» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Jovens e experientes participam do Brasileiro

06/12/2011 15h12
CBPM


Competição reuniu cerca de 100 nomes em Resende, no Rio de Janeiro

A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em Resende, na Região Sul Fluminense, esteve em festa no último 6 de dezembro. A instituição sediou o Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno de 2011. Quase 100 atletas de seis estados (Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo) estiveram na competição, que teve disputas em todas as categorias da modalidade. Foi um recorde de participantes e de unidades da federação representadas.

No duelo de gigantes da categoria sênior, Danilo Fagundes levou a melhor entre os homens ao somar 5.764 pontos e se consagrou campeão Brasileiro de 2011. O atleta de 23 anos é uma revelação do PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há quase três anos no Rio de Janeiro e em Recife para a formação de novos nomes na modalidade. Ao cruzar a linha de chegada, a emoção falou mais alto para o carioca e o choro foi inevitável.

“Eu estava fazendo um preparo psicológico muito grande, mas não esperava que a prova fosse caminhar para o rumo que foi. Só quem termina uma disputa dessas, lembra do que se passou ao longo do ano, com dificuldades e treinos às vezes com condições precárias. Vários flashes vêm à sua cabeça e você se dá conta de que tudo valeu muito à pena”, conta o novo campeão Brasileiro.

A prata ficou com o também carioca William Muinhos (5.600) e o bronze com o gaúcho radicado em Pernambuco Daniel Velasques (5.496).

William e Daniel voltaram a brilhar na categoria júnior, onde também estavam inscritos. O carioca se tornou bicampeão Brasileiro e o gaúcho ficou com o vice-campeonato. O pernambucano Felipe Nascimento (5.396) levou o bronze entre eles. Os três atletas também são descobertas do PentaJovem.

Mesmo sem medalhas, um paulista fez história em Resende. Gabriel Abrão nadou os 200 metros livre da natação em 1min55s36, tempo inédito para um brasileiro em competições oficiais de Pentatlo Moderno. Chegou à frente do segundo colocado por mais de seis segundos de vantagem. Era a primeira vez que o atleta de 20 anos competia nas cinco provas da modalidade e só ficou fora do pódio porque não pontuou no hipismo, já que foi desclassificado por causa de um erro cometido.

Na disputa entre as mulheres, a atual bicampeã Sul-americana, Priscila Oliveira, subiu no lugar mais alto do pódio com 4.892 pontos para conquistar outro bi. Desta vez, nacional. A pernambucana que foi uma das representantes do Brasil na disputa do Pentatlo Moderno nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara sabe que bons resultados dentro e fora do país podem lhe ajudar a conquistar uma vaga nas Olimpíadas de Londres, no ano que vem.

“O Brasileiro é a nossa principal competição nacional. Temos que ter bons resultados lá fora, mas precisamos manter nosso desempenho também aqui no país. Isso me motiva a pensar mais em Londres, já que tenho chances de conseguir uma vaga pelo ranking mundial. O sonho de qualquer atleta é chegar em uma olimpíada e através do Pentatlo eu estou no caminho de realizá-lo”, diz a bicampeã.

Ao lado de Priscila no pódio, estiveram a paraibana, e sua colega de treinamento em Recife, Larissa Lellys (4.492), que ficou com a prata, e a paulista Marcela Alasmar (4.448), que garantiu o bronze.

Na disputa feminina da categoria júnior, o Rio de Janeiro dominou as primeiras posições. Mariana Laporte se consagrou bicampeã Brasileira com 4.356 pontos, Juliana Domingues ficou com a prata (4.128) e Amanda Turute com o bronze (3.808).

Geração futuro, hoje!

A disputa de um Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno vira uma verdadeira festa não só pelo torneio ser o principal da modalidade no país. A competição ganha um charme a mais envolvendo todas as categorias, reunindo em um mesmo espaço os experientes e com resultados internacionais juntamente com os mais jovens que, muitas vezes, estão no meio do caminho de um projeto olímpico para daqui a cinco, nove ou até 13 anos.

O mais velho aqui não chega a ter 20 anos e o mais novo, geralmente não passa dos 10. Cada passo dado por essa galera, é para deixar as categorias de base e entrar de vez na profissional. Depois do Brasileiro deste ano, essa turma de medalhistas daí de baixo já está na frente!

JOVEM A

Masculino

Ouro – Lucas Santos (5.040 pontos)
Prata – Yan Freitas (4.040)
Bronze – Caio Silva (3.980)

Feminino

Ouro – Amanda Turute (3.808)
Prata – Bianca Cavalcanti (3.560)
Bronze – Andressa Lima (3.236)

JOVEM B

Masculino

Ouro – Victor Barbosa (3.400)
Prata – Paulo Nascimento (3.244)
Bronze – Lucas Melo (3.240)

Feminino

Ouro – Brenna Lima (2.144)
Prata – Izabella Marconi (1.908)
Bronze – Bruna Lima (1.896)

JOVEM C

Masculino

Ouro – Gabriel Silva (3.480)
Prata – Jadson Dias (3.444)
Bronze – Giovanii Lembo (3.276)

Feminino

Ouro – Juliana Fell (3.320)
Prata – Sara Gusmão (3.248)
Bronze – Andressa Varella (3.088)

JOVEM D

Masculino

Ouro – Miguel Hidalgo (3.072)
Prata – Marcelo Saraiva (3.068)
Bronze – Danilo Lesse (3.052)

Feminino

Ouro – Larissa Conceição (3.264)
Prata – Ana Alice Araujo (3.260)
Bronze –Daniela Conceição (3.240)

JOVEM E

Masculino

Ouro – José Hugo Silva (3.704)
Prata – Lorenzo Damasceno (3.648)
Bronze – Ikaro Silva (3.604)

Feminino

Ouro – Maria Clara Silva (3.520)
Prata – Fernanda Oliveira (3.512)
Bronze – Ana Flavia Turute (3.504)

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro