» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Equipe do Pan é definida no Sul-Americano do Rio

04/06/2011 23h00
CBPM

Em briga de gigante, Luis Magno e Wagner Romão conquistam no Rio vaga para os Jogos de Guadalajara. Eles vão se juntar a Yane Marques e Priscila Oliveira no México

Indefinição a todo o momento marcou a quarta seletiva brasileira do Pentatlo Moderno para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Os nomes dos pentatletas que vão representar o país em outubro no México saíram após a disputa sênior masculina no Campeonato Sul-Americano de Pentatlo Moderno, que aconteceu neste sábado no Rio de Janeiro. Após um dia inteiro de provas, Luis Magno e Wagner Romão carimbaram seus passaportes para daqui a quatro meses.

Além dos dois militares da Comissão de Desportos do Exército (CDE-RJ), Daniel Santos, também da CDE-RJ, Danilo Fagundes e William Muinhos estavam no páreo. Estes dois últimos, nomes revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém há pouco mais de dois anos em Recife e na capital fluminense para a formação de novos atletas na modalidade.

Os cinco pentatletas chegaram à quarta e última seletiva nacional para o Pan, que usou os resultados do Sul-Americano do Rio, com diferença de apenas 10 pontos entre o primeiro e o último colocado. O equilíbrio presente até o momento do início da competição se manteve ao longo de todo o dia durante as provas de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida no Complexo Esportivo de Deodoro, na Zona Oeste da cidade.

Antes das três séries de cinco tiros e três km de percurso, a diferença entre os dois primeiros colocados era de apenas 4 pontos. Daniel Santos vencia a disputa com 3436, Luis Magno estava em segundo com seus 3432, William Muinhos em terceiro (3240), Wagner Romão em quarto (3108) e Danilo Fagundes em quinto (2088).

A última e decisiva prova bateu o martelo, fazendo com que Magno conquistasse não só a vaga para Guadalajara como também o título sul-americano de 2011. Será sua aguardada estreia em um Pan. O atleta ficou 60 pontos à frente do argentino Emanuel Zapata, campeão no ano passado. O bronze foi para o chileno Esteban Bustos (5408).

Dentre os atletas brasileiros, a recuperação de Wagner Romão no evento combinado lhe garantiu a vaga para o Pan. Até então, o sergipano vinha se mantendo entre a terceira e a quarta colocação na disputa nacional. Na prova de tiro e corrida, fez o primeiro melhor tempo (11min33s), conquistando preciosos 2228 pontos. Mesmo terminado em terceiro na classificação desta seletiva, conquistou o direito de representar o Brasil em Guadalajara. Será sua segunda participação em um Pan, já que competiu pelo Pentatlo Moderno no Rio de Janeiro, em 2007, onde terminou em 11º.

A disputa sênior masculino ainda teve a presença do pernambucano Aloísio Sandes. O atelta do centro de treinamento da CBPM em Recife, o Salesiano/Powerade-PE, terminou a competição em 8º.

Jovem destaque

Apesar de não garantir a ida para o México, o jovem William Muinhos fez uma excelente participação neste sábado. No resultado geral do dia, ficou em quarto lugar com 5368 pontos e foi o segundo melhor brasileiro na disputa, ficando atrás apenas do campeão Luis Magno.

Na abertura do Sul-Americano, na quinta-feira, 2 de junho, o carioca de 17 anos foi medalha de ouro Jovem A, em um pódio que também consagrou os brasileiros Felipe Nascimento (Salesiano/Powerade-PE) com a prata e Lucas Santos com o bronze (PentaJovem-RJ).

Além da disputa para o Pan neste sábado, William também competiu na categoria júnior, onde subiu novamente ao pódio, desta vez para receber a medalha de prata. O ouro da disputa foi para Esteban Bustos do Chile e o bronze para o brasileiro Lucas Santos, o segundo dele no Sul-Americano.

Também competindo pelo Brasil pela júnior estava Felipe Nascimento. O pernambucano ficou na oitava colocação.

Com a confirmação de Luis Magno e Wagner Romão no Pan de Guadalajara, o Pentatlo Moderno brasileiro definiu seus representantes para a competição em outubro. Ao lado deles, estarão as pernambucanas Yane Marques e Priscila Oliveira, ambas do Salesiano/Powerade-PE e da CDE-RJ.

Yane já estava com a vaga garantida desde novembro do ano passado e Priscila conquistou a sua ao se tornar a bicampeã sul-americana no Rio, nesta sexta-feira.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro