» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Rio será capital continental do Pentatlo Moderno

17/05/2011 15h12
CBPM

Cidade vai reunir pentatletas de vários países para Campeonato Sul-Americano da modalidade

O Rio de Janeiro definitivamente está na rota dos grandes eventos esportivos mundiais. Após a cidade conquistar o direito de realizar as Olimpíadas de 2016, já entra no ritmo dos Jogos Mundiais Militares, que serão disputados em julho, e virou alvo de competições de diversas modalidades olímpicas. Prova disso é que a pouco mais de um mês dos ‘Jogos da Paz’, a capital fluminense recebe o Campeonato Sul-Americano de Pentatlo Moderno de 2011.

De 2 a 5 de junho, pentatletas do continente vão passar pelas provas de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida nas instalações do Complexo Esportivo de Deodoro, na Zona Oeste do Rio. Eles estarão divididos em três categorias: Sênior, Júnior e Jovem (A a E), todas com modalidades masculinas e femininas.

“As entidades internacionais que regulam o Pentatlo Moderno têm lembrado constantemente do Brasil para organizar competições do esporte. Por isso mesmo, nos últimos cinco anos, temos seguido uma estratégia de trazer pelo menos um torneio internacional para o Rio anualmente, com o apoio indispensável do Ministério do Esporte”, esclarece Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Em Deodoro, os brasileiros vão ter uma ‘dupla-disputa’ nos quatro dias de torneio. Além de competirem pelos primeiros lugares para adicionar preciosos pontos ao ranking mundial, vão brigar por uma das três vagas restantes do Brasil para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro.

O país vai enviar quatro pentatletas ao México, dois de cada sexo. Enquanto no masculino, a definição dos nomes ainda é incerta, dentre as mulheres, uma das vagas já foi preenchida pelo principal nome do esporte no país, Yane Marques.

A pernambucana faz parte do centro de treinamento da CBPM em Recife, o Salesiano/Powerade, e integra, como sargento, a Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ). A número seis no ranking mundial vai tentar o bicampeonato na cidade mexicana.

Jovens atletas são destaque

Mais de 50 atletas vão representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano de 2011. Dentre os competidores, a grande maioria é do PentaJovem, projeto social que a CBPM mantém há mais de dois anos em Recife (PE) e no Rio para a formação de novos pentatletas. Somente na capital fluminense, o PentaJovem atende a cerca de 50 jovens de 8 a 19 anos. O grupo carioca que vai participar do torneio vai se sentir mais do que em casa, já que treina ao longo de todo o ano nas arenas de Deodoro.

A competição continental vai ser mais uma disputa internacional que esta equipe já terá passagem. No ano passado, o Brasil enviou algumas de suas promessas no Pentatlo Moderno para os Jogos Olímpicos da Juventude de e para o Sul-Americano, que foi disputado em Quito, no Equador. Já neste ano, três pentajovens estiveram na primeira etapa da Copa do Mundo, realizada em fevereiro nos Estados Unidos.

“A participação destes atletas em torneios mundiais é uma grande surpresa e ficamos muito satisfeitos com os resultados alcançados em tão pouco tempo. Isso mostra que estamos no caminho certo. No ano passado, fomos ao pódio em todas as categorias do Sul-Americano. Neste ano, o objetivo é ganhar por equipe em todas elas”, ressalta Celso Sasaqui, vice-presidente da CBPM.

Fique de olho no calendário do Sul-Americano 2011

Quinta-feira (2 de junho)
Jovem (masculino e feminino)

Sexta-feira (3 de junho)
Final feminina júnior
Final feminina sênior
Relay misto jovem

Sábado (4 de junho)
Final masculina júnior
Final masculina sênior

Domingo (5 de junho)
Relay misto júnior e sênior

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro