» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Revezamento misto encerra o Mundial Jovem

12/08/2013 12h00
CBPM


Evento aconteceu nesta segunda, 12, e reuniu 26 pentatletas na China; dupla brasileira ficou em 11º

O Campeonato Mundial Jovem A de Pentatlo Moderno chegou ao fim nesta segunda-feira, 12, em Wuhan, na China. Após quatro dias de disputas, o torneio chegou ao seu quinto e último dia com o revezamento misto. O evento reuniu 26 pentatletas de 13 países divididos em duplas. O Brasil foi representado por Brenna Lima e Yan Freitas e ficou em 11º com 3.884 pontos.

Todas as quatro provas da disputa (esgrima, natação e evento combinado de tiro a laser e corrida) foram realizadas no Wuhan Sports Center, assim como nos dias anteriores. O torneio, que é voltado para pentatletas de 17 e 18 anos, não tem a prova de hipismo.

Brenna eYan foram reveladas no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em São Paulo para a formação de novos nomes na modalidade. Por causa dos bons resultados conquistados recentemente, Brenna faz parte do Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

O pódio do revezamento misto desta segunda foi encabeçado pelos russos Sofia Serkina, bronze na disputa individual feminina, e Alexander Lifanov (6º), que somaram 4.696 pontos. A prata ficou com os alemães Alexandra Bettinelli (20ª) e Christian Zillekens, ouro entre os homens (4.656), e o bronze com os húngaros Anna Zs. Toth (11ª) e Krisztian Strobl, 4º (4.556).

Na disputa, os brasileiros começaram o dia na 8ª colocação após vencer 22 duelos com a espada e somar 760 pontos na esgrima. Foram para o 10º lugar depois do 9º tempo na natação, 2min06s07 (1.288), e chegaram ao 11º após terminarem o evento combinado de tiro a laser e corrida na 12ª marca, 14min01s98 (1.836).

China lidera quadro de medalhas

Com a edição do Mundial Jovem deste ano, Wuhan sediou pela primeira vez uma competição internacional de Pentatlo Moderno. A China já é figurinha carimbada no calendário mundial da modalidade, mas a cidade da província de Hubei, a 1.100 km da capital Pequim, até então não era. Nos cinco dias de eventos, o torneio reuniu 116 pentatletas de 24 países, incluindo a anfitriã.

O Brasil foi representado por Bianca Cavalcanti, Brenna Lima, Stephany Saraiva no feminino; e Caio Silva, Gabriel Sasaqui e Yan Freitas, no masculino. O melhor desempenho para o país foi o excelente 15º lugar de Yan na disputa individual masculina. Entre as mulheres, Brenna se destacou na 36ª colocação do evento individual feminino.

O Mundial Jovem da China distribuiu 21 medalhas em sete eventos. Todos os países medalhistas da competição são potência no Pentatlo Moderno, salvo o México que surpreendeu com o bronze conquistado na disputa por equipe entre os homens.

Em casa, a China encabeçou o quadro geral de medalhas com dois ouros e duas pratas. Logo após vem Alemanha com um ouro e duas pratas e Lituânia com um ouro, uma prata e um bronze. Além de China, Alemanha, Lituânia e México, que ficou em 9º, lista ainda inclui Rússia (4º), Hungria (5º), Coreia do Sul (6º), Inglaterra (7º) e Bielorrússia (8º).

Com o fim do Mundial Jovem, o próximo desafio do Pentatlo Moderno brasileiro é o Campeonato Mundial Sênior, que será disputado de 21 a 27 de agosto, em Taiwan.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro