» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

I Encontro de Treinadores – Rio de Janeiro

Aconteceu neste sábado (22/04), o 1º Encontro entre Treinadores de Pentatlo Moderno (PJRJ) na UCB

24/04/2023 09h38
Ana

Foto: Gilberto Marques / CBPM

 

Aconteceu neste sábado (22/04), o I Encontro entre Treinadores de Pentatlo Moderno do Projeto Penta Jovem Rio de Janeiro na nova base de treinamentos da modalidade na UCB (Universidade Castelo Branco) no bairro de Realengo, zona oeste do Rio. Segundo o Diretor Técnico da CBPM – Gilberto Marques, este encontro teve como objetivo reciclagem e metodologia de treinamento, compromissos e assiduidades, com presença de psicóloga e treinadores. O Coordenador-Técnico Fábio Corrêa apresentou alguns mecanismos de aplicação de treinamento em formato de “slides”, do seu acervo de conteúdos já utilizados em clínicas ministradas por ele em outros CT’s de pentatlo como por exemplo em Santos em 2020.

Fábio apresentou o plano estratégico aos profissionais e que por se tratar de 1 modalidade de 5 disciplinas, há a necessidade de montar planos de treinamentos adequados para que não ocorra um “over training” por exemplo. O planejamento voltado em cima do meso e macro ciclos com a periodização de treinamentos baseado nas competições, quadro de trabalho semanal, dentre outros assuntos que envolve a modalidade. Com a chegada de novos profissionais, foi passado as diretrizes técnicas da CBPM, foi apresentado um estado de pesquisa do professor Giffoni, experiências pedagógicas com anos de trabalho acumulados na modalidade. A ideia é a cada 3 meses realizar encontros visando o bom andamento do trabalho assim como análise de resultados juntos a equipe técnica e criação de uma apostila, aumentar o número de praticantes. A ideia do encontro já acendeu a necessidade de levar para todo o país e quem sabe certificar os treinadores nacionais sempre mantendo atualizados nas regras e diretrizes, metodologia de treinamentos e ampliação de conhecimentos. Vários estudos científicos já foram realizados com os pentatletas ao longo dos anos, coleta de dados nutricionais, energéticos, fisiológicos, hidratação e sono, dentre alguns trabalhos mencionados pelo coordenador Fábio. O cruzamento de dados e aprimoramento das principais disciplinas dos atletas é ponto importante para análise de desempenho tendo a prova de laser-run hoje em dia, um determinante nos critérios classificatórios e resultado final.

Foto: Fábio Corrêa / CBPM

 

Com a substituição do hipismo pela prova de obstáculos criou uma necessidade de aprendizado para a nova disciplina, assunto esse que será tema do I Encontro de Treinadores de Pentatlo Moderno que será realizado no dia 02 de junho (sexta-feira), no 1º dia de competições do Santos Open no período noturno, após a reunião técnica. Uma excelente oportunidade de trocas de experiência entre os profissionais da modalidade, visando uma breve adaptação as regras e conceitos desta nova disciplina que ainda não foi implantada no país, mas, já ocorre em competições europeias. O curso oferecerá Certificado de Participação aos treinadores presentes, ofertados pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno através do Diretor Técnico – Gilberto Marques, aproveitando os conhecimentos que serão adquiridos no Curso para Arbitragem que acontecerá na República Dominicana entre os dias 26 e 30 de abril.

Foto: Fábio Corrêa / CBPM

 

Daniella Brito (Coordenadora da Base e estudos científicos na área esportiva) – cita que o objetivo do encontro foi apresentar a metodologia do sistema Penta Jovem que forma pentatletas de nível internacional há anos a todos os professores do centro de treinamento no RJ bem como apresentar o Plano estratégico da confederação brasileira. “O encontro foi muito enriquecedor com troca de ideias entre os profissionais no qual foi aberto para cada um, relatar suas experiências, propor ideias para que consigamos construir uma renovação do cenário do pentatlo moderno no Rio de Janeiro e futuramente disseminar para outras federações no Brasil.

 

Guilherme Giffoni (Técnico de Esgrima) – relata que “A reunião foi muito proveitosa, nela apresentou-se o mapa estratégico da CBPM onde todos puderam tomar ciência do planejamento estratégico da nossa organização esportiva para poder trabalhar em função dos objetivos traçados. Um grande “brainstorm” (tempestade de pensamento) ocorreu…. E por falar em objetivos, foi exposto o sistema Penta Jovem de ensino do Pentatlo Moderno. Metodologia que se transformou num “case” de sucesso dentro da modalidade.”

Comunicação CBPM


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro