» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Isabela Abreu vai à semi da Copa do Mundo da Bulgária

Foi a primeira vez que a brasileira avançou da primeira fase do torneio mundial

12/05/2022 14h19
Odenir Fonseca

A brasileira Isabela Abreu, 26, conseguiu um resultado inédito para a sua carreira na terceira etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que está sendo disputada em Albena, na Bulgária. A paranaense foi uma das 36 classificadas para a semifinal da disputa individual do torneio. A conquista aconteceu na qualificação do evento, que reuniu 49 pentatletas de 20 países nesta terça-feira, 10.

Isabela se classificou na 36ª colocação depois de somar 1.009 pontos. Esta foi a 11ª primeira disputa de Copa do Mundo da qual a brasileira participa. A primeira delas foi em março de 2016, em etapa brasileira do torneio, disputada no Rio de Janeiro, naquele ano.

Na Bulgária, Isabela e as demais competidoras da qualificação encararam a natação, a esgrima e o laser-run (tiro a laser e corrida) no Albena Hall (ranqueamento da esgrima), na Albena swimming pool (natação) e no Albena Pentathlon Arena (esgrima bônus e laser-run). Das cinco modalidades do esporte, apenas o hipismo não foi disputado, já que ele está presente apenas nas finais das disputas do Pentatlo Moderno.

Para chegar aos 1.009 pontos, Isabela começou a qualificação conquistando 201 pontos na luta com a espada da esgrima. Depois, ela somou 270 pontos ao nadar os 200 metros estilo livre da natação em 2min20s46. No laser-run, a brasileira terminou as cinco séries de cinco acertos de tiro no alvo intercalados com 600 metros de corrida em 12min42, que foram convertidos em 538 pontos.

Mais disputas

Isabela voltou às arenas de Albena já nesta quarta-feira, 11, para o ranqueamento da esgrima da semifinal. Ela começou a disputa no 8º lugar, após vencer 18 duelos na luta com a espada no primeiro dos dois grupos, que reúne 18 pentatletas de 13 países.

Nesta quinta, 12, a brasileira e as demais semifinalistas encaram a natação, a esgrima bônus e o laser-run.

A Copa do Mundo da Bulgária é a terceira competição realizada pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) com o novo formato da modalidade olímpica. Até então, as disputas do esporte reuniam uma qualificação e uma final, com 36 pentatletas. Agora, os eventos têm qualificação, semifinais com 36 pentatletas e finais com 18.

Além disso, as cinco provas das finais são realizadas em apenas 1h30, diferentemente das antigas cerca de quatro horas. Nos Jogos Olímpicos, o novo formato do Pentatlo Moderno vai estrear em Paris 2024.

Isabela treina no Colégio Militar de Curitiba (CMC) e faz parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos do Exército (CDE). Ele ainda recebe o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.

CALENDÁRIO DA COPA DA BULGÁRIA

Quarta-feira (11 de maio): Qualificação masculina e ranqueamento da esgrima das semifinais femininas

Quinta-feira (12 de maio): Natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run das semifinais femininas e ranqueamento da esgrima das semifinais masculinas

Sexta-feira (13 de maio): Natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run das semifinais masculinas

Sábado (14 de maio): Finais feminina e masculina

Domingo (15 de maio): Revezamento misto


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro