» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Estados Unidos dão largada rumo a Londres 2012

01/03/2012 17h13
CBPM

Charlotte, na Carolina do Norte, sedia Primeira Etapa da Copa do Mundo, que abre temporada da modalidade no ano. O Brasil estará representado por Priscila Oliveira e Yane Marques

Pelo segundo ano consecutivo, os Estados Unidos abrem o calendário internacional de competições do Pentatlo Moderno. Assim como em 2011, o país dá a largada nos torneios da modalidade sediando a Primeira Etapa da Copa do Mundo. Este ano, o pontapé inicial vai acontecer na próxima quinta-feira, dia 8, em Charlotte, no estado norte-americano da Carolina do Norte.

Em ano olímpico e ainda com 31 vagas do Pentatlo Moderno para os Jogos em aberto (15 para os homens e 16 para as mulheres), as competições da modalidade no primeiro semestre deste ano ganham grande importância. Não foi à toa que houve um número grande de atletas confirmados na etapa norte-americana da Copa do Mundo, um dos maiores registrados na competição fora do continente europeu. Serão cerca de 170 competidores de mais de 35 países.

Dentre eles, Yane Marques, principal pentatleta do Brasil na atualidade. A pernambucana é a única da modalidade no Brasil que já garantiu vaga nas Olimpíadas de Londres. Desde que carimbou seu passaporte para os Jogos da Inglaterra, no Pan de Guadalajara, em outubro passado, a brasileira teve poucos dias de descanso. Tudo por causa da preparação intensa visando à competição na terra da rainha.

“Praticamente não tive férias, justamente para estar bem preparada para a nova temporada e não perder o ritmo. Estou treinando forte e confiante. Quero conseguir resultados positivos em todas as competições e poder chegar 100% em Londres”, conta Yane.

A pentatleta já está em terras norte-americanas desde 25 de fevereiro. Juntamente com Priscila Oliveira, outra representante brasileira na competição, ela passa por um treinamento de ponta no Centro Olímpico dos Estados Unidos, em Colorado Springs, no Colorado.

Yane, Priscila e os demais pentatletas inscritos na Primeira Etapa Copa do Mundo vão competir até o dia 11, em Charlotte. Elas vão disputar as provas de esgrima no Grady Cole Center, as de natação no Centro Aquático Mecklenburg County e as do hipismo e do evento combinado de tiro e corrida no Estádio Memorial.

As duas brasileiras enfrentam sua primeira disputa na estreia do torneio, no dia 8, na semifinal feminina. As cerca de 75 pentatletas de todo o mundo estarão divididas em três grupos. As 12 mais bem colocadas em cada um deles garantem vaga na final de sábado, dia 10. Os homens têm semifinal na sexta, dia 9, e final no último dia de competição, no domingo.

“Será a primeira prova da temporada e provavelmente tenho detalhes para ajustar. Espero fazer o resultado conforme o que venho treinando. Resultado final é impossível estimar, pois Pentatlo Moderno é uma constante incógnita”, afirma Yane.

Na competição da cidade norte-americana, os anfitriões têm a maior delegação, com 22 representantes (12 homens e 10 mulheres). Depois dos donos da casa, China estará em maio número com 11 atletas. Bielorrússia, Alemanha, Inglaterra, Itália, Polônia, Rússia e Ucrânia vêm logo atrás com oito competidores, cada.

Dentre eles, as cinco primeiras colocadas no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM): a alemã Lena Schoneborn (1ª), a ucraniana Victoria Tereshuk (2ª), a lituana Laura Asadauskaite (3ª), a inglesa Mhairi Spence (4ª) e a francesa Elodie Clouvel (5ª). No masculino, o TOP 5 da modalidade também confirmou presença na Copa do Mundo dos Estados Unidos: os russos Aleksander Lesun (1º) e Andrei Moiseev (4º) e os húngaros Adam Marosi (2º), Robert Kasza (3º) e Bence Demeter (5º).

Do continente americano, além do Brasil e do anfitrião Estados Unidos, Argentina, Canadá, Chile e Guatemala vão mandar representantes – quatro, seis, um e quatro, respectivamente. México também participará, sem número de atletas definido ainda.

Depois da Primeira Etapa, a Copa do Mundo vem para o Rio de Janeiro, onde realiza mais uma qualificação. O torneio chegará à Cidade Maravilhosa quatro dias depois, em 15 de março, onde fica até o dia 18. Logo após, parte para Budapeste, na Hungria, para a Terceira Etapa, de 12 a 15 de abril. Menos de uma semana depois, desembarca em Rustov, na Rússia, no dia 19, para a Quarta Etapa, permanecendo por lá até o dia 22 de abril. A grande final acontece nos dias 26 e 27 de maio, em Chengdu, na China.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro