» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Ministério do Esporte e COB elogiam Copa do Rio

06/03/2012 18h26
CBPM

Para secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, e Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, competição da próxima semana se insere no calendário de preparação da cidade para os Jogos Olímpicos de 2016
 
Enquanto Londres dá seus últimos retoques para sediar as Olimpíadas de 2012, o Rio de Janeiro já entra no ritmo dos preparativos para os Jogos de 2016. Até lá, o caminho é longo, mas a cidade já vem se destacado ao receber competições internacionais de diversas modalidades olímpicas. A Segunda Etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que será realizada na capital fluminense, de 15 a 18 de março, é uma delas.

A escolha da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) para a Cidade Maravilhosa entrar no circuito da competição em ano olímpico é uma vitória para todos os brasileiros. Durante os quatro dias de torneio, cerca de 190 pentatletas de mais de 35 países vão passar pelas disputas de esgrima, natação, hipismo e pelo evento combinado de tiro e corrida no Centro Nacional de Pentatlo Moderno (CNPM), no Círculo Militar da Vila Militar (CMVM), em Deodoro, na Zona Oeste do Rio.

“Parabenizo a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno pela excelente iniciativa de trazer esta importante competição para o Brasil. O esforço da CBPM em colocar o Brasil no calendário internacional da modalidade é extremamente benéfico para o seu desenvolvimento”, alegra-se o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

Com a etapa carioca da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2012, o Rio de Janeiro terá entrado pela terceira vez no circuito do torneio. Em 2004, a cidade sediou a Segunda Etapa da competição naquele ano e em 2009 foi palco da grande final do torneio.

Nos últimos anos, o Brasil recebeu outras grandes competições internacionais da modalidade. Só para lembrar algumas, o Campeonato Sul-Americano de 2007 e 2011, o Pan-Americano da categoria em 2010 e os Jogos Mundiais Militares de 2011. Todos eles realizados na capital fluminense.

Para o secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, todas estas competições são reflexos do esforço do governo federal, junto com entidades esportivas e de outras esferas governamentais de fortalecer cada vez mais o esporte brasileiro.

“A CBPM tem colaborado decisivamente com essa política, ao conquistar para o país a sede de diversas competições internacionais do Pentatlo Moderno. A Copa é parte do plano de tornar o Brasil uma referência mundial”, elogia Leyser.

As arenas que serão usadas por pentatletas de todo o mundo na próxima semana foram construídas para os Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. E é lá que a CBPM mantém seu centro de treinamento na capital fluminense.

O CNPM também abriga um importante projeto esportivo para o país, o PentaJovem. Com três anos de existência, ele é um importante investimento da Confederação nas categorias de base e tem como um de seus objetivos revelar novos nomes no Pentatlo Moderno brasileiro. Além da versão carioca, o projeto também existe em Recife, importante seleiro nacional de formação de talentos na modalidade.

“O Pentatlo Moderno é um dos esportes que mais se desenvolveram no Brasil após o Pan de 2007. É inegável o crescimento técnico e organizativo do Pentatlo. E o PentaJovem é uma usina de talentos, que, se continuamente bem preparados, poderão chegar em Rio 2016 com chances de bom desempenho”, destaca Ricardo Leyser.

Afirmando que pode correr “o risco de ser injusto com os demais” atletas, o secretário cita os pentatletas William Muinhos e Mariana Laporte como importantes descobertas do bom trabalho que a CBPM vem fazendo nas categorias de base do Pentatlo Moderno.

“Sem falar no aperfeiçoamento técnico de pentatletas já mais experientes, como Larissa Lellys, Priscila Oliveira e nossa querida Yane Marques, que destaca o Pentatlo brasileiro no circuito internacional”, acrescenta Leyser.
 
Londres 2012 vai passar aqui

A importância da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Rio de Janeiro não está sendo perceptível somente aos olhos brasileiros. Em todo o mundo a situação é a mesma. Não é à toa que o número de pentatletas já confirmados para a competição já supera os que estarão na Primeira Etapa do torneio, que começa nesta quinta-feira, dia 8, e segue até domingo, dia 11, em Charlotte, no estado norte-americano da Carolina do Norte. A possibilidade de um recorde de inscritos é bem próxima.

Dentre o elevado número de participantes, vale a pena enfatizar os mais de 20 dos 41 pentatletas já classificados para Londres 2012. Além deles, quase todos os atletas do TOP 10 do ranking mundial, tanto no feminino quanto no masculino, fizeram questão de participar da competição na capital fluminense.

Para uma cidade que está se preparando para sediar uma edição dos Jogos Olímpicos, receber atletas com esse gabarito é um diferencial. Para os cerca de 20 brasileiros que estarão no torneio, a grande maioria deles jovens pentatletas, competir ao lado de grandes nomes da modalidade será marcante em suas trajetórias no esporte.

“Certamente a realização da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno será mais uma enriquecedora experiência que levaremos em conta para a organização dos Jogos Olímpicos de 2016. Além do aprendizado profissional que os envolvidos na organização terão, e que ajuda a construir uma base sólida de pessoas capacitadas para os Jogos Olímpicos, uma competição deste porte também contribui para a disseminação da modalidade no Brasil e a consolidação da cultura esportiva em nosso país”, enfatiza o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

Além de toda a preparação para os Jogos de 2016, a competição da próxima semana está fortemente ligada ao momento ímpar que o Pentatlo Moderno brasileiro vive. Fora a consolidação do PentaJovem, nos últimos anos, o Brasil tem vivenciado momentos históricos no Pentatlo Moderno.

Grande parte dessas conquistas é graças à Yane Marques, principal pentatleta brasileira na atualidade. A pernambucana é, sem dúvidas, uma das grandes responsáveis por alavancar o nome do Brasil pela modalidade mundo afora. A pentatleta tem uma recente trajetória de sucesso que tem na bagagem o ouro no Pan do Rio, a prata na final da Copa do Mundo de 2009, a participação em todas as etapas mais a final do torneio em 2011, a subida no pódio de todas as disputas que participou nos Jogos Mundiais Militares do ano passado, a prata no Pan de Guadalajara e a permanência no TOP 10 do ranking mundial há mais de um ano.

Juntamente com Yane, o jovem William Muinhos é outro responsável por resultados inéditos para o Brasil na modalidade. Em novembro passado, o carioca se tornou o primeiro brasileiro a disputar uma final masculina de um Mundial de Pentatlo Moderno. A façanha foi obtida no Campeonato Mundial Júnior, na Argentina.

“Gostaria de destacar o excelente trabalho que a CBPM vem realizando e que está trazendo inúmeros benefícios para o desenvolvimento da modalidade no país. A entidade disponibiliza todas as condições para que os atletas obtenham o melhor desempenho possível nas competições internacionais. Graças a este trabalho profissional, o Pentatlo Moderno brasileiro vem alcançando resultados inéditos nos últimos anos e segue como uma das modalidades com maior potencial de crescimento”, defende Nuzman.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro