» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

UIPM realiza 2º evento-teste de prova com obstáculo que pode substituir hipismo

Disputa reuniu mais de 120 atletas de nove países em Manila, capital das Filipinas, neste sábado, 6, e domingo, 7

08/08/2022 13h33
Odenir Fonseca

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) realizou neste final de semana o segundo evento-teste da prova de obstáculos, candidata a substituir o hipismo no esporte depois dos Jogos Olímpicos Paris 2024. A disputa reuniu cerca de 120 atletas de nove países em Manila, capital das Filipinas, neste sábado, 6, e domingo, 7.

O circuito montado nas Filipinas foi diferente do visto no primeiro evento-teste da modalidade, realizado em junho, em Ancara, na Turquia. Desta vez, foram 10 obstáculos, ao invés dos nove presentes na disputa do país europeu. Dentre eles parede de 2m, parede de 1,5m, dupla escada inclinada, passos de arqueiro, balanço sônico, trave de equilíbrio e parede empenada.

A pista com obstáculos, de cerca de 100 metros, foi montada no Bridgetown Central Park, com quatro raias de cerca e 1,5m de largura cada.

“O percurso foi diferente do primeiro teste em Ancara, mais estilo Ninja sem nenhuma corrida no meio. Foi obstáculo a obstáculo e pudemos ver que nossos atletas se adaptaram muito rapidamente após o treino”, destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

Indonésia e filipino campeões

O evento-teste aconteceu paralelamente à primeira etapa da Ninja World Cup, realizada pela Federação de Esportes de Obstáculos das Filipinas, sob a supervisão da World Obstacle – Federação Internacional de Esportes de Obstáculo (Fiso).

No sábado, os competidores puderam conhecer e treinar nos obstáculos. No domingo, aconteceu a disputa, que foi dividida em seis categorias, envolvendo pentatletas seniores e juniores (tanto masculino quanto feminino) e atletas específicos de obstáculos. Houve classificatórias e finais.

No dia da prova, assim como no primeiro evento-teste, cada atleta teve duas chances de passar por cada obstáculo. Ao final do percurso, eles tiveram que acionar um botão, indicando a conclusão da prova. O mais rápido levava a melhor.

Os grandes campeões foram a indonésia Dea Salsabila Putri e o filipino Gilbert Andrino.

“Estamos muito felizes com a direção desta fase de testes para a prova de obstáculos. Estamos refinando nossa visão para esta nova disciplina com base no que atletas e treinadores estão nos dizendo após cada competição”, acrescentou o presidente da UIPM.

Pesquisa realizada pela UIPM com os cerca de 100 atletas que participaram do primeiro evento-teste da prova com obstáculos mostrou que 92% dos competidores e 93% dos observadores da disputa disseram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a experiência.

O próximo evento-teste da prova com obstáculos, o terceiro, será nos dias 9 e 10 de setembro, em Lignano Sabbiadoro, na Itália, durante os Mundiais Sub-17 e Sub-19. A definição sobre a aprovação ou não da modalidade será feita no próximo congresso da entidade, em novembro, na Guatemala.

“Tenho certeza de que continuaremos a ter bons resultados no final da temporada”, resumiu Schormann.

Mais dinamismo

A substituição do hipismo no Pentatlo Moderno vai acontecer para que o esporte se torne ainda mais dinâmico e atrativo para atletas e o público que acompanha as competições das arenas ou de casa. A mudança segue parâmetros sugeridos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). A modalidade que será escolhida vai se juntar à natação, à esgrima e ao laser-run (tiro a laser e corrida) no programa do esporte.

A mudança no Pentatlo Moderno foi decidida pela UIPM no fim do ano passado. Na ocasião, foi criado um grupo de trabalho formado por cerca de 20 pessoas, dentre elas 10 pentatletas olímpicos.

A prova com obstáculos foi escolhida dentre mais de 60 sugestões formuladas pelo grupo nas várias reuniões feitas desde então. A escolha seguiu 13 critérios estabelecidos pela UIPM, dentre eles que a nova modalidade seja compatível com o DNA do Pentatlo Moderno, que estabelece o atleta completo, como definido pelo barão Pierre de Coubertin, o criador do esporte e dos Jogos Olímpicos da Era Moderna.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro