» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Esgrima marca final da Copa do Mundo da China

28/05/2011 09h24
CBPM

Competidoras enfrentam elevado nível da luta com espada logo na primeira prova do dia na decisão feminina da quarta etapa da competição

As pentatletas que encararam a final feminina da quarta etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno neste sábado, 28, perceberam logo na primeira prova do dia que iriam precisar de muita energia na disputa que apenas começava. Reunidas em Chengdu, pequena cidade da província chinesa de Sichuan, 36 atletas de todo o mundo estavam na briga pelos primeiros lugares do pódio na última etapa da competição em 2011. Elas ainda iriam passar pela natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida.

O Brasil estava representado pelo seu principal nome no esporte, Yane Marques. A pernambucana que faz parte do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife, o Salesiano/Powerade-PE, e integra como sargento a Comissão de Desportos do Exército (CDE-RJ), terminou o dia na sétima colocação, com 5.232 pontos.

A briga da sexta colocada no ranking mundial era para assegurar pontuação para a grande final da Copa do Mundo, que acontece nos dias 9 e 10 de julho em Londres, na Inglaterra. Na ocasião, vão estar presentes somente as 36 pentatletas mais bem colocadas do ano, levando em consideração todas as quatro etapas do torneio.

Na China, o objetivo foi conseguido. Após a etapa, a brasileira manteve o quarto lugar com o qual chegou na competição para a finalíssima na capital inglesa, sede dos Jogos Olímpicos de 2012.

Equilíbrio quase que total

As cinco provas da etapa chinesa da Copa do Mundo foram realizadas no luxuoso Centro de Pentatlo Moderno Pierre de Coubertin. O estádio é o primeiro no mundo construído exclusivamente para competições da categoria. Ele foi inaugurado há menos de um ano para o Campeonato Mundial, em setembro passado.

No primeiro desafio do dia, a tão disputada esgrima, Yane sentiu o nível elevado da competição. Ficou em 20º na luta com a espada ao vencer 16 duelos, conquistando 784 pontos.

A partir daí, a brasileira manteve um bom equilíbrio. Nadou os 200 metros livre no sexto melhor tempo, 2min14s77, somando 1184 pontos. Logo depois, no hipismo, “zerou” o percurso, conseguindo também a sexta melhor marca. Mais 1.200 pontos.

Na última prova da Copa da China, o evento combinado, fez as três séries de cinco disparos, alternadas com os 3 mil metros de corrida na oitava melhor posição: 12min14s49, somando 2.064 pontos.

A grande campeã da competição foi a russa Ekaterina Khuraskina. A medalha de prata ficou com a inglesa Heather Fell e a de bronze com a alemã Annika Schleu.

A participação de Yane Marques na Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2011 está sendo única em sua carreira. A brasileira esteve presente em todas as finais e obteve a sua melhor colocação em uma etapa: o quinto lugar na Hungria, disputada no início do mês. Na competição que abriu o calendário deste ano, nos Estados Unidos (Fevereiro), ficou em oitavo. Dois meses depois, na Itália, recém-recuperada de uma lesão na panturrilha, foi a 17ª.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro