» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Sul-Americano define brasileiras para Guadalajara

03/06/2011 14h06
CBPM

Priscila Oliveira conquista no Rio título da competição e vai se juntar à Yane Marques para representar o Brasil no México, em outubro

Uma dupla conquista! É assim que a pentatleta Priscila Oliveira pode resumir sua participação no Campeonato Sul-Americano de Pentatlo Moderno de 2011, que começou nesta quinta-feira, 2 de junho, e vai até domingo, 5, no Complexo Esportivo de Deodoro, Zona Oeste do Rio de Janeiro. A pernambucana vai se juntar a sua conterrânea Yane Marques e representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro no México. A notícia veio com a medalha de ouro do bicampeonato conquistado nesta sexta-feira, 3 de junho, na competição da capital fluminense.

Assim como o maior nome do país no Pentatlo Moderno, Priscila faz parte do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife, o Salesiano/Powerade-PE, e integra, como sargento, a Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ). Até então, ela liderava a seletiva nacional da modalidade para Guadalajara, confirmando seu favoritismo.

Para garantir seu passaporte para os Jogos do México, a atleta teve que superar a amiga de treino, a paraibana Larissa Lelly, também do Salesiano/Powerade-PE e da CDE-RJ, e a carioca Mariana Laporte, revelada no PentaJovem, projeto que a CBPM mantém há pouco mais de dois anos na capital pernambucana e na Cidade Maravilhosa para formação de novos atletas na modalidade.

O Brasil tem o direito de enviar quatro representantes do Pentatlo Moderno para o Pan, dois no feminino e outros dois no masculino. Dentre as mulheres, Yane Marques já havia garantido a sua vaga após o primeiro lugar no Pan-Americano da categoria em novembro do ano passado, no Rio.

“Com a conquista da competição, a número seis no ranking mundial provou que não há nenhum adversário no plano continental. Por isso, a atleta passou a ter um programa especial desenvolvido pelo Comitê Olímpico Brasileiro, que a permite participar de todo o calendário mundial sem passar pelas seletivas que vão acabar lhe causando um desgaste desnecessário”, conta Celso Sasaqui, vice-presidente da CBPM.

Na competição desta sexta-feira, Priscila Oliveira começou liderando a esgrima e a natação. Larissa Lellys vinha sempre na sua cola em segundo. Na inusitada prova de hipismo que desclassificou a metade das competidoras por causa da falta de sintonia com os cavalos, Priscila e Larissa ficaram incrivelmente empadas com 3328 pontos.

No decisivo evento combinado de tiro e corrida, a pernambucana somou 1748 pontos contra 1612 da paraibana e garantiu sua vaga na competição do México.

A carioca Mariana Laporte que vinha lutando pelo terceiro lugar com a argentina Gabriela Raute, garantiu a medalha de bronze na disputa ao somar 4364 pontos contra 3416 da atleta do país vizinho.

Ao final do dia, Priscila garantia sua vaga para o Pan de Guadalaraja, a medalha de ouro no Sul-Americano e o Brasil conseguia dominar o pódio feminino da competição, já que Larissa ficou com a prata.

Quatro medalhas no peito

Além de Priscila, a carioca Mariana Laporte também saiu com várias conquistas para contar. Ao lado de Juliana Domingues (PentaJovem-RJ) e Amanda Turute (PentaJovem-RJ), a atleta também competia pelo Brasil na categoria júnior e foi medalha de ouro com a pontuação somada.

A Argentina Ayelen Zapata ficou com a medalha de prata (4156) e a carioca Juliana Domingues a de bronze (3320).

Como o Brasil ganhou a disputa por equipes tanto no feminino do sênior quanto do júnior, Laporte encerrou sua participação no Campeonato Sul-Americano de 2011 com quatro medalhas (três de ouro e uma de bronze).

E neste sábado, 4, é a vez de o país conhecer os atletas no masculino que vão para Guadalajara. Cinco nomes estão no páreo pelas duas vagas, que estão em completa indefinição: Daniel Santos (CDE-RJ), Wagner Romão (CDE-RJ), Luis Magno (CDE-RJ), Danilo Fagundes (PentaJovem-RJ) e William Muinhos (PentaJovem-RJ), campeão Jovem A nesta quinta-feira.

Ainda amanhã, paralelamente em Deodoro, vai haver a disputa na categoria júnior masculino.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro