» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Elite do Pentatlo Moderno mundial na Itália

30/10/2011 09h04
CBPM

Pentatletas participaram neste fim de semana do torneio ‘Campeão dos Campeões’, que teve a presença dos principais nomes da modalidade. O brasileiro Luis Magno esteve na disputa

A nata do Pentatlo Moderno mundial se enfrentou na província italiana da Catânia, na Sicília, neste fim de semana. Ucrânia, República Tcheca, Hungria, Lituânia e Rússia foram alguns dos países de forte tradição na modalidade que marcaram presença no torneio ‘Campeão dos Campeões’. O Brasil também esteve lá, representado na disputa masculina deste domingo, dia 30, por Luis Magno. O paulista terminou a grande disputa em 17º com 5.268 pontos.

O torneio reuniu os atuais campeões continentais e alguns outros atletas que se destacaram na modalidade no último ano. O brasileiro foi credenciado por ter conquistado o Campeonato Sul-Americano, em junho passado, no Rio de Janeiro. Atual 26º no ranking mundial, Magno acabou de participar dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México.

Nas cinco provas deste domingo, se saiu melhor na natação, a segunda etapa do dia. Nadou os 200 metros livre no sexto melhor tempo, em 2min07s05, conquistando 1.276 pontos na piscina.

Antes, na esgrima, alcançou o 18º melhor resultado ao vencer oito duelos. Somou 616 pontos na luta com a espada.

No salto com o cavalo, a terceira disputa do dia, cometeu duas faltas, se apresentando em 80s21. Ganhou 1.148 pontos no hipismo.

A última e decisiva prova, o evento combinado, reservou uma bela surpresa para os participantes e a plateia presente de perto ou que acompanhou a evolução dos pentatletas pela transmissão pela Internet. Todo o circuito com o estande de tiro e a área demarcada para a corrida foi montado ao ar livre. Teve a invejável decoração da arquitetura medieval italiana, que ganhou um toque a mais ao ser realizada já de noite, com a presença de iluminação característica em monumentos históricos.

Neste cenário, o brasileiro Luis Magno terminou as três séries de cinco acertos de tiro, intercaladas com o três mil metros de corrida no 17º melhor tempo: 11min33s22. Faturou ali 1.948 pontos.

O pódio teve dobradinha italiana, com Píer Paolo Petroni no lugar mais alto (5.852 pontos) e Federico Giancamilli em terceiro (5.728). O segundo lugar ficou com o tcheco David Svoboda (5.804).

Na disputa feminina, realizada no sábado, a norte-americana Margaux Isaksen, campeã em Guadalajara, ficou com o ouro (5.552), a lituana Laura Asadauskaite com a prata (5.372) e a ucraniana Iryna Khokhlova com o bronze (5.344).

O próximo desafio do Pentatlo Moderno nacional é o Campeonato Mundial Júnior, que será disputado de 17 a 22 de novembro, na Argentina. Luis Magno volta a competir no Brasileiro, dia 6 de dezembro, na cidade Sul Fluminense de Resende.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro