» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Pela 1ª vez Brasil está nas 2 finais de um Mundial

04/08/2015 05h51
CBPM

Yan Freitas e Stephany Saraiva foram os donos da marca inédita ao avançarem da qualificação do Mundial Júnior da modalidade, na Cidade do México

O Brasil tem muito que comemorar os resultados dos dois primeiros dias do Campeonato Mundial Júnior de Pentatlo Moderno, que está sendo disputado desde esta segunda, 3, na Cidade do México. É que tanto na qualificação masculina, de ontem, quanto na feminina, desta terça, 4, o país conseguiu classificar pelo menos um nome para a Final de cada evento do torneio. Yan Freitas avançou entre os homens e Stephany Saraiva entre as mulheres.

Yan começou o feito inédito para o Brasil na estreia do Mundial, nesta segunda, no país da América do Norte. O brasileiro foi um dos 57 pentatletas dos 22 países presentes na disputa, dedicada a competidores de 19 a 21 anos. As quatro provas da programação (esgrima, natação e o evento combinado de tiro a laser e corrida) aconteceram no Centro Olímpico do México. O hipismo não esteve presente, pois só é disputado nas finais do Pentatlo Moderno.

Na classificação geral, o brasileiro de 20 anos ficou em 33º com 996 pontos, dentro da zona de classificação dos 36 finalistas. Para tanto, ele começou o dia vencendo 14 duelos na esgrima e somando 210 pontos no que foi o 24º melhor desempenho na luta com a espada dentre todos os competidores. Na natação, o carioca fez a 38ª marca nos 200 metros estilo livre, 2min13s74 (299). No combinado, terminou as quatro séries de cinco acertos no alvo do tiro intercaladas com 800 metros de corrida no 36º tempo, 13min33s (487).

O brasileiro volta à competição para a grande Final masculina nesta quarta, 5, ao lado de competidores de outros 16 países. Do continente americano, além do carioca, se classificaram o argentino Leandro Corradini, o venezuelano Berengerth Sequera, o cubano Raidel Orama, o guatemalteco Charles Fernandez, ouro em Toronto 2015, o canadense Garnett Stevens, o norte-americano Brendan Anderson e os mexicanos Saul Rivera, Ricardo Vera, Luis Cruz e Jeronimo Fuentes.

Além do país sede, também classificaram quatro atletas para a Final masculina do Mundial Júnior Coreia do Sul, Hungria e Rússia.

Além de Yan, a qualificação entre os homens na competição do México, também contou com o brasileiro Gabriel Sasaqui e Victor Aguiar. Gabriel somou 893 pontos e ficou na 51ª posição e Victor fez 877 e foi o 48º.

Pioneira entre as mulheres

A disputa que garantiu Stephany Saraiva na Final feminina do Mundial do México aconteceu nesta terça. A qualificação entre as mulheres reuniu 53 competidoras de 19 países. Foi a primeira vez que uma pentatleta brasileira se classificou para a Final de um Mundial Júnior da modalidade. O feito inédito entre os homens aconteceu em 2011, quando o William Muinhos, hoje com 22 anos, se tornou o primeiro brasileiro a participar da Final masculina de um Mundial de Pentatlo Moderno.

Para se garantir entre as finalistas no México, Stephany somou 859 pontos e ficou em 33º. A carioca de 20 anos começou o dia em 14º na esgrima após 16 vitórias e 234 pontos conquistados. Na natação, ela fez a 46ª marca, 2min37s31 (229) e no combinado a 31ª, 15min04s (396).

A pentatleta vai encarar a Final entre as mulheres na quinta, 6. Os donos da casa estarão em maior número dentre os 15 países da grande disputa feminina. Estarão representando o México Andrea Ponce, Katia Martinez, Martha Derrant e Mariana Arceo. Do continente americano, também vão competir a chilena Javiera Rosas e a guatemalteca Isabel Brand. Hungria, Itália e Rússia também terão quatro nomes na disputa.

Na qualificação desta terça, Stephany esteve ao lado de outras brasileiras. Bianca Cavalcanti ficou em 45º com 763 pontos, Amanda Turute em 47º com 723 e Mirian Duarte em 49º (628).

Todos os sete brasileiros que estão no México para o Mundial Júnior foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Eles também recebem o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.

Yan ainda faz parte do Programa de Alto Rendimento da Marinha do Brasil, como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Marinha (CDM). Stephany e Amanda fazem parte do parte replica watches do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

CALENDÁRIO DO MUNDIAL JÚNIOR DO MÉXICO

Segunda (3 de agosto): Qualificação masculina
Terça (4 de agosto): Qualificação feminina
Quarta (5 de agosto): Final masculina
Quinta (6 de agosto): Final feminina
Sexta (7 de agosto): Revezamento masculino
Sábado (8 de agosto): Revezamento feminino
Domingo (9 de agosto): Revezamento misto


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro