» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

UIPM elogia arenas da modalidade para Rio 2016

08/08/2016 17h06
CBPM


Instalações foram entregues no início do ano e já haviam sido aprovadas no evento teste da modalidade em março; atletas fazem reconhecimento das disputas que começam nesta quinta, 18

A poucos dias para o início das disputas do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos Rio 2016, a federação internacional da modalidade, a UIPM, e alguns atletas fizeram uma visita às instalações do esporte em Deodoro, na Zona Oeste da cidade. E o que foi visto por lá agradou a dirigentes e competidores, que vão ocupar as arenas a partir desta quinta-feira, 18.

A sensação foi a mesma já descrita no evento teste da modalidade para os Jogos, que aconteceu em março. As arenas (Centro Aquático, Arena da Juventude e Estádio de Deodoro) foram entregues no início do ano e já haviam sido elogiadas. O presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno, o alemão Klaus Schormann, voltou a destacar a qualidade dos cavalos selecionados para o hipismo da modalidade. Os animais serão os mesmo usados há cinco meses.

Klaus também reforça o Centro Aquático como legado deixado pelos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. “Na verdade, a filosofia do Comitê Organizador Rio 2016 foi a criação de um novo legado aqui em Deodoro. Agora, existem instalações que irão beneficiar a comunidade local. Todos os envolvidos no Pentatlo Moderno podem se orgulhar de fazer parte desse novo legado”, ele enfatiza.

O alemão se lembra do momento em que Yane Marques, 32, foi porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos. "Para o nosso esporte, os Jogos Olímpicos começaram com um momento fantástico quando Yane carregou a bandeira do Brasil. Durante os próximos três dias podemos prometer ao Brasil e ao resto do mundo momentos ainda mais fantásticos e um show que eles nunca esquecerão", encerra Klaus.

Atletas fazem reconhecimento

Enquanto a UIPM atestou o bom trabalho feito pelo Comitê Organizador, os atletas que estiveram em Deodoro olharam minuciosamente cada detalhe das arenas do Pentatlo Moderno para Rio 2016 para somar pontos nas disputas.

O campeão mundial de 2015, o ucraniano Pavlo Tymoshchenko, 29, gostou do que viu e do que o espera. "Os Jogos Olímpicos são a maior competição na Terra e é bom estar aqui. Tudo está bonito. Vim para uma inspeção de curso e um treinamento de natação. Agora, é descansar e se preparar para a esgrima", ele já está de olho na prova que vai iniciar os eventos nesta quinta.

A egípcia Haydy Morsy, 16, mais nova dentre todos os pentatletas em Rio 2016 e medalhista de bronze no último Mundial Jovem, também está animada para o início das provas. “Também estou um pouco preocupada porque é minha primeira Olimpíada de alto nível. Estive nos Jogos Olímpicos da Juventude de 2014, mas agora é diferente. É uma sensação incrível estar aqui no Rio", conta a pentatleta.

O reconhecimento das instalações do Pentatlo Moderno para Rio 2016 também contou com o guatemalteco Charles Fernandez, 20, e os irmãos australianos Chloe, 24, e Max Esposito, 19.

RAIO-X DO PENTATLO MODERNO EM RIO 2016

AGENDA

18 de agosto (quinta): Esgrima tradicional feminina e masculina
19 de agosto (sexta): Final feminina (natação, esgrima bônus, hipismo e combinado)
20 de agosto (sábado): Final masculina (natação, esgrima bônus, hipismo e combinado)

ARENAS
Todas em Deodoro, na Zona Oeste da cidade

Arena da Juventude: Esgrima tradicional
Centro Aquático: Natação
Estádio de Deodoro: Esgrima bônus, hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida

ATLETAS
72 de 28 países

Brasileiros
Felipe Nascimento
Yane Marques

Medalhistas olímpicos
Lena Schoneborn, Alemanha (ouro em Pequim 2008)
Laura Asadauskaite, Lituânia (ouro em Londres 2012)
Samantha Murray, Inglaterra (prata em Londres 2012)
Yane Marques, Brasil (bronze em Londres 2012)
David Svoboda (ouro em Londres 2012)
Cao Zhrongrong, China (prata em Londres 2012)
Adam Marosi, Hungria (bronze em Londres 2012)

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro