Categoria teve apresentação bem sucedida no Mundial de Biatlo e Triatlo Moderno do ano passado e vai integrar o programa dos Jogos Asiáticos de Praia a partir deste ano
O já intenso calendário de competições do Pentatlo Moderno acaba de ganhar mais uma disputa oficial. Mas desta vez para um esporte que passou a integrar o programa de desenvolvimento da modalidade olímpica: o Triatlo Moderno. Assim como o Biatlo Moderno, que reúne natação e corrida, o Triatlo Moderno (natação, corrida e tiro) ganha força e passou a fazer parte das disputas dos Jogos Asiáticos de Praia, importante competição que chega a sua quarta edição em 2014 nas paradisíacas Ilhas Phuket, na Tailândia.
A proposta de inclusão do Triatlo Moderno como esporte oficial do Pentatlo Moderno foi apresentada pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no congresso da União Internacional que rege a modalidade, a UIPM, em 2012. Aprovada por maioria significativa na assembleia do esporte daquele ano, já teve uma bem sucedida apresentação menos de um ano depois, no Mundial de Biatlo e Triatlo Moderno de 2013, realizado no Chipre.
“A competição recebeu ao todo mais de 300 competidores de todo o mundo. Destes, cerca de 150 participaram do Triatlo Moderno, um número bem expressivo considerando a o fator de ineditismo da disputa”, destaca Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).
O modelo de sucesso do Triatlo Moderno que a CBPM sugeriu é para ser disputado na praia (ou em lagoas) e levou o nome provisório de Beach Triathlon of Pentathlon, o Be~~ToP. Ao contrário do Pentatlo Moderno, o Be~~ToP é disputado de forma contínua com os atletas completando quatro voltas no circuito de natação, tiro e corrida.
O percurso começa com um estande de tiro a laser – para o competidor acertar o alvo cinco vezes -, tem um trecho curto para acesso ao mar – onde o atleta nada 100m no formato de “U” invertido – e depois retorna à praia para o competidor correr 800m na areia até alcançar novamente o estande, iniciando-se mais uma volta, totalizando quatro ao todo.
“Depois do sucesso no Mundial do Chipre, a UIPM viu o potencial do Triatlo Moderno de atração de novos atletas e batalhou pela sua inclusão nos Jogos Asiáticos de Praia deste ano. Para a comunidade mundial de pentatletas esta é uma ótima notícia já que um dos novos esportes da modalidade já participará de um dos grandes torneios do calendário internacional”, comemora Helio.
No torneio da Tailândia, o Triatlo Moderno estará ao lado de outras 20 modalidades e terá disputas individuais (tanto feminina quanto masculina) e de revezamento misto.
“O formato que será apresentado por lá, o Be~~ToP , para ser montado em praias, cai como uma luva para o Brasil, tendo em vista a nossa experiência acumulada na organização de eventos esportivos em função do elevadíssimo número de competições de vôlei de praia e do próprio Triatlo olímpico (natação, corrida e ciclismo)”, observa Helio.
VEJA TAMBÉM
UIPM aprova proposta brasileira de nova modalidade
Confira o calendário do Pentatlo Moderno para 2014
Veja os destaques do Pentatlo brasileiro em 2013
Pentatlo altera regras da esgrima e de pontuação
Rua Candelária nº 9 salas 602 e 604 Centro - CEP 20091-904, Rio de Janeiro/RJ - Brasil - Tel.: (21) 2232-9036 / (21) 2242-1058
2023 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE PENTATLO MODERNO. Todos os direitos reservados