» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

UIPM vai testar prova com obstáculos para substituir o hipismo

Dois formatos serão testados a partir de julho e um deles poderá fazer parte do esporte juntamente com a natação, a esgrima, e o laser-run depois de Paris 2024

18/05/2022 13h37
Odenir Fonseca

Grupo de trabalho responsável pela nova modalidade do Pentatlo Moderno

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) vai testar uma prova com obstáculos como uma das modalidades que pode substituir o hipismo no esporte depois dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Serão dois formatos da disputa que serão testados a partir de julho. A decisão final pela sua aprovação ou não será feita no próximo congresso da entidade, em novembro, na Guatemala.

A substituição do hipismo no Pentatlo Moderno vai acontecer para que o esporte se torne ainda mais dinâmico e atrativo para atletas e o público que acompanha as competições das arenas ou de casa. A mudança segue parâmetros sugeridos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). A nova prova vai se juntar à natação, à esgrima e ao laser-run (tiro a laser e corrida).

“As orientações fornecidas pelo COI sobre a seleção de uma disciplina alternativa para o Pentatlo Moderno foram seguidas de perto, com os atletas desempenhando um papel central nesse processo”, destaca o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

A mudança no programa do Pentatlo Moderno foi decidida pela UIPM no fim do ano passado. Na ocasião, foi criado um grupo de trabalho formado por cerca de 20 pessoas, dentre elas 10 pentatletas olímpicos.

A prova com obstáculos foi escolhida dentre mais de 60 sugestões formuladas pelo grupo nas várias reuniões feitas desde então. A escolha foi feita seguindo 13 critérios estabelecidos pela UIPM, dentre eles que a nova modalidade seja compatível com o DNA do Pentatlo Moderno, que estabelece o atleta completo, como definido pelo barão Pierre de Coubertin, o criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.

“O grupo conduziu seu trabalho com uma direção clara e um compromisso com a experiência, resultando em discussões instigantes e conclusões fortes”, acrescenta Schormann.

História de inovações

Em mais de 100 anos de Jogos Olímpicos, o Pentatlo Moderno acumula uma série de inovações que tem deixado o esporte ainda mais dinâmico, mantendo o que propôs o seu fundador. Ao imaginar a modalidade, Pierre de Coubertin pensou no atleta mais completo, que atualmente se revela ao nadar, esgrimir, cavalgar, atirar e correr.

Da estreia nas Olimpíadas, em Estocolmo 1912, a Los Angeles 2028, o Pentatlo Moderno chegará com uma nova modalidade completando seu programa. Mas antes, em Paris 2024 já apresentará uma outra novidade ao mundo em uma edição de Jogos Olímpicos, com as cinco disputas finais do esporte sendo disputadas em apenas 1h30. O novo formato passou a fazer parte do esporte na primeira etapa da Copa do Mundo deste ano, em março, no Cairo, Egito.

“Depois de muitos meses de conversas detalhadas, estamos à beira de uma decisão histórica que mudará a história do Pentatlo Moderno, o esporte que todos amamos, para sempre”, afirma o presidente do Comitê de Atletas da UIPM, o pentatleta olímpico egípcio Yasser Hefny.

No ano passado, em Tóquio 2020, o esporte fez a estreia do aguardado Estádio de Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos, com as cinco provas acontecendo em uma única arena. A inovação veio para ficar e está confirmada em Paris 2024.

Em Rio 2016, o Pentatlo Moderno já havia apresentado ao mundo olímpico a esgrima bônus, prova mais rápida da luta com a espada, que acontece no último dia de disputa de cada evento.

Em Londres 2012, foi a vez da estreia do laser-run nas Olimpíadas. Até então, as provas de tiro a laser e corrida aconteciam separadamente, sem ser em evento combinado.

“Embora ainda tenhamos detalhes para finalizar, temos uma nova e excepcional oportunidade de crescer e dar visibilidade ao nosso esporte para o benefício de muitas gerações vindouras, e isso é muito empolgante”, diz Hefny.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro