» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Rio sediará etapa da Copa do Mundo em 2012

22/09/2011 22h01
CBPM

Cidade foi escolhida pela entidade que regula a modalidade internacionalmente

Mais um evento esportivo mundial vai entrar para o rol de competições organizadas pelo Rio de Janeiro. Nesta quarta-feira, dia 21, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) anunciou que a cidade foi escolhida para sediar a Segunda Etapa da Copa do Mundo de 2012. A competição será realizada de 15 a 18 de março, quatro meses antes dos Jogos Olímpicos de Londres e quatro dias depois da Primeira Etapa, que acontecerá do dia 8 a 11, em Charlotte, no estado norte-americano da Carolina do Norte.

"A decisão da UIPM em conferir ao Brasil a responsabilidade de organizar uma Etapa da Copa do Mundo em um ano olímpico é emblemática e motivo de comemoração. Trata-se de mais um reconhecimento explícito da inserção da Confederação Brasileira no cenário olímpico internacional, justamente no momento em que a CBPM completa 10 anos de fundação, sendo uma das mais jovens entre as filiadas à Federação Internacional", conta Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

O Rio vem entrando gradativamente no calendário mundial da modalidade. Esta será a segunda vez que a capital fluminense é colocada no circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. Em 2009, a cidade sedou a final da competição. Em junho passado, realizou o Campeonato Sul-Americano e em novembro de 2010 recebeu o Pan-Americano da categoria.

O anúncio de o Brasil ser sede da Segunda Etapa da Copa do Mundo de 2012 chega em um momento ímpar para o Pentatlo Moderno brasileiro. Além do aniversário de 10 anos de criação da CBPM, nosso principal nome, a pernambucana Yane Marques, está há mais de um ano entre as 10 melhores atletas do mundo, segundo ranking da UIPM. O PentaJovem, projeto que a Confederação mantém há mais de dois anos no Rio e em Recife para a formação de novos nomes na modalidade já se mostra consolidado, revelando grandes talentos nacionais.

"Esta capacitação técnica para organizar competições internacionais, que é alvo de elogio permanente entre os principais pentatletas estrangeiros que sempre celebram a oportunidade de competir no Brasil, foi construída ao longo dos últimos cinco anos em parceria com o Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico Brasileiro. Os atletas brasileiros terão elevadas substancialmente suas chances de participar das Olimpíadas de Londres com a oportunidade de competir em uma Copa do Mundo no Rio de Janeiro", acrescenta Helio.

Pelo calendário divulgado pela UIPM, após o Rio de Janeiro, a Copa do Mundo vai para Budapeste, na Hungria, onde realiza a Terceira Etapa, de 12 a 15 de abril. A quarta e última qualificação acontece quatro dias depois, de 19 a 22 de abril, em Rostov, na Rússia. A grande final está programada para acontecer em Chengdu, na China, nos dias 26 e 27 de maio.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro