» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Pentatlo Moderno inicia disputas em Rio 2016

18/08/2016 13h54
CBPM


Modalidade dá o pontapé inicial nos Jogos pela esgrima entre as mulheres nesta quinta-feira, 18; Yane Marques ficou em 21º dentre as 36 competidoras

O Pentatlo Moderno iniciou suas disputas nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O pontapé inicial da modalidade no torneio foi dado nesta quinta-feira, 18, de manhã, com a disputa da esgrima entre as mulheres. Na Arena da Juventude, em Deodoro, na Zona Oeste da cidade, as 36 competidoras se enfrentaram em duelos com a espada, dentre elas a brasileira Yane Marques, 32.

Ao final da prova, a porta-bandeira do Brasil na cerimônia de abertura da Olimpíada ficou em 21º somando 196 pontos. A medalhista de bronze em Londres 2012 venceu 16 das 35 lutas disputadas, perdendo 19.

A prova foi vencida pela polonesa Oktawia Nowacka, 25, atual campeã Mundial Militar, que somou 262 pontos após 27 vitórias e apenas oito derrotas. A medalhista de ouro de Pequim 2009, a alemã Lena Schoneborn, vem logo em seguida com 24 lutas ganhas e 244 pontos conquistados. O terceiro lugar está com a canadense Melanie McCann, 26, que está com 238 pontos (23 vitórias e 12 derrotas).

A competição para Yane e as demais competidoras continuam nesta sexta-feira, 19, com a natação no Centro Aquático e a esgrima bônus, o hipismo e o evento combinado de tiro a laser e corrida no Estádio de Deodoro.

Depois das mulheres passarem pela esgrima, chega a vez de os homens encararem entre eles a luta pela espada na tarde desta quinta. Dentre os 36 competidores está o brasileiro Felipe Nascimento, 23.

Os dois brasileiros que representam no Brasil na disputa do Pentatlo Moderno em Rio 2016 recebem o benefício da Bolsa Atleta, Yane inclusive na modalidade Bolsa Pódio. Eles também fazem parte da Bolsa Atleta do Governo do Estado de Pernambuco. Os dois ainda estão em programas de Alto Rendimento das Forças Armadas brasileiras; Yane como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE) e Felipe como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA). Yane ainda integra a equipe de ponta do Time Brasil.

RAIO-X DO PENTATLO MODERNO EM RIO 2016

AGENDA

18 de agosto (quinta): Esgrima tradicional feminina e masculina
19 de agosto (sexta): Final feminina (natação, esgrima bônus, hipismo e combinado)
20 de agosto (sábado): Final masculina (natação, esgrima bônus, hipismo e combinado)

ARENAS
Todas em Deodoro, na Zona Oeste da cidade

Arena da Juventude: Esgrima tradicional
Centro Aquático: Natação
Estádio de Deodoro: Esgrima bônus, hipismo e evento combinado de tiro a laser e corrida

ATLETAS
72 de 28 países

Brasileiros
Felipe Nascimento
Yane Marques

Medalhistas olímpicos
Lena Schoneborn, Alemanha (ouro em Pequim 2008)
Laura Asadauskaite, Lituânia (ouro em Londres 2012)
Samantha Murray, Inglaterra (prata em Londres 2012)
Yane Marques, Brasil (bronze em Londres 2012)
David Svoboda (ouro em Londres 2012)
Cao Zhrongrong, China (prata em Londres 2012)
Adam Marosi, Hungria (bronze em Londres 2012)

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro