» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Pentatlo Moderno vai ao Parque Olímpico da Barra

11/05/2018 17h21
CBPM


Esporte olímpico terá torneio de Tetratlo Moderno, uma das categorias da modalidade, no próximo dia 19

O Pentatlo Moderno vai desembarcar no Parque Olímpico da Barra, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no próximo dia 19 de maio. É que na ocasião, a Confederação Brasileira da modalidade olímpica (CBPM) irá organizar a primeira edição da Copa Parque Olímpico de Tetratlo Moderno no coração dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O Tetratlo é um dos formatos do Pentatlo reconhecidos pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM). Como o próprio nome já sugere, a categoria reúne quatro das cinco provas da modalidade: natação, esgrima e laser-run (tiro a laser e corrida), sem o hipismo. A natação será disputada no Parque Aquático Maria Lenk, a esgrima na Arena Carioca 3 e o laser-run na área externa da Arena.

“O evento surgiu principalmente da ideia de proporcionarmos aos atletas praticantes do Pentatlo Moderno a oportunidade de competir nas arenas do Parque Olímpico da Barra, considerando que a vivência esportiva deles está concentrada no Parque Olímpico de Deodoro”, destaca Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno.

O centro de treinamento da modalidade na capital fluminense fica em Deodoro, na Zona Oeste, em áreas bem próximas das arenas usadas pelo esporte em Rio 2016. A piscina, inclusive, é a mesma, herdada desde os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e que também foi usada nos Jogos da capital fluminense.

“Recebemos total apoio do COB, que administra o Maria Lenk, e da Subsecretaria do Legado Olímpico da Prefeitura, responsável pelos eventos na Arena 3”, conta Helio. “No caso da prova de natação, a única alternativa no Parque da Barra era o Maria Lenk. Para o local das outras três provas avaliamos a Arena que acenava com disponibilidade nas datas pretendidas pela CBPM e cuja parceria não representasse um esforço financeiro elevado por parte da Confederação”, completa.

Mais de 100 atletas

O evento do dia 19 terá uma quantidade de pentatletas similar às disputas do Campeonato Brasileiro da modalidade. São esperados cerca de 130 competidores de regiões onde o Pentatlo Moderno é difundido no país: Curitiba (PR), Recife (PE), Rio de Janeiro, capital e Resende, e São Paulo. Haverá disputas em todas as categorias do esporte: Jovem, Júnior e Sênior.

A Confederação já cogita fazer do evento uma das provas anuais da modalidade no país, o que será estudado após a realização desta edição. A entidade destaca um aprendizado, vivido na organização com o Comitê Olímpico do Brasil, para a obtenção de certidões no juizado de menores porque decidiu ampliar a competição para crianças.

“Estamos preparando uma oportunidade diferenciada para os atletas que praticam o Pentatlo Moderno. Esperamos que toda a competição ocorra dentro do planejado e que todos os participantes consigam melhorar as suas marcas pessoais”, reforça Helio.

O presidente da CBPM conta que as facilidades na organização de um evento de tamanho porte estão na expertise da equipe da Confederação em planejar torneios de renome internacional.

“Lembro também que é uma oportunidade para os atletas conseguirem alcançar os índices de desempenho estabelecidos pela diretoria técnica da Confederação, pois esses resultados positivos são fundamentais para representar o Brasil em competições internacionais”, finaliza o presidente da CBPM.

COPA PARQUE OLÍMPICO DE TETRATLO MODERNO

DATA: 19 de maio (sábado), a partir das 8h
LOCAL: Parque Aquático Maria Lenk e Arena Carioa 3, Avenida Embaixador Abelardo Bueno

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro