VOTE AGORA NO MELHOR ATLETA DO ANO DO PRÊMIO OLÍMPICO BRASILEIRO DE 2012

SAIBA MAIS:

Yane Marques faz história com bronze em Londres
Projeto PentaJovem: Formando outras Yanes
Brasil conquista 28 medalhas no Pan/Sul-Americano
Rio volta a sediar etapa da Copa do Mundo em 2013

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro