» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Jovens falam da expectativa para o Brasileiro

24/09/2013 04h14
CBPM


Ao lado de competidores Sênior e Junior, representantes da categoria Jovem vão encarar a competição no Parque Olímpico de Deodoro, no Rio, no dia 5 de outubro

Falta pouco mais de uma semana para a realização do Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno, que neste ano acontecerá no Parque Olímpico de Deodoro, no Rio de Janeiro. Com a proximidade do torneio, que será no dia 5 de outubro, os cerca de 100 pentatletas que vão participar da competição já estão na reta final da preparação para as disputas, que são muitas. Serão diversos eventos nas três categorias da modalidade: Sênior, Júnior e Jovem.

Reunindo atletas da base do Pentatlo Moderno, a Jovem é a que tem mais inscritos. Dividida em cinco categorias (da A até a E), a diferença entre cada uma vai desde as modalidades incluídas no programa até a idade dos atletas. Quanto mais novo for o competidor, menos provas ele enfrentará e mais próximo cartier replicada categoria Jovem E ele estará.

“O pentatleta Jovem D, por exemplo, tem 11 ou 12 anos de idade e só passa pela natação e corrida. Já o Jovem A tem 17 ou 18 e enfrenta esgrima, natação e o evento combinado de tiro a laser e corrida. Nenhuma categoria Jovem inclui o hipismo em sua disputa”, destaca Celso Sasaqui, vice-presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Hoje, graças ao PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira mantém no Rio de Janeiro, em Pernambuco e em São Paulo para a iniciação e a formação de novos nomes no Pentatlo Moderno, o país tem grandes nomes na categoria Jovem da modalidade. E muitos deles vão estar presentes no Brasileiro de Deodoro.

É o caso do carioca Yan Freitas. Aos 18 anos, o pentatleta sabe que 2013 é o último ano em que passa pela categoria Jovem. Como fará 19 no ano que vem, na temporada de 2014 já será oficialmente pentatleta Júnior (19 a 21 anos). Yan é uma das grandes revelações do PentaJovem-RJ e no mês passado foi o brasileiro que teve o melhor desempenho no replica watches ukMundial Jovem, disputado em Wuhan, na China.

Dentre os 63 pentatletas do torneio, ele foi o 15º, no que foi o primeiro Mundial de Pentatlo Moderno de que participou. Yan define seu desempenho na competição internacional como “inacreditável”. Depois de estar nos quatro últimos brasileiros, ele vai para o seu quinto de olho no melhor resultado.

“Nunca imaginei que poderia chegar ao nível que cheguei no Mundial de Wuhan. Agora, estou me dedicando muito aos treinos e imaginando adversários difíceis que terei que enfrentar no Brasileiro. Vou dar o meu máximo e espero ter o melhor desempenho”, projeta Yan, que no Brasileiro de 2011 foi vice-campeão Jovem B.

Cariocas entusiasmados

Quem também se despede neste ano da categoria Jovem é Bianca Cavalcanti, 18 anos. Assim como Yan, abreitling replica pentatleta é do centro do treinamento que a CBPM mantém em Deodoro, nas mesmas instalações onde vai acontecer o Brasileiro, e participou do Mundial Jovem da China. Também foi a estreia de Bianca em um Mundial de Pentatlo Moderno.

Para ela, embora não tenha conquistado o resultado esperado (foi a 44ª dentre as 55 competidoras), a experiência na China foi “incrível”. Depois de participar de dois brasileiros, a carioca chega ao seu terceiro comemorando o fato de competir em arenas bem familiares.

“Estar no Mundial de Wuhan entre os melhores do mundo foi sensacional. Agora, no Brasileiro, competir em casa vai me dar mais tranquilidade e acredito que isso seja um ponto a favor. Os treinos estão a todo vapor e estamos bem focados para estas últimas competições do ano. Minha expectativa como sempre é grande e espero conquistar resultados positivos”, diz Bianca, que no Brasileiro de 2011 foi vice-campeã Jovem A.

Também animado para o Brasileiro deste ano está outro pentatleta de Deodoro. Aos 16 anos, mesmo sendo oficialmente da categoria Jovem B, Victor Barbosa foi inscrito na disputa Jovem A, um nível acima da sua e contanto com a prova de esgrima que a sua tradicional não tem. Indo para o seu terceiro Brasileiro, Victor acredita que a dificuldade maior será algo que vai além das provas que vai encarar na competição.

“Estou me recuperando de uma lesão na lombar e mesmo assim venho melhorando cada vez mais a natação, que acredito ser o meu fraco. Tenho a certeza de que vou me sair bem e buscar quem estiver na frente para subir no pódio”, se entusiasma Victor, campeão Jovem B no Brasileiro de 2010.

Jovens campeões

Com a mesma idade de Victor (16), o também carioca Breno Lima participará do Brasileiro deste ano em sua categoria oficial, a Jovem B (para atletas de 15 e 16 anos). Motivado por uma prima para replica watches ukcheap fake watchesiwc replica Online Outlet, Cheap Replica Watches UK Store, Swiss Replica Watches Sale, Free UK Shipping!!entrar no Pentatlo Moderno no início de 2012, o carioca já conquistou um título nacional no ano de sua estreia na modalidade: campeão Brasileiro Jovem B. O primeiro título em sua vida de pentatleta o anima para continuar firme e forte nos treinamentos e subir mais uma vez no pódio da competição.

“No ano passado, fiquei muito feliz com a medalha de ouro porque tinha me esforçado ao máximo em todos os treinamentos para a competição. Neste ano, a preparação novamente está sendo intensa e espero melhorar meus tempos e ser novamente campeão”, torce Breno.

De Pernambuco, quem vai ao Brasileiro deste ano em busca de um novo título é Rafaela Agra. A pernambucana praticamente começou no Pentatlo Moderno em uma das primeiras categorias de base do esporte. Ela entrou para a modalidade em 2010, quando tinha 12 anos, ou seja, se enquadrava na categoria Jovem D (11 e 12 anos).

Já no primeiro Brasileiro de que participou, em seu ano de estreia no Pentatlo Moderno (2010), foi vice-campeã Jovem D. Já no ano passado, foi campeã Jovem C. Agora, com 15 anos, vai encarar a disputa Jovem B em Deodoro.

“Apesar de não estar nas minhas melhores fases, sei que venho treinando durante todo o ano e isso, com certeza, fará diferença na hora da prova. Vou dar o meu máximo e lutar pelo pódio, mesmo sabendo que não vai ser fácil. Meu desejo é conquistar novamente a primeira colocação”, conta Rafaela.

Outro campeão que volta ao Brasileiro neste ano é Thiago Brollo. De São Paulo, o pentatleta de 13 anos começou a praticar o Pentatlo Moderno quando tinha 10, em 2010. Apesar de novo, Thiago já se mostra experiente, pois esteve nas últimas duas edições do Brasileiro.

“Os treinos estão ótimos, mas tenho dificuldades com a corrida. Neste ano, espero me sair bem pelo menos melhorando o tempo da natação”, vislumbra Breno, que http://www.childsplayadventureland.co.uk/test.php?page=Hublot-Replica-Watches.htmlhttp://www.schoolmemories.org/no último Brasileiro foi campeão Jovem B.

Idade e provas da categoria Jovem do Pentatlo Moderno:

Jovem A: 17 e 18 (esgrima, natação e combinado)
Jovem B: 15 e 16 (natação e combinado)
Jovem C: 13 e 14 (natação e corrida)
Jovem D: 11 e 12 (natação e corrida)
Jovem E: De 10 para baixo (natação e corrida)

VEJA TAMBÉM

Yane Marques conquista prata no Mundial de Taiwan
Pentatlo em Tóquio 2020 será diferente de 1964
Simone Lima se divide entre o Pentatlo Moderno e o Naval

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro