» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Tcheco David Svoboda conquista o ouro em Londres

11/08/2012 21h19
CBPM


Pentatleta interrompe sequência da Rússia, que ganhou as últimas três edições dos Jogos. Chinês Zhongrong Cao fica com a prata e o húngaro Adam Marosi, o bronze

O Pentatlo Moderno estreou nos Jogos de Londres neste sábado, 11, com a prova masculina da modalidade. Na disputa que celebra os 100 anos do esporte no programa olímpico, o tcheco David Svoboda conquistou a medalha de ouro com 5.928 pontos. Por uma diferença de 24 pontos, o chinês Zhongrong Cao levou a prata (5.904). O húngaro Adam Marosi teve oito pontos a menos do que o atleta da China e ficou o bronze (5.836).

Svoboda interrompe uma sequência invejável da Rússia, que conquistou as três últimas edições do torneio. O pentatleta garantiu a segunda medalha da República Tcheca numa disputa do Pentatlo Moderno nos Jogos – a primeira foi o bronze de Libor Capalni em Atenas 2004. Foi a segunda Olimpíada do tcheco, que ficou em 29º em Pequim.

Vice-campeão Mundial de 2009, o pentatleta conta como conseguiu superar o chinês Zhongrong Cao no último evento do dia, o combinado de tiro e corrida. O modelo intercalado da prova está estreando em uma disputa olímpica da modalidade, juntamente com a arma a laser.

“Na corrida, estávamos juntos o tempo todo. No tiro, ele estava em um estande do meu lado. Eu fique concentrado durante todo o tempo nos disparos e funcionou. Iniciei a última série da corrida, 50 metros atrás dele e a partir daí eu me concentrei apenas no ouro”, diz Svoboda.

Na disputa deste sábado, no Copper Box (esgrima), no Parque Aquático (natação) e no Greenwich Park (hipismo e evento combinado de tiro e corrida), foram quebrados dois recordes olímpicos e um foi igualado. O novo campeão igualou a marca do bicampeão olímpico, o russo Andrei Moiseev, na esgrima com 26 vitórias em 35 duelos disputados. Na pontuação total, ele superou os 5.632 pontos que Moiseev conquistou em Pequim.

O segundo recorde quebrado foi na natação. O egípcio Amro El Geziry nadou os 200 metros livre em 1min55s70, se tornando o dono da melhor marca da prova nos Jogos.

No hipismo, os competidores presenciaram a queda do sul-coreano Hwang Woojin. Próximo a um obstáculo, o cavalo Shearwater Oscar empinou, levando o pentatleta ao chão. O atleta da Coreia do Sul se levantou para terminar a prova, mas derrubou quase todos os obstáculos, terminando a disputa em 34º com 4.908 pontos.

Além dele, o chinês Guan Wang também não foi bem na equitação. O pentatleta da China não completou a prova, ficando em último (36º) na colocação geral (1.904).

O russo Andrei Moiseev competiu em busca do tricampeonato olímpico, mas ficou longe do pódio na sétima colocação (5.736).

E neste domingo, ultimo dia dos Jogos Olímpicos de Londres, é a vez das mulheres encararem a disputa no Pentatlo Moderno. As provas delas vão acabar duas horas antes da Cerimônia de Encerramento do torneio e será a responsável por entregar as últimas medalhas da competição. A brasileira Yane Marques estará entre as 36 competidoras. 


Os horários das disputas do Pentatlo Moderno em Londres

Os 36 pentatletas da disputa feminina

SAIBA MAIS

Yane Marques entra na Vila Olímpica de Londres 2012
Pentatlo Moderno apresenta inovações em Londres 2012
Pentatlo Moderno faz 100 anos de Olimpíada em Londres 2012

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro