» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Temporal marca a final feminina do evento-teste

12/03/2016 05h45
CBPM


Temporal caiu em Deodoro, na Zona Oeste da Cidade, no fim da última prova; brasileira Yane Marques terminou em nono

O sábado de 12 de março começou com sol forte e bastante quente para as 36 finalistas do evento-teste do Pentatlo Moderno para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Com um cenário desses, era difícil imaginar que o tempo iria virar para as competidoras da grande decisão da segunda etapa da Copa do Mundo da modalidade, que está sendo disputada desde quinta, 10, em Deodoro, na Zona Oeste da Cidade. Mas foi exatamente isso que aconteceu. Depois de nuvens carregadas se posicionarem na região, o temporal caiu sob as finalistas quase no fim da última prova do dia, o evento-combinado de tiro a laser e corrida.

A mudança brusca não aconteceu somente na temperatura. A largada do combinado foi uma e a chegada outra, o que fez com que a brasileira Yane Marques, que havia começado em primeiro, seis segundos a frente da segunda pentatleta, encerrasse a disputa na nona colocação depois de somar 1.292 pontos. A italiana Claudia Cesarini, que largou em terceiro acabou em primeiro, assegurando o ouro com 1.346 pontos. O bronze da russa Donata Rimsaite veio depois de ela largar em sétimo e fechar com 1.315 pontos. Mas o maior salto foi dado pela alemã Lena Schoneborn, ouro em Pequim 2008 e atual campeã Mundial. Ela foi do nono ao segundo lugar, assegurando a prata no fim do dia (1.323).

"É um sonho, e eu não posso acreditar. Tive um mal-estar na qualificação e eu estava com medo e achei que não seria capaz de correr. Mas eu tive muito ajuda, principalmente de um fisioterapeuta brasileiro”, comemora a campeã da Copa do Mundo do Brasil.

Da esgrima ao combinado

A grande disputa das mulheres no evento-teste já havia começado nesta sexta, 11, quando todas elas encararam a esgrima tradicional na novíssima Arena da Juventude. Yane fez o oitavo melhor resultado na luta com a espada, vencendo 20 duelos e conquistando 226 pontos. A italiana que viria a ser a grande campeã, Claudia Cesarini, foi a melhor na prova, com 23 vitórias, juntamente com a francesa Elodie Clouvel, que acabou ficando em 10º no final.

O evento retomou no início da tarde deste sábado, 12, com a natação no recém-inaugurado Centro Aquático. Nos 200 metros estilo livre, Yane fez o sétimo tempo, 2min13s61, e com os 300 pontos somados, pulou para a segunda colocação geral, ficando atrás apenas de Elodie. Fazendo apenas o 30º tempo na água, 2min21s93, Cesarini foi para a terceira colocação geral após a piscina, de onde só saiu no combinado para levar o ouro da competição. A melhor na piscina foi a russa Gulnaz Gubaydullina, que terminou o dia apenas na 19ª colocação.

Na esgrima bônus – onde a última do ranking da esgrima tradicional duela com a penúltima, e a vencedora desse combate duela com a antepenúltima, e assim por diante -, que abriu as provas do Estádio de Deodoro neste sábado, Yane conseguiu somar três pontos com três vitórias seguidas. Até então, ela mantinha a segunda colocação

No hipismo, Yane montou o cavalo Harry Potter, o mesmo com o qual a alemã Annika Schleu se apresentou. Mas diferente da europeia, que perdeu pontos preciosos na equitação, fazendo somente a 26ª apresentação nos saltos com o cavalo, Yane fi muito bem com o Harry Potter. A brasileira derrubou apenas um obstáculo e teve o sexto melhor desempenho com 293 pontos somados.

No combinado, as trocas de posições surpreenderam, além de Yane, outras competidoras que começaram bem. A chinesa Qian Chen saiu da segunda posição na largada para a sétima no fim da prova; Yane começou a perder posições logo na primeira das quatro séries de cinco acertos no alvo intercaladas com 800 metros de corrida. Na primeira volta, a pernambucana errou dois disparos a laser e foi para a terceira colocação geral; na segunda e na terceira séries, ela cravou todos os cinco primeiros disparos que fez.

E aí veio a chuva, que já começava a cair fraca no início da prova. O que começou bem leve foi ganhando força a cada série que se passava no evento-combinado. A pressão foi tanta que a inglesa Kate French, que havia largado em 19º, abandonou a disputa no meio, não pontuando na prova. Na última série de tiros, Yane errou cinco disparos e perdeu ainda mais posições na corrida. No fim da prova, as pentatletas cruzaram a linha de chegada sob um verdadeiro temporal. A intensidade da chuva que caiu foi tão grande que adiou a cerimônia de premiação para este domingo, 13.

"Foi um dia emocionante, que infelizmente terminou com um temporal terrível, o que foi uma pena para as atletas. Elas deram o seu melhor durante todo o dia diante das que virão a ser as instalações dos Jogos Olímpicos. Posso dizer esse foi um evento-teste de sucesso, que teve as melhores atletas presentes”, destaca o presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno, o
Klaus Schormann.

A final entre os homens

Depois da grande decisão entre as mulheres, a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno segue com a final masculina neste domingo. Assim como as mulheres, os homens também passaram pela esgrima tradicional um dia antes das demais disputas, no caso deles, neste sábado. Na luta com a espada de até então, o chinês Gui Jianli foi o melhor com 22 vitórias e 232 pontos somados. O italiano Riccardo de Luca, o sul-coreano Jun Woongtae, o húngaro Robert Kasza, o egípcio Omar El Ezirye e o russo Maksim Kustov vêm logo depois com 21 vitórias e 226 pontos garantidos.

Além deles, a final masculina de amanhã também vai contar com o tcheco David Svoboda replica watches, ouro em Londres 2012, o húngaro Adam Marosi, bronze em Londres 2012, e os franceses Valentin Belaud e Valentin Prades, 3º e 9º do ranking mundial, respectivamente.

PROGRAMAÇÃO DA COPA DO MUNDO DO RIO

Domingo (13/03) – Final Masculina

12h30 – Natação – Centro Aquático
14h30 – Esgrima Bonus Round – Estádio de Deodoro
16h – Hipismo – Estádio de Deodoro
18h30 – Combinado – Estádio de Deodoro
19h10 – Cerimônia de Premiação – Estádio de Deodoro

Segunda-feira (14/03) – Revezamento misto

11h – Natação – Centro Aquático
12h15 – Esgrima Ranking Round – Arena da Juventude
14h30 – Esgrima Bonus Round – Estádio de Deodoro
16h – Hipismo – Estádio de Deodoro
18h30 – Combinado – Estádio de Deodoro
19h10 – Cerimônia de Premiação – Estádio de Deodoro


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro