» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Ieda Guimarães será o Brasil no Mundial Jovem

04/04/2018 22h56
CBPM


Torneio começa neste domingo, 8, e vai até o próximo sábado, 14, em Portugal

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) inicia, neste domingo, 8, o primeiro mundial da modalidade na temporada. Até o próximo sábado, 14, mais de 200 pentatletas de cerca de 35 países estarão em Caldas da Rainha, em Portugal, para o Mundial Jovem de 2018. Dentre eles está a brasileira Maria Ieda Guimarães, 17. Ela já estará em ação na disputa da estreia do torneio, a qualificação feminina.

Ieda foi revelada no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. A carioca vai representar o país nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018, que serão disputados de 6 a 18 de outubro, na capital argentina.

No início de março, Ieda fez sua estreia no circuito da Copa do Mundo, ao participar da primeira etapa da competição, no Egito. No país africano, a brasileira ficou em 61º dentre 65 competidores. “Minha participação no torneio não foi como eu esperava, mas só em poder participar de uma competição com as melhores mulheres do nosso esporte valeu muito a pena”, ela avalia.

Vagas para JOJ em jogo

Em Portugal, Ieda e os demais competidores vão encarar as provas da modalidade olímpica no CAR Caldas (esgrima), na Piscina Municipal (natação) e no Complexo Municipal (laser-run).

Em sua qualificação no Mundial, a brasileira será uma das 98 pentatletas dos 34 países presentes. As competidoras foram divididas em três grupos na disputa deste domingo. A brasileira estará na bateria B ao lado de outras 32 atletas de 33 nações.

Ieda conta que os treinamentos para o evento foram “muito cansativos” e que espera melhorar suas marcas pessoais. “Com essa competição, vou ter a experiência de competir com meninas da minha idade e ver como será meu desempenho no ranking mundial”, projeta.

Além das medalhas em jogo, o Mundial Jovem de Portugal também vai distribuir 18 vagas para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 – nove para homens e outras nove para mulheres.

MUNDIAL JOVEM DE PORTUGAL

Domingo (8 de abril): Qualificação feminina
Segunda (9 de abril): Qualificação masculina
Terça (10 de abril): Final feminina
Quarta (11 de abril): Final masculina
Quinta (12 de abril): Revezamento feminino
Sexta (13 de abril): Revezamento masculino
Sábado (14 de abril): Revezamento misto

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro