» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Final da Copa do Mundo não será mais realizada na Coreia do Sul

Competição agora vai acontecer na Hungria, na mesma data em que seria realizada no país asiático, de 13 a 16 de maio

09/03/2021 21h39
Odenir Fonseca

Priscila Oliveira na Hungria em etapa da Copa do Mundo de 2018

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) resolveu mudar a sede da Final da Copa do Mundo deste ano por causa da pandemia. O evento estava marcado para Seul, na Coreia do Sul, mas agora vai acontecer na Hungria, em cidade ainda a ser definida. A saída da competição do país asiático foi tomada por causa das medidas restritivas impostas pela Coreia para impedir o avanço da covid-19.

Apesar de ser exemplo mundial no combate à doença, a Coreia do Sul viu os casos do novo coronavírus dispararem no fim do ano, atingindo o maior pico desde o início da pandemia. Com uma população de cerca de 50 milhões de habitantes, o país asiático registrou, até o momento, cerca de 93 mil casos de covid-19, com 1.645 mortes.

“Temos grande simpatia por nossos parceiros na Coreia, que teriam feito uma final de Copa do Mundo maravilhosa, e tenho certeza de que podemos esperar muitas competições de alta qualidade na Coreia no futuro. A diretoria executiva ficou sem opção de realocar a competição para proteger o processo de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio”, destaca o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

A Final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno reúne os 72 melhores pentatletas (36 em cada gênero) de um ranking específico feito a partir das etapas realizadas anteriormente.

HUNGRIA EM ALTA

Com a nova competição, a Hungria passará a sediar dois importantes torneios internacionais da modalidade olímpica no ano, já que também vai realizar a primeira etapa do torneio, de 24 a 28 de março, em Budapeste. O país europeu também vai abrigar um evento-teste do novo formado do esporte para os Jogos Olímpicos, além de ter organizado com sucesso o Aberto da Hungria, na última semana, que reuniu 131 pentatletas de 21 países.

“Tendo participado do Aberto da Hungria, pude ver que o alto padrão de organização foi realmente apreciado pelos atletas e treinadores, e é uma ótima notícia para nossa comunidade global que podemos contar com a Hungria mais uma vez para sediar a Final da Copa do Mundo”, enfatiza Schormann.

Além da Final e da primeira etapa na Hungria, a Copa do Mundo deste ano ainda vai passar pela Bulgária, para a segunda e a terceira etapas, na cidade de Sofia, em abril. Todos esses eventos vão valer pontos para o ranking olímpico que vai definir as últimas vagas da modalidade para Tóquio.

“Estamos todos ansiosos pelas próximas competições em Budapeste e Sofia, prestando muita atenção às regras impostas pelos governos em todos os países para enfrentar a pandemia e mudando o tempo todo. A saúde e a segurança de todos os participantes das competições da UIPM continuam sendo nossa prioridade”, acrescenta o presidente da UIPM.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro