» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Mundial Jovem definirá vagas para Nanquim 2014

08/05/2014 17h57
CBPM


Brasil terá três representantes na competição que começa na próxima quarta, 14, na Hungria

Na próxima semana, o Pentatlo Moderno dá início aos seus campeonatos mundiais da atual temporada. O primeiro deles será dedicado à principal categoria de base do esporte olímpico, o Mundial Jovem A. A partir de quarta-feira, 14, competidores de diversas partes do mundo vão se reunir em Budapeste, na Hungria, em busca das 15 medalhas que serão distribuídas ao longo de seis dias. Além dos primeiros lugares no pódio do torneio que vai contar com cinco eventos (individuais feminino e masculino; e revezamentos feminino, masculino e misto), estarão em jogo 16 vagas do esporte (oito em cada gênero) para os Jogos Olímpicos da Juventude Nanquim 2014.

O Brasil vai com tudo atrás das medalhas e da classificação de seu primeiro nome na competição que será realizada em agosto, na China. Na Hungria, o país será representado por Brenna Lima, de 18 anos, na disputa feminina; e Gabriel Sasaqui, 17, e Victor Barbosa, 16, na masculina. O trio brasileiro embarca para o país europeu neste domingo, 11.

O Mundial Jovem A é voltado para competidores de até 18 anos, enquanto os Jogos de Nanquim receberá pentatletas de 14 a 18 anos. Em ambas as disputas, não há a prova de hipismo, presente nos eventos Júnior e Sênior da modalidade. Na Hungria, os competidores vão passar pela esgrima, natação e o evento combinado de tiro a laser e corrida.

Diante da dupla disputa na capital húngara, Brenna avisa que “vai com tudo” atrás de uma boa colocação. “A expectativa é conseguir uma dessas oito vagas. Foram e estão sendo treinos e mais treinos com pensamento e foco para isso”, conta a pernambucana, 13ª no ranking mundial Jovem da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) e 53ª no ranking específico da qualificação do Pentatlo Moderno para Nanquim 2014.

Até o momento, das 48 vagas da modalidade para o torneio na China, foram definidas 18 delas em quatro qualificações continentais. Nelas, muitos países potência na modalidade já alcançaram a cota máxima (uma por gênero): China, Coreia do Sul e Rússia são alguns deles.

Na qualificação continental das Américas, realizada no fim do ano passado, Brenna quase conquistou a vaga destinada aos países sul-americanos. A brasileira ficou com a medalha de prata da disputa, enquanto que a chilena Javiera Rosas ficou com o ouro e a vaga em jogo. “A prova foi bem disputada. Por pouco não me classifiquei e por um momento me senti triste por não ter ficado com a vaga; mas por outro lado, fique feliz, pois sei que dei o meu melhor”, a pentatleta relembra.

Mesmo oficialmente na categoria Jovem A (para atletas de 17 e 18 anos), Brenna tem apresentado resultados expressivos até na principal categoria do esporte. A pernambucana é a 7ª colocada no ranking nacional absoluto e na temporada passada surpreendeu ao conquistar, ao lado do conterrâneo Felipe Nascimento, o ouro do revezamento misto do Campeonato Pan-Americano da modalidade.

Dois brasileiros disputam uma vaga

Enquanto no feminino, Brenna é a aposta do Brasil para os Jogos Olímpicos da Juventude, no masculino, o país tem dois pentatletas gabaritados para se garantir no torneio da China. No Mundial da Hungria, Victor Barbosa e Gabriel Sasaqui vão chegar bem colocados no ranking de qualificação da competição olímpica; o primeiro em 45º e o segundo em 49º. Eles também estão bem posicionados no ranking mundial Jovem: Victor é o 26º e Gabriel o 29º.

Na qualificação americana para os Jogos da China, os dois brasileiros só perderam para o venezuelano Berengerth Sequera, que ficou com o ouro e a vaga em jogo. Victor ficou com a prata e Gabriel o bronze.

Agora, mesmo diante de uma dupla disputa na Hungria, Gabriel, que esteve no último Mundial Jovem, prefere dizer que segue “um passo de cada vez”. “Estou tentando não pensar muito em Nanquim, mas sim em realizar o melhor possível no Mundial. Apesar de que é muito difícil separar os dois, tenho em mente, como para todas as competições, ir para ganhar, por mais ínfima que seja a chance, pois ninguém vai para uma competição querendo ser o segundo lugar“, o carioca destaca, finalizando contando que os treinamentos estão “sempre fortes”.

Brenna, Gabriel e Victor foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em São Paulo para a revelação e formação de novos nomes na modalidade. Os três também fazem parte do projeto Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

Brasileiros no Mundial Jovem da Hungria:

Brenna Lima, 18 anos (PE)
Gabriel Sasaqui, 17 (RJ)
Victor Barbosa, 16 (RJ

Calendário do Mundial da Hungria:

14 de maio (quarta): Revezamentos Masculino e Feminino
15 de maio (quinta): Qualificação Feminina
16 de maio (sexta): Qualificação Masculina
17 de maio (sábado): Final Feminina
18 de maio (domingo): Final Masculina
19 de maio (segunda): Revezamento Misto

Atuais campeões Jovem A de Pentatlo Moderno:

FEMININO
Ouro: Ieva Serapinaite (Lituânia)
Prata: Danni Wei (China)
Bronze: Sofia Serkina (Rússia)

MASCULINO
Ouro: Christian Zillekens (Alemanha)
Prata: Joseph Choong (Inglaterra)
Bronze: Woongtae Jun (Coreia do Sul)

Países garantidos em Nanquim 2014:

Áustria: 2 vagas
China: 2
Coreia do Sul: 2
Egito: 2
Rússia: 2
Chile: 1 (no feminino)
Guatemala: 1 (fem)
Hungria: 1 (no masculino)
México: 1 (mas)
Inglaterra: 1 (fem)
Itália: 1 (mas)
Lituânia: 1 (fem)
Venezuela: 1 (mas)

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro