» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Temporada de 2017 do começa pelos EUA

10/01/2017 14h47
CBPM


Torneios internacionais da modalidade olímpica no ano ainda vão passar pelo Egito, Polônia e até a República Tcheca

Falta pouco mais de um mês para o início da temporada de competições internacionais do Pentatlo Moderno em 2017. A partir do dia 22, pentatletas do mundo todo voltam a se encontrar nas arenas da modalidade, iniciando um novo ciclo olímpico. E o pontapé inicial rumo a Tóquio 2020 será dado em Los Angeles, cidade que sediou as Olimpíadas de 1984 e concorre para realizar os Jogos de 2024.

O início da temporada pelos Estados Unidos não é uma novidade! Há seis anos, desde 2011, o calendário internacional da modalidade que reúne esgrima, natação, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida) começa por lá. Os EUA já realizaram competições na Califórnia (duas vezes), Carolina do Norte (uma), Flórida (últimas duas vezes, sediando também a Final da Copa do Mundo em 2014), e agora inclui Los Angeles, de 22 a 26 de fevereiro.

“A tradição no esporte olímpico e na realização de eventos esportivos é um ponto forte para que os Estados Unidos inicie o calendário do esporte repetidamente há alguns anos”, resume Fábio Corrêa, coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio de Janeiro. “Agora vemos Los Angeles de uma forma muito animados, pois as provas devem ser realizadas em arenas dos Jogos de 84”.

Tradição no Pentatlo Moderno também é ponto forte para a Hungria. Com grandes nomes entre os melhores do mundo na modalidade, em 2017, o país volta a estar firme e forte no calendário de competições do esporte, sediando, inclusive, mais de um torneio. Este ano, a nação do centro europeu vai ser responsável pela terceira etapa da Copa do Mundo, em maio, e pelo Mundial Júnior, em agosto.

Tradição

Estrelinha carimbada também no calendário mundial do esporte tem se tornado o Egito! Desde 2014, o país africano é rota de pelo menos uma competição internacional do Pentatlo Moderno: em 2014 e 2015 realizou a segunda etapa da Copa do Mundo e em 2016 organizou a primeira etapa da Copa e o Mundial Júnior. Agora, em 2017, volta a sediar a segunda etapa da Copa, em Marc, e o Mundial Sênior, em setembro.

“Na Hungria e no Egito você vê tradição e disponibilidade financeira para realizar competições do Pentatlo Moderno. São países que conseguem atrair um bom público para os torneios que realiza”, aponta Fábio.

Além de Estados Unidos, Hungria e Egito, o circuito da Copa do Mundo do Pentatlo neste ano também passará pela Polônia (quarta etapa, em maio) e Lituânia (grande final, em junho).

Figurinha nova

Dentre tanta tradição em sediar eventos do Pentatlo Moderno anualmente, um país surge praticamente como estreante no circuito. Apesar de ter grandes nomes na modalidade, incluindo o campeão olímpico de Londres 2012, David Svoboda, a República Tcheca aparece como novata nesse cenário.

Conhecida por realizar torneios regionais, desde 2008 o país europeu não recebe um torneio mundial. Agora em 2017, será responsável por sediar o Mundial Jovem, em julho.

“Mesmo com grandes nomes no Pentatlo, vejo a República Tcheca sediando o Mundial Jovem como uma excelente oportunidade para divulgar ainda mais o esporte. Apenas lamento que países da América do Sul não tenham conseguido absorver essa demanda de torneios jovens”, Fábio destaca.

Santos, aí vamos nós!

O atual calendário internacional do Pentatlo Moderno também terá o Mundial Militar, em setembro na Polônia, e o Campeão dos Campeões, em novembro, tradicionalmente no Qatar. Alguns torneios regionais continuam com data e sede em abertos, como é o caso do Pan e do Sul-Americano.

Mas com data e local já definidos está a edição deste ano do Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez, o torneio será realizado em Santos, região que vem despontando no cenário nacional da modalidade.

Depois de passar, nos últimos anos, por Rio de Janeiro capital (2010 e 2011), Resende, na Região Sul Fluminense (2012, 2013, 2015 e 2016) e Recife, em Pernambuco (2014), o torneio chega com boas expectativas à cidade paulista.

“Tivemos ótimos resultados quando realizamos um Tetratlo Moderno por lá no ano passado. Depois disso, queremos prestigiar ainda mais a região e tentar incluir cada vez mais novas cidades no roteiro do Pentatlo Moderno nacional”, conta Fábio, que complementa. “Precisamos mostrar nosso esporte e atrair os jovens”.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro