» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Danilo Fagundes vai à semi da Copa do Mundo da Hungria

Brasileiro avançou no torneio após conquistar o ótimo 12º lugar na qualificação que reuniu 70 pentatletas; Isabela Abreu foi a 42ª, ficando a 6 posições da semi

27/04/2022 22h29
Odenir Fonseca

O Brasil está fazendo bonito na segunda etapa da Copa o Mundo de Pentatlo Moderno, que está sendo disputada em Budapeste, na Hungria. No primeiro evento que o país encarou, a qualificação masculina, na terça-feira, 26, Danilo Fagundes, 34, avançou às semifinais depois de ficar em 12º. A disputa reuniu 70 pentatletas de 26 países.

Na qualificação feminina, disputada nesta quarta, 27, Isabela Abreu, 26, foi a 42ª dentre 61 competidoras. A brasileira ficou a seis posições das 36 semifinalistas.

As provas na Hungria estão acontecendo no Danubius Hotel Arena (esgrima ranqueamento) e na University of Public Service (natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run).

A competição em Budapeste é a segunda realizada pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) com o novo formato da modalidade olímpica. Até então, as disputas da modalidade reuniam uma qualificação e uma final, com 36 pentatletas. Agora, os eventos têm qualificação, semifinais com 36 pentatletas e finais com 18.

Além disso, as cinco provas das finais são realizadas em apenas 1h30, diferentemente das antigas cerca de quatro horas. Nos Jogos Olímpicos, o novo formato do Pentatlo Moderno vai estrear em Paris 2024.

Desempenho dos brasileiros

Para chegar ao 12º em sua qualificação, Danilo somou 1.188 pontos. Das cinco provas do Pentatlo Moderno, apenas o hipismo não foi disputado, já que a equitação está presente apenas nas finais da modalidade.

Danilo começou o dia somando 230 pontos na esgrima. Depois, ele nadou os 200 metros estilo livre em 2min04s64, que foram convertidos em 301 pontos. No laser-run, o carioca completou as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser no alvo em 10min43s55, que lhe renderam 657 pontos.

Já Isabela conquistou 1.025 pontos, começando seu evento garantindo 220 pontos na esgrima. Na natação, a paranaense cravou 2min17s92, que lhe asseguraram 275 pontos, e no laser-run 12min50s50, transformados em 530 pontos.

Semifinal já começou

Danilo já encarou a primeira disputa das semifinais da Copa da Hungria, nesta quarta. Dos dois grupos da disputa com 18 pentatletas cada, o brasileiro está no primeiro. O primeiro dia de provas foi dedicado ao ranqueamento da esgrima, onde o carioca assegurou 195 pontos.

Nesta sexta, 28, ele volta às arenas da University of Public Service para a natação, a esgrima bônus e o laser-run. Ele precisa ficar entre os 18 primeiros entre as duas semifinais para avançar.

Danilo foi revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. Já Isabela treina no Colégio Militar de Curitiba (CMC).

Os dois fazem parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, pela Comissão de Desportos do Exército (CDE). Eles ainda recebem o benefício da Bolsa Atleta, do Ministério da Cidadania.

CALENDÁRIO DA COPA DA HUNGRIA

Quinta-feira (28 de abril): Semifinais masculinas (natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run) e semifinais femininas (ranqueamento da esgrima)

Sexta-feira (29 de abril): Semifinais femininas (natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run)

Sábado (30 de abril): Finais masculina e feminina

Domingo (1º de maio): Revezamento misto


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro