» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Pentatlo altera regras da esgrima e de pontuação

09/12/2013 01h55
CBPM

Novas mudanças vêm aí para o Pentatlo Moderno! De olho nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e de 2020, em Tóquio, no Japão, o 65º Congresso Anual da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) aprovou algumas alterações nas regras da modalidade. A reunião aconteceu em Limassol, no Chipre, e reuniu cerca de 50 delegações do Pentatlo Moderno espalhadas pelo mundo, incluindo a do Brasil.

Diversos assuntos para tornar a modalidade ainda mais dinâmica para o público e a mídia entraram na pauta de discussões do Congresso. A mais impactante diz respeito ao novo modelo de disputa da esgrima, aprovado para ser implementado como fase de testes na temporada de 2014. Nele, os duelos com a espada passarão a ser realizados através do “Sistema de Escada”.

Atualmente, na esgrima do Pentatlo Moderno, todos os competidores se enfrentam e o número final de vitórias de cada um equivale a uma pontuação geral na prova.

“Com a nova regra, a disputa será dividida em duas etapas com as lutas de todos contra todos acontecendo um dia e o novo ‘Sistema de Escada’ no dia seguinte, juntamente com os demais eventos” explica Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), que complementa. “Agora, depois de feito uma classificação a partir da disputa anterior, o último colocado na relação, ou seja, aquele que menos pontuou antes, vai lutar contra o penúltimo, o segundo menos vitorioso até então. O vencedor deste duelo enfrenta o pentatleta mais próximo dele na classificação e assim por diante até chegar ao primeiro colocado. O nome Sistema de Escada se refere a degraus, onde os pentatletas vão subindo na classificação a partir de cada vitória na esgrima”.

A forma de pontuação desse novo formato da esgrima ainda será definida pela UIPM. Neste ano, o modelo chegou a ser testado no torneio Campeão dos Campeões, no fim de outubro, no Qatar, e na seletiva americana do Pentatlo Moderno para os Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014, no início do mês, no México.

“O objetivo principal desse novo modelo é reduzir o tempo de um evento do Pentatlo Moderno, que hoje chega a durar mais de nove horas. A expectativa é de que no dia das provas, com o ‘Sistema de Escada’, as disputas não passem de cinco horas”, acrescenta Helio.

Calendário de 2014 é definido

Outra importante mudança da modalidade aprovada no Congresso realizado no Chipre diz respeito à pontuação das provas. Para facilitar o acompanhamento do público e da imprensa ao longo de todos os eventos do Pentatlo Moderno, foi decidido que a pontuação conquistada e as penalidades de todas as disputas serão divididas por quatro em relação ao modelo atual.

No hipismo, por exemplo, hoje o pentatleta começa sua apresentação com 1.200 pontos e cada falta cometida equivale a uma perda de 60. A partir de agora, o competidor vai iniciar a equitação com 300 pontos e cada penalidade vai acarretar a diminuição de 15 pontos de sua performance. Isso também vai acontecer com a pontuação das outras provas: a esgrima, a natação e o evento combinado de tiro a laser e corrida.

“Isso é para facilitar a visualização do início do último evento, o combinado, quando a diferença entre os pontos dos pentatletas próximos na classificação geral é dividida em quatro e transformada em segundos. É a conhecida largada tipo handicap. No novo modelo, a diferença de pontuação já não precisará mais ser dividida por quatro e será automaticamente transformada em segundos para definir o instante em que cada pentatleta larga em relação ao outro”, conta Helio.

A reunião da comunidade internacional do Pentatlo Moderno no Chipre também definiu o calendário de competições da modalidade ao longo de 2014. Dentre os destaques estão as quatro etapas da Copa do Mundo, a Final do torneio e os três mundiais da categoria. México vai sediar a primeira etapa da Copa em março, Egito a segunda em abril, China a terceira no mesmo mês e Hungria a quarta no fim de abril e início de maio. A grande decisão Copa do Mundo ficou para junho, nos Estados Unidos. Enquanto isso, Hungria vai realizar o Mundial Jovem, em abril, e Polônia o Mundial Júnior, em maio, e o Sênior, em setembro.

O congresso da UIPM no país europeu também elegeu as melhores competições da temporada de 2013 da modalidade. O Campeonato Mundial de Biatlo Moderno, realizado em outubro, no Chipre, ganhou na categoria Desenvolvimento; a terceira etapa da Copa do Mundo, em abril, na China, levou o título de Melhor Divulgação; o Campeão dos Campeões, em outubro, no Qatar, foi a Melhor Nova Competição; e a Final da Copa do Mundo, em junho, na Rússia, sagrou-se como a Melhor Competição do Ano.

Além destas definições, a reunião das delegações do Pentatlo Moderno no Chipre serviu para receber novas filiações de federações nacionais da modalidade à UIPM. É o caso da Costa Rica, de Kosovo, da Malásia, do Nepal e do Sri Lanka. Além disso, Hong Kong e Peru reativaram a filiação de suas federações junto à União Internacional.

O próximo Congresso Anual da UIPM, o 66º, está marcado para acontecer em novembro de 2014, na Bulgária.

Circuito da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno em 2014:

1ª Etapa: Acapulco (México), de 26 de fevereiro a 3 de março
2ª Etapa: Cairo (Egito), de 2 a 4 de abril
3ª Etapa: Chengdu (China), de 16 a 21 de abril
4ª Etapa: Budapeste (Hungria), de 30 abril a 4 de maio
Final: Sarasota (EUA), de 6 a 8 de a junho

Mundiais de Pentatlo Moderno em 2014:

Jovem: Budapeste (Hungria), de 14 a 18 de maio
Júnior: Drzonkow (Polônia), 20 a 26 de maio
Sênior: Varsóvia (Polônia), de 1º a 9 de setembro

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro