» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Pan-Americano definirá vagas para Toronto 2015

15/07/2014 03h52
CBPM


Competição, que começa nesta sexta, 18, valerá como seletiva para torneio continental que será realizado no Canadá; Brasil já tem dois nomes garantidos

A partir desta sexta-feira, 18, os olhos da comunidade do Pentatlo Moderno no continente americano estarão voltados para o México, mais precisamente para a Cidade do México. É que até domingo, 20, a capital do país da América do Norte irá receber cerca de 100 pentatletas de aproximadamente 15 países na edição de 2014 do Campeonato Pan-Americano da modalidade. Além das medalhas das disputas individuais e em equipe em jogo, a competição também irá definir vagas do esporte para os Jogos Pan-Americanos Toronto 2015.

Será a segunda de três seletivas do Pentatlo Moderno para o torneio que será realizado no Canadá, no próximo ano. A primeira delas aconteceu nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014, no início do ano, quando cada país presente no Chile garantiu duas vagas (uma em cada gênero) para a competição continental de 2015. Agora, no Pan da Cidade do México, os países mais bem colocados poderão garantir outras vagas para o torneio no Canadá.

"São três seletivas ao todo: sendo duas continentais, os Jogos Sul-Americanos e os Jogos Centro-Americanos e do Caribe, que também vão assegurar duas vagas para cada país que estiver no torneio, em novembro, em Veracruz, México; e este Pan-Americano. Santiago 2014 já classificou atletas sul-americanos. Faltam Veracruz 2014, que só classifica atletas da região, e o Pan, quando entra todo mundo", explica Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Garantidos em Toronto 2015 através de Santiago 2014 estão Argentina, Brasil, Chile, Equador, Panamá, Peru, Venezuela e Uruguai, com duas vagas, cada. Além deles, Canadá e Estados Unidos também estão com uma vaga reservada. Já são 18 ao todo. Este número vai crescer com o total de classificados nos Jogos Centro-Americanos e do Caribe. “A partir daí, os países que participarem do Pan-Americano do México terão como conquistar mais vagas para o torneio canadense, começando por duas chegando ao teto de três por país, até completar o limite de 22 mulheres e 28 homens classificados ao todo”, detalha Helio.

E para esta dupla disputa na Cidade do México, o Brasil vai com os seus principais pentatletas. Lá, estaremos representados por Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques, no feminino; e Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e William Muinhos, no masculino.

Com quatro títulos em pan-americanos da modalidade em seu currículo, além de duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos (ouro em Rio 2007 e prata em Guadalajara 2011), Yane Marques, 30, conta que a preparação da equipe feminina para a disputa na Cidade do México foi finalizada no Colégio Militar de Curitiba, onde já teve a oportunidade de treinar em outras ocasiões. “Viajamos para o México na última sexta e até então a preparação foi muito boa. Estou numa fase especial, jogando bem nos treinos e espero reproduzir isso na prova. Ficarei satisfeita se acontecer”, conta a medalhista olímpica.

Yane garantiu sua vaga nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015 ao conquistar o ouro nos Jogos Sul-Americanos deste ano. Enquanto isso, Priscila Oliveira, 25, atual vice-campeã pan-americana da modalidade e nona em Guadalajara 2011, corre para voltar à principal competição do continente. “Espero fazer o que tenho treinado. Todo atleta tem que dar o seu melhor e dessa vez não vai ser diferente. Quero ficar entre as primeiras e, quem sabe, garantir ao Brasil uma vaga para os Jogos”, a pentatleta vislumbra.

Aperfeiçoamento em solo mexicano

Se a equipe feminina do Brasil que vai competir no Pan-Americano da Cidade do México decidiu intensificar a preparação para a competição no Sul do país, a equipe masculina foi por outro caminho. Danilo, Felipe e William estão no país da América do Norte desde o último dia 5, onde participam de uma aclimatação realizada pela federação mexicana em parceria com a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

Atual número 1 do país e bronze no último Pan-Americano da modalidade, Danilo Fagundes, 26, conta que a preparação que acontece ao lado de pentatletas de outros países e que foi finalizada nesta quarta, 16, foi intensa. “Prefiro treinar forte e competir bem, pois o bom resultado é consequência disso. Espero mais uma vez medalhar no torneio”, o carioca deseja.

Fazendo uma ótima temporada após o ouro nos Jogos Sul-Americanos Santiago 2014 e no Brasileiro de Inverno, Felipe Nascimento, 21, destaca a oportunidade que a aclimatação na capital mexicana está lhe oferecendo. “Estamos nos acostumando com a diferença de altitude e clima da cidade em relação ao Brasil. Isso será fundamental principalmente na corrida e na natação”, o pernambucano já classificado para Toronto 2015 aponta.

Oficialmente atleta da categoria júnior do Pentatlo Moderno (19 a 21 anos), assim como Felipe, William Muinhos, 20, imagina que o nível da competição na Cidade do México estará elevado. Mas o carioca que já está acostumado há vários anos a enfrentar competidores mais experientes do que ele não desanima. “Com certeza a competição será puxada. Acredito que todos os atletas estarão brigando pelas vagas em jogo para os Jogos de Toronto para os seus países. Eu, sinceramente, quero melhorar as minhas marcas e não pensar muito em uma posição. Assim tudo flui melhor”, defende o jovem atleta.

Além da aclimatação para os pentatletas, a UIPM também organizou na Cidade do México uma clínica para treinadores, de 7 a 11 de julho. Os técnicos Fábio Corrêa, Gilberto Marques e Michael Cunningham, que acompanham a equipe brasileira masculina no país, participaram do evento.

Todos os seis pentatletas brasileiros que vão competir no Pan-Americano da Cidade do México recebem o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte; Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. Ao lado de Larissa e Priscila, a pernambucana também faz parte do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE). O trio ainda integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Entre os homens, Felipe e William foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno mantém no Rio de Janeiro, São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes para a modalidade. William ainda faz parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Brasileiros no Pan de Pentatlo Moderno de 2014:

FEMININO
Larissa Lellys
Priscila Oliveira
Yane Marques

MASCULINO
Danilo Fagundes
Felipe Nascimento
William Muinhos

Programação do Pan-Americano da Cidade do México:

18 de julho (sexta): Disputa Feminina
19 de julho (sábado): Disputa Masculina
20 de julho (domingo): Revezamentos Masculino, Feminino e Misto

 
SAIBA MAIS

Yane Marques estrela campanha da Nike
Brasil conquista 5 medalhas nos Jogos Sul-Americanos
UFRJ desenvolve pesquisa inédita com o Pentatlo
Confira o calendário do Pentatlo Moderno para 2014


 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro