» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Pentatlo Moderno apoia o Programa Esporte Seguro, do COB

Projeto quer fomentar cultura de boas práticas no esporte através do envolvimento de organizações da comunidade esportiva do país

13/02/2022 14h08
Odenir Fonseca

A diretoria e atletas do Pentatlo Moderno estão atentos e entrosados com o início do Programa Esporte Seguro para Organizações, do Comitê Olímpico do Brasil (COB), voltado para instituições esportivas. COB já disponibilizou orientações sobre como implementar o programa dentro das organizações e também conteúdo para compartilhamento, com o objetivo de facilitar a organização dos materiais que podem ser utilizados pelas confederações.

O projeto, que é uma ampliação do Programa Esporte Seguro, tem o objetivo fomentar uma cultura de boas práticas no esporte por meio do envolvimento de organizações da comunidade esportiva nacional. Uma das propostas é promover a discussão de temas sobre assédio, abuso, racismo, ética, entre outros.

Através do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), área de Educação da entidade, a iniciativa visa envolver toda a comunidade esportiva nacional e disseminar informações para contribuir com uma cultura de prevenção, reconhecimento, enfrentamento e adoção de boas práticas no ambiente esportivo.

A ideia é incentivar e envolver todos os agentes do esporte brasileiro e disponibilizar às organizações esportivas, documentos, cursos, campanhas educativas, folders e informações diversas sobre os assuntos relativos ao programa.

Para o diretor técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), Gilberto Marques de Souza, o programa é fundamental para a conscientização e mudança de comportamento de todos no mundo dos esportes.

“A Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno vê com muito bons olhos esta excelente iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil em ampliar o Programa Esporte Seguro. De fato, as questões éticas devem estar presentes a todo momento na vida da comunidade esportiva. Nunca é demais abrir mais espaço para cuidar de um tema tão importante e delicado. É essencial que fique na cabeça de todos que a vitória, deve ser conquistada, superando muitos desafios, todavia sem o uso de condutas antiéticas, que ela a qualquer preço, não é mérito, mas uma vergonha”, afirma ele.

O COB incentivará campanhas educativas nas organizações sobre os temas do Esporte Seguro e dará subsídio e orientações às organizações para implementar ações efetivas de segurança no esporte, provendo informação, conhecimento e incentivando a criação de canais de denúncia, a disseminação da informação, a realização de treinamentos, entre outros.

William Muinhos, da Comissão de Atletas do Pentatlo Moderno, também considera o programa essencial.

“É importante que atletas, desde a base dos esportes, tenham contato e conhecimento com iniciativas como essa. A luta contra qualquer tipo de preconceito tem de ser diária e de todos. Informar e conscientizar dos mais jovens até os mais experientes devem ser um compromisso levado a sério e o COB está acertando muito nessa iniciativa”, enfatiza ele.

Para ter acesso aos materiais, as entidades devem acessar o link a seguir: https://drive.google.com/drive/folders/15Ismt6UVRIo7lzV7jyY2Up51l9t0OABY?usp=sharing–


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro