» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Priscila e Yane chegam à Rússia para Final da Copa

28/05/2013 12h00
CBPM


Brasileiras enfrentam suas disputas no primeiro dia da competição, na sexta, 31; elas se classificaram para a grande decisão do torneio no Top 15 das 36 finalistas

As duas brasileiras que vão representar o Brasil na Final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno chegam nesta terça-feira, 28, na Rússia, país sede da competição. Priscila Oliveira e Yane Marques viajam em direção a Níjni Novgorod, cidade que vai realizar as disputas, localizada no extremo oeste da Rússia, a cerca de 450 km da capital Moscou. As duas se garantiram no seleto grupo das 36 finalistas da Copa do Mundo em ótimas colocações no ranking do torneio. Priscila foi a 14ª e Yane a 15ª após as quatro etapas realizadas.

Elas encaram a disputa feminina, passando pela esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida, já na estreia da competição, na sexta, 31. No sábado, 1º de junho, é a vez dos homens encararam as provas e no domingo, 2, do revezamento misto. O Brasil não terá representantes nestas duas últimas disputas.

“Somos 36. Independente da classificação que você entra na prova, todas estão em condições iguais. No dia da disputa é tudo zerado. Este é um ano onde os olímpicos aproveitam para aliviar a temporada. Fiz isso. Então, assim como o Mundial Militar e o Mundial civil, a Final é importante e um dos objetivos para 2013”, destaca Yane.

Esta será a quinta Final de Copa do Mundo da primeira medalhista olímpica latino-americana do Pentatlo Moderno, feito que Yane conquistou graças ao bronze nos Jogos de Londres, em agosto passado. Na última Final do torneio, ela ficou com o terceiro lugar. Seu melhor resultado foi em 2009, no Rio de Janeiro, quando foi prata. Em 2008 (Portugal) ela foi a 17ª e em 2011 (Inglaterra) a 16ª.

Já Priscila vai para a sua segunda Final de Copa do Mundo. Ela também competiu ao lado de Yane na edição carioca do torneio em 2009, quando ficou em 24º.

“Estou muito feliz por poder estar competindo nessa Final. Em 2009, participei da competição pela vaga garantida ao Brasil por sediar a prova. Desta vez é diferente. Conquistei essa vaga de outra maneira”, compara Priscila.

Das quatro etapas do circuito da Copa do Mundo deste ano, Priscila esteve presente em três: em fevereiro nos Estados Unidos, quando ficou em 28º, em março no Brasil (11º) e em abril na China (19º). Já Yane competiu nos EUA, onde conquistou o bronze, e no Brasil (13º). Nenhuma delas disputou a quarta etapa, no início do mês, na Hungria.

Enquanto Yane elege a etapa norte-americana como a sua mais importante neste ano, dizendo que “o resultado mostra”, Priscila vê seu melhor desempenho na qualificação brasileira. Ela também destaca a evolução que teve no circuito.

“Tive mais regularidade, com um melhor resultado final e uma maior pontuação que me deu mais condições de estar entre as finalistas na Final da Copa do Mundo”, enfatiza Priscila, reforçando as palavras da colega Yane de que todas as finalistas chegam à Rússia com condições iguais de subirem no pódio. “Todas sabemos que os resultados variam muito. Estou muito feliz por ver que estou evoluindo e conquistando espaço nessas provas de alto nível. Sinto-me preparada para fazer um ótimo resultado”, acrescenta.

Priscila e Yane fazem parte do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife e são Terceiro Sargento pela Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ). Por causa dos ótimos desempenhos que vêm apresentando nos últimos anos, recebem o benefício do Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.

Ucrânia lidera quadro de medalhas

Durante as quatro etapas da Copa do Mundo de 2013, a Ucrânia reforçou seu domínio no Pentatlo Moderno mundial. O país subiu no pódio do torneio pelo menos uma vez a cada qualificação, liderando o quadro geral de medalhas com folga. Os pentatletas do país do leste europeu conquistaram quatro ouros, três pratas e um bronze, totalizando oito medalhas.

Na China, a Ucrânia foi ouro tanto na disputa individual feminina, com Ganna Buriak, quanto na individual masculina, com Pavlo Tymoschenko (prata na Final da Copa em 2009). Na etapa seguinte, na Hungria, o país fez dobradinha entre as mulheres, com Buriak novamente subindo no lugar mais alto do pódio e Victoria Tereshuk (bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim e campeã Mundial de 2011) levando a prata.

O segundo lugar do quadro de medalhas das etapas da Copa deste ano é assegurado pela Hungria. O país ganhou três ouros, duas pratas e um bronze, somando seis medalhas no total. Só não subiu no pódio na qualificação chinesa do torneio, garantindo um lugarzinho dentre os campeões em duas disputas de cada etapa.

O destaque dos húngaros é o medalhista de bronze de Londres, Adam Marosi, atual número 1 do mundo. Nas etapas da Copa do Mundo de 2013, o pentatleta conquistou quatro medalhas: os ouros, individual na qualificação brasileira e no revezamento misto da norte-americana (ao lado de Leila Gyenesei), e as pratas individual nos Estados Unidos e na Hungria.

Em terceiro no quadro de medalhas da Copa está outra grande potência no Pentatlo Moderno mundial, a Rússia. O país conquistou dois ouros nas quatro etapas. O primeiro com Alexander Lesun (atual campeão Mundial) na disputa individual nos Estados Unidos e o segundo no revezamento misto no Brasil, com Lesun e Ekaterina Khuraskina.

Inglaterra ficou com o quarto lugar do quadro de medalhas da Copa. Posição alcançada graças ao ouro de James Coke (campeão Mundial Júnior de 2011) na etapa húngara e aos bronzes de Mairhi Spence (atual campeã Mundial) na Hungria e de Joseph Evans nos Estados Unidos.

Além destes medalhistas da Copa deste ano, a Final da Rússia vai contar com outros grandes destaques do Pentatlo Moderno mundial. No feminino, também estarão presentes as atuais campeã e vice-campeã olímpicas, a lituana Laura Asadauskaite e a inglesa Samantha Murray, respectivamente; a medalhista de prata em Atenas 2004, a letã Elena Rublevska; a campeã da etapa brasileira da Copa e quarta nos Jogos de Londres, a norte-americana Margaux Isaksen; a bicampeã da Final da Copa do Mundo (2008 e 2009), a russa Donata Rimsaite; e a campeã dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011, a ucraniana Iryna Khokhlova.

Dentre as campeãs da última Final da Copa do Mundo, apenas a inglesa Heather Fell (prata) não estará presente neste ano, já que Asadauskaite (ouro) e Yane Marques (bronze) vão competir.

Já entre os homens, o coro dos outros destaques é engrossado pelo tcheco David Svoboda, campeão de Londres 2012; pelo letão Deniss Cerkovskis (prata na segunda etapa); pelo sul-coreano Woo Jin Lee (prata na terceira); pelos franceses Valentin Prades (bronze na segunda) e Jean Maxence Berrou (bronze na quarta); pelos russos Ilia Frolov (campeão da última Final da Copa do Mundo e bicampeão Mundial (2008 e 2011)) e Serguei Karyakin (campeão Mundial de 2010); pelo lituano Justinas Kinderis (bronze no Mundial de 2010); e pelo ucraniano Dmytro Kirpulyanskyy (bronze no Mundial de 2009).

Do pódio da Final da Copa do ano passado, apenas o campeão, Ilia Frolov, estará presente. O medalhista de prata, o sul-coreano Woojin Hwang, e o de bronze, o chinês Zhongrong Cao (prata em Londres 2012) estão fora da competição.

Calendário da Final da Copa do Mundo: Níjni Novgorod (Rússia)

31 de maio (sexta) – Disputa Feminina
1º de junho (sábado) – Disputa Masculina
2 de junho (domingo) – Revezamento misto

Circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2013

1ª Etapa: Palm Springs (EUA) – 20 a 24 de fevereiro
2ª Etapa: Rio de Janeiro (Brasil) – 20 a 24 de março
3ª Etapa: Chengdu (China) – 17 a 21 de abril
4ª Etapa: Budapeste (Hungria) – 9 a 13 de maio
Final: Níjni Novgorod (Rússia) – 31 d maio e 1º e 2 de junho

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro