» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Rio recebe Brasileiro com elite da modalidade

06/12/2017 06h07
CBPM


Neste sábado, 9, cerca de 80 competidores estão na capital fluminense para a principal competição nacional do esporte olímpico, dentre eles os líderes do ranking

Está tudo pronto para mais uma edição do Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno! A partir das 7h deste sábado, 9, cerca de 80 competidores vão se revezar nas arenas do Círculo Militar da Vila Militar (CMVM), em Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Após um dia inteiro de disputas, os novos medalhistas da principal competição nacional do esporte olímpico que reúne esgrima, natação, hipismo e laser-run (tiro a laser e corrida) serão revelados.

As provas vão acontecer em instalações próximas das arenas do Pentatlo Moderno nos Jogos Rio 2016. A piscina, aliás, é a mesma utilizada nas Olimpíadas do ano passado. Dentre os competidores que passarão por elas estão os líderes do ranking nacional, o carioca William Muinhos, 24, e a pernambucana Priscila Oliveira, 29.

“Gosto de competir ‘em casa’ e tenho ótimas lembranças do último Brasileiro que teve aqui no Rio, quando fui campeão”, William relembra do Brasileiro de Inverno de 2015, que aconteceu em Deodoro.

O pentatleta vai chegar à competição neste sábado comemorando o fato de não ter tido nenhuma lesão grave na temporada que está prestes a ser encerrada. E além do Brasileiro, em 2017, ele ainda tem o Sul-Americano que será disputado na semana que vem na Bolívia. A competição servirá como evento-teste dos Jogos Sul-Americanos Cochamba 2018.

“É sempre bom você subir ao pódio em Brasileiro, ainda mais no nível em que a competição está, cada vez mais forte, com os atletas mais jovens evoluindo. Para isso, pretendo fazer uma prova bem homogênea e que seja o suficiente para me tornar campeão”, espera o atleta que foi relevado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade.

Além do CMVM, que sediará a esgrima, a natação e o laser-run, a competição também tem o apoio da Primeira Divisão do Exército e do Regimento Andrade Neves, aonde acontecerá o hipismo.

Cochabamba 2018 é logo ali

Além de William, outros sete pentatletas que vão competir no Brasileiro deste sábado vão aproveitar a competição para um verdadeiro treino luxuoso para o Sul-Americano de Cochabamba, na próxima semana. É o caso de Isabela Abreu!

Quarta colocada no ranking nacional do Pentatlo Moderno, a curitibana de 22 anos vem em uma rápida crescente na modalidade. Em setembro passado, ela representou o país no Mundial Militar, na Polônia.

“Pude adquirir muita experiência competindo com atletas de vários países”, ela relembra a disputa na Europa. “No Rio, acredito que todos os atletas vão dar o melhor de si, tornando as disputas bastante acirradas. Por isso, a expectativa é de estar em uma competição bem organizada e que as condições climáticas sejam favoráveis”, Isabela projeta.

De volta à Deodoro

De um lado, Isabela Abreu ocupa o quarto lugar no ranking nacional do Pentatlo Moderno entre as mulheres; já entre os homens, o dono da quarta colocação é Felipe Nascimento. Atual campeão dos Jogos Sul-Americanos, o pernambucano de 25 anos tem o título do Brasileiro de Verão e de Inverno de 2014 em seu currículo, além de outras inúmeras medalhas.

De volta à Deodoro depois de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o pentatleta revelado na versão pernambucana do PentaJovem reduziu o ritmo de treinamentos na atual temporada para se dividir também com o sexto período do curso de Educação Física da Universidade de Pernambuco.

“Já conheço bem o local das provas e a piscina de lá está muito boa para competir”, Felipe relembra as braçadas que deu para ficar em 13º dentre os 36 atletas olímpicos do Pentatlo Moderno do ano passado. “Agora irei sentir como estou fisicamente e ajustar o que for preciso”, ele espera.

São Paulo presente

Dos estados que estarão representados no Brasileiro deste sábado, São Paulo é o que tem a maior delegação depois dos nomes locais. Enquanto cerca de 40 competidores são atletas que treinam no Rio de Janeiro, em torno de 15 se aperfeiçoam em instalações paulistas. Que o diga Enrico Ortolani!

O paulista de 34 anos é um dos mais experientes do torneio e faz de tudo para manter o ritmo em plantões de 24h seguidas como fiscal agropecuário no Aeroporto de Campinas e os treinos do Pentatlo Moderno. Em 2017, Enrico teve que alterar seu treinamento por causa da mudança de horário de seu trabalho.

“Tive que fazer um treino muito tático e focado principalmente em modalidades que mais pontuam e em outras que tenho mais dificuldade, que seriam a esgrima e a corrida”, Enrico detalha sua preparação para o Brasileiro. “As outras modalidades tiveram que ser pouco menos treinadas para que eu pudesse dar prioridade principalmente a essas”, ele reforça.

Guarda Municipal e homenagem também presentes

Quem estiver em Deodoro para acompanhar as disputas do Brasileiro também poderá aproveitar outros dois eventos paralelos às provas que valem medalhas. É que por causa de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) e a Guarda Municipal do Rio de Janeiro, cerca de 30 agentes da Prefeitura do Rio vão participar de uma disputa de laser-run.

“Daremos mais um passo para a consolidação de uma parceria com a Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro. Reservamos um espaço na programação esportiva para realizarmos uma competição de laser-run com os agentes da Prefeitura. Com isso, esperamos incrementar a participação dos guardas e de seus familiares em provas do Pentatlo Moderno em 2018, pois estamos planejando realizar um circuito com quatro competições em locais especiais da cidade”, conta Helio Meirelles, presidente da CBPM.

E para fechar o dia de disputas nada melhor do que premiar aqueles que suaram a camisa ao longo de todo o sábado. Mas mesmo antes de competir, uma atleta já está garantida na cerimônia de premiação. É que a CBPM vai homenagear a pentatleta Stephany Saraiva pelos prêmios internacionais de Fair Play que ela recebeu em 2017.

No mês passado, a carioca de 22 anos e sexta no ranking nacional esteve em Bruxelas, na Bélgica para receber do Comitê Internacional para o Fair Play o Diploma de Ato de Fair Play do ano por causa de uma postura de jogo limpo durante o Campeonato Pan-Americano da modalidade em 2016. Duas semanas depois, sua bela postura no ano passado foi novamente lembrada no congresso anual da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), na Geórgia, quando a entidade a premiou com o título de Fair Play anual da modalidade.

BRASILEIRO DE PENTATLO MODERNO DE 2017

Data: 9 de dezembro (sábado), a partir das 7h
Locais: Clube Militar da Vila Militar (CMVM) e Regimento Andrade Neves, à Estrada São Pedro de Alcântara, 2020, Magalhães Bastos
Entrada franca

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro