» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

William Muinhos quebra o próprio recorde mundial

01/08/2014 18h36
CBPM


Carioca supera a marca que já era dele na série de tiro da categoria Júnior da modalidade

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) acaba de homologar o novo recorde mundial de série de tiro da categoria Júnior do Pentatlo Moderno ao brasileiro William Muinhos, 21. No Mundial Júnior deste ano, em maio, na Polônia, o pentatleta fez os cinco acertos no alvo de uma das quatro séries do evento combinado de tiro a laser e corrida da disputa em apenas 7s47. A marca anterior, de 8s, já era do carioca e havia sido conquistada no Mundial Júnior do ano passado, na Hungria.

Com o novo tempo, o brasileiro fica apenas 0s21 atrás do mesmo recorde na categoria Sênior, que é do mexicano Ricardo Vera (7s26). William se diz feliz por ver seu nome como “o mais rápido do gatilho na categoria”.

“Quando eu vi no computador que tinha feito um tempo menor que o anterior já sai vibrando e muito feliz com o feito. Quando o locutor anunciou e a arquibancada me aplaudiu foi algo magnífico”, o brasileiro relembra o momento da conquista na Polônia.

Como em 2015 William completará 22 anos de idade, na atual temporada, ele se despede da categoria Júnior do Pentatlo Moderno, destinada oficialmente para competidores de 19 a 21 anos. O brasileiro fecha um ciclo nas categorias de base na modalidade com chave de ouro e já projeta outras conquistas daqui pra frente.

“Estava querendo muito esse recorde, já que no ano que vem não terei outra oportunidade. A partir de agora, quero obter outros resultados a nível mundial na categoria Sênior e sei que, para isso, preciso treinar para melhorar pouco a pouco”, ele avalia.

Os recordes de William vão além do tiro a laser do Pentatlo Moderno. Em 2010, com apenas um ano no Pentatlo Moderno, ele foi um dos representantes do Brasil na primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Cingapura. Na ocasião, a pistola a laser do tiro esportivo da modalidade foi empregada pela primeira vez em uma competição internacional, substituindo o antigo aparato de chumbinho.

Em julho de 2011, ainda atleta Jovem A (para atletas de 17 e 18 anos), William chegou a liderar o ranking mundial da categoria. Poucos meses depois, se tornou o primeiro brasileiro a avançar até uma final masculina de um Mundial da modalidade, feito obtido no Mundial Júnior da Argentina. No início do ano passado, figurou no Top 20 do ranking mundial Júnior, em 18º.

“Eu e todos os profissionais que trabalhamos com o William só podemos sentir muito orgulho dos recordes do pentatleta. Esse resultado coroa uma série de trabalho que vem sendo realizado há anos”, destaca Fábio Corrêa, coordenador-técnico do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio de Janeiro.

Depois do Mundial de 2011, William voltou à Final do Mundial Júnior no ano passado. Ao lado do pernambucano Felipe Nascimento, ele fez com que o Brasil tivesse pela primeira vez dois pentatletas em uma final masculina de um Mundial de Pentatlo Moderno. No Mundial da Polônia, neste ano, ele participou da grande disputa do torneio pela terceira vez, a segunda consecutiva.

“Esse recorde do William certamente serve de modelo para outros atletas. Em treinos, ele já conseguiu tempos mais baixos e não bateu este recorde antes por ansiedade. Acredito que ele possa baixar este tempo em mais de um segundo”, avalia Clóvis Sasaqui, instrutor de tiro do recordista.

William Muinhos foi revelado em 2009 no PentaJovem, projeto que a CBPM mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos talentos no Pentatlo Moderno. O pentatleta faz parte do projeto Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, e integra do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro