» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Temporada terá evento-teste para Rio 2016

03/03/2016 11h50
CBPM


Em ano olímpico, competições do esporte serão concentradas no primeiro semestre; categoria também vai contar com provas regionais ao longo do ano

A temporada de competições de 2016 do Pentatlo Moderno já está a pleno vapor, mas muita coisa ainda está por vir. No ano dos Jogos Olímpicos Rio 2016, além do maior evento esportivo do mundo, em agosto, o Brasil também vai sediar, na próxima semana, a segunda etapa da Copa do Mundo da modalidade, que servirá de evento-teste do esporte para as Olimpíadas. Além dessas disputas, o calendário da modalidade ainda vai contar com torneios continentais, mundiais e provas nacionais e regionais para os pentatletas brasileiros.

O pontapé inicial da temporada foi dado com dois “abertos” de Pentatlo Moderno ainda em janeiro e início de fevereiro: o Budapeste Indoor, realizado de 21 a 24 de janeiro, na Hungria, e o Aberto da Espanha, nos dias 6 e 7 de fevereiro, em Barcelona. Em ano de decisão das últimas vagas olímpicas da modalidade, o Brasil não poderia ficar de fora desses eventos, inclusive garantindo um bronze na Espanha com o pernambucano Felipe Nascimento.

“Em um ano olímpico que vamos entrar num circuito de copas do mundo bem forte, colocar os atletas em ritmo de competição com provas de alto nível é fundamental. As provas em Budapeste e Barcelona cumpriram estes requisitos e foram utilizadas por países tradicionais no esporte como preparatórias e de ajustes finais. Além disso, ainda valeram valiosos pontos no ranking mundial”, destaca Michael Cunningham, técnico de Felipe e coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Pernambuco.

Mas o primeiro evento de nível mundial do Pentatlo Moderno em 2016 aconteceu na última semana, com a primeira etapa da Copa do Mundo, no Egito. A prova apresentou um altíssimo nível de competidores, com os principais nomes da modalidade presentes.

O cenário visto no Egito é o mesmo se espera ver na segunda etapa do torneio, que será realizada na próxima semana, de 10 a 14 de março, no Rio. O torneio servirá como evento-teste da modalidade para Rio 2016 e também terá grandes nomes do esporte, dentre eles todo o pódio de Londres 2012, incluindo a brasileira medalhista de bronze Yane Marques. São esperados cerca de 190 competidores de aproximadamente 40 países, que vão testar as novíssimas Arena da Juventude, Centro Aquático e Estádio de Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

“Todos que têm pretensões olímpicas com certeza terão interesse em competir nas mesmas instalações dos Jogos Olímpico. O pentatleta brasileiro terá a oportunidade de competir em casa e tentará se aproveitar ao máximo disso de forma positiva”, Michael fala da expectativa para a competição, enfatizando também os benefícios da prova como evento-teste para Rio 2016. “Para a força de trabalho local, será uma oportunidade para ajustar todos os detalhes e testar as instalações para que em agosto possamos apresentar o que existe de melhor em eventos esportivos no Brasil”, ele acrescenta.

Pan e Sul-Americano na Argentina

Depois da Copa do Mundo do Rio, o calendário do Pentatlo Moderno ainda vai circular por boa parte do mundo. Somente o torneio que começou no Egito ainda fará uma parada em Roma, na Itália, para a terceira etapa, e na Hungria para a quarta, as duas em abril. A grande final da Copa está marcada para o início de junho, nos Estados Unidos.

No nível continental, os brasileiros terão mais um desafio ainda neste mês, no Campeonato Pan e Sul-Americano, que vai acontecer em Buenos Aires, na Argentina. Para Fábio Corrêa, coordenador-técnico da CBPM no Rio, esta será uma das principais competições do ano para os brasileiros, fora as Olimpíadas.

“É uma prova que vai contar com os principais nomes do Pentatlo Moderno do continente. Lá, nossos atletas vão em busca de índices para se manter bem colocados internacionalmente”, Fábio destaca, lembrando que o país vai sediar uma importante competição mundial daqui a dois anos. “Os argentinos já sediaram várias provas do Pentatlo Moderno com bom nível de organização. Agora, eles estão se preparando para sediar as Olimpíadas da Juventude de 2018”, ele lembra.

Mundiais em três continentes

Para reforçar o caráter global do Pentatlo Moderno, a federação internacional da modalidade, a UIPM, escolheu as sedes dos três torneios mundiais da modalidade em diferentes continentes. O primeiro deles será o Campeonato Mundial Sênior, que será realizado em maio na Rússia. Depois, vem o Mundial Jovem, em julho, na Irlanda, e, por fim, e depois dos Jogos Rio 2016, o Mundial Júnior, em setembro, no Egito.

“Os critérios para a escolha das sedes envolvem muitos fatores, dentre eles políticos, técnicos e econômicos. O Egito é o país mais tradicional do Pentatlo Moderno na África e fortalecer e incentivar isso internamente e na região é fundamental para um maior desenvolvimento da modalidade no continente. O Mundial Júnior por lá é uma oportunidade das jovens revelações egípcias competirem em casa”, Michael avalia.

Para o coordenador-técnico da CBPM, a Rússia tem tradição na organização de bons eventos na modalidade, além de ser uma potência no esporte há anos. Por isso, para ele, o país euro-asiático se manter no calendário anual do esporte é esperado.

“Já a Irlanda é uma potência emergente no Pentatlo no âmbito mundial. Existe um trabalho sendo feito por lá de forma séria, sistematizada e contínua. A Irlanda recebendo um Mundial Jovem é um degrau a ser separado para a consolidação do país como um local forte na modalidade e também um teste para realizar eventos maiores em breve. Vejo de forma muito positiva”, Michael afirma.

Torneios regionais ampliam calendário nacional

O ano de 2016 promete muitas emoções aos pentatletas brasileiros e não é somente pelo grande evento da temporada: os Jogos Olímpicos Rio 2016. Pela primeira vez na história da modalidade no país, haverá torneios regionais em seis cidades ao longo do ano. São os biatlos modernos que vão percorrer o país para que mais atletas tenham contato com provas do Pentatlo.

O primeiro deles será em abril, em Recife; depois, em maio, é a vez de Santos receber a competição; em setembro, Curitiba e Cuiabá vão sediar as provas; em outubro, será a vez de Fortaleza; e em novembro, de Porto Alegre.

“O Biatlo Moderno é uma grande oportunidade para divulgar e potencializar o Pentatlo Moderno em regiões com bom material humano para a prática do esporte olímpico”, explica Deni Fonseca, vice-presidente da Federação Paulista de Pentatlo Moderno.

Deni é um dos responsáveis pela realização dos pioneiros Biatlo e Triatlo modernos de Praia, que aconteceram pela primeira vez no país no último ano. As provas em praia estão entre as principais incentivadas pela federação internacional.

Santos, inclusive, está iniciando um núcleo do PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira mantém no Rio de Janeiro, em Pernambuco e, agora em São Paulo, para a descoberta e formação de novos nomes da modalidade. Por isso mesmo, a cidade receberá neste ano o Biatlo Moderno tradicional e versão praia do Triatlo Moderno.

“Esperamos dobrar o número de participantes para em torno de 150 competidores. Também queremos incluir a modalidade laser-run (tiro e corrida), sucesso na Europa, para ir atrás de corredores e demonstrar o tiro a laser da modalidade. Futuramente, pretendemos transformar a prova em internacional, começando pela América do Sul para, depois, ampliarmos”, conta Deni.

CALENDÁRIO DA TEMPORADA DE 2016 DO PENTATLO MODERNO

Jogos Olímpicos Rio 2016: 18 a 20 de agosto, Rio de Janeiro (Brasil)

COPA DO MUNDO

1ª etapa: 23 a 27 de fevereiro, Egito (Cairo)
2ª etapa: 10 a 14 de março, Rio de Janeiro (Brasil)
3ª etapa: 30 de março a 3 de abril, Roma (Itália)
4ª etapa: 14 a 18 de abril, Kercskemét (Hungria)
Final: 6 a 9 de maio, Sarasota (EUA)

MUNDIAIS

Sênior: 22 a 29 de maio, Moscou (Rússia)
Jovem: 14 a 18 de julho, Limerick (Irlanda)
Júnior: 12 a 17 de setembro, Cairo (Egito)

OUTRAS COMPETIÇÕES

Budapeste Indoor: 21 a 24 de janeiro, Budapeste (Hungria)
Aberto da Espanha: 6 e 7 de fevereiro, Barcelona (Espanha)
Pan e Sul-Americano: 15 a 20 de março, Buenos Aires (Argentina)
Mundial Militar: 17 a 26 de setembro, Warendorf (Alemanha)
Campeão dos Campeões: 5 e 6 de novembro, Doha (Qatar)

TORNEIOS NACIONAIS

Biatlo Moderno de Recife: 16 de abril (Pernambuco)
Biatlo Moderno de Santos: 28 de maio (São Paulo)
Biatlo Moderno de Curitiba: 3 de setembro (Paraná)
Biatlo Moderno de Cuiabá: 12 de setembro (Mato Grosso)
Biatlo Moderno de Fortaleza: 1 de outubro (Ceará)
Biatlo Moderno de Porto Velho: 5 de novembro (Rondônia)
Triatlo Moderno de Praia: 3 de dezembro, Santos (São Paulo)

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro