» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Copa do Mundo do México terá 6 brasileiros

20/02/2014 16h10
CBPM

Competição abre temporada de 2014 da modalidade e começa na próxima quarta, 26, em Acapulco

A temporada de 2014 do Pentatlo Moderno será aberta na próxima quarta-feira, 26, com o início da primeira etapa da Copa do Mundo da modalidade, em Acapulco, no México. Até 2 de março, cerca de 150 pentatletas vão encarar as provas de esgrima, natação, hipismo e do evento combinado de tiro a laser e corrida na cidade mexicana. O Brasil estará representado por seis dos seus principais pentatletas: Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques, no feminino; e Danilo Fagundes, Felipe Nascimento e William Muinhos, no masculino.

O trio feminino brasileiro vai entrar em ação no primeiro dia da competição, que será aberta com a qualificação feminina. A disputa da estreia do torneio vai reunir 75 pentatletas, que estarão divididas em três grupos: Larissa estará no B e Priscila e Yane no C. Elas vão competir de olho em uma das 36 vagas na final para elas, que será realizada na sexta, 28.

Larissa, Priscila e Yane vão à cidade mexicana direto dos Estados Unidos, onde estão desde o último dia 10 em um camp training com pentatletas de vários países no Centro Olímpico norte-americano, em Colorado Springs. Ainda na pré-temporada, elas fizeram um aperfeiçoamento de duas semanas em Curitiba. Yane diz que a experiência na capital paranaense foi “excelente” e que pretende voltar.

Com o início da temporada, a número 4 do mundo, segundo ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), espera que o ano seja ainda melhor do que 2013, quando conquistou o inédito vice-campeonato Mundial. “Falo em relação às marcas pessoais. Quero melhorar todos os meus índices”, ela detalha.

A medalhista olímpica ainda conta como foi o ritmo de preparação para o ano, que será intenso. No início de março, ela já vai encarar outro grande desafio: a estreia do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos, no Chile. “Os treinos foram fortes como sempre é minha preparação. Em Colorado foi muito bom e estou muito animada para a Copa do México. Espero abrir a temporada bem como estou me sentindo e continuar assim nas outras disputas”, diz a pernambucana.

Larissa, Priscila e Yane fazem parte da Bolsa Atleta do Ministério do Esporte; a número 4 do mundo, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. O trio também integra o programa de alto rendimento do Exército Brasileiro, como Terceiro Sargento pela Comissão de Desportos do Exército (CDE). Yane ainda faz parte do projeto Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Brasil com revelações

Enquanto as mulheres entram em ação na Copa do Mundo do México na quarta, os homens vão esperar até a quinta para encarar a disputa deles. Ao todo, serão 83 competidores, que também estarão divididos em três grupos: Felipe e Danilo estarão no A e William no C. Eles vão competir na qualificação masculina de olho em uma das 36 vagas da grande final entre eles, que será no sábado, 1º de março.

O número 1 do ranking brasileiro, Danilo Fagundes, vai para Acapulco com esperanças de conquistar a tão sonhada vaga na final da competição, objetivo que ele quase alcançou no ano passado. “Temos feito um bom trabalho e estou com fé”, afirma o carioca de 25 anos.

Atual campeão Brasileiro, Danilo terá a companhia de dois brasileiros que foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, Pernambuco e São Paulo para a revelação e formação de novos nomes na modalidade. Além disso, apesar de eles serem oficialmente atletas juniores (de 19 a 21 anos), já encaram disputas na principal categoria do esporte há muito tempo.

Aos 20 anos, Felipe Nascimento vai para a sua quarta disputa da Copa do Mundo. O pernambucano está bastante empolgado com a abertura da temporada e mira os próximos Jogos Olímpicos. “Cada vez mais nos aproximamos de Rio 2016. Então, espero ter uma ótima temporada em 2014 já de olho na vaga para as Olimpíadas”, visualiza.

Número 3 do ranking nacional, Felipe fez história na temporada passada ao lado de William Muinhos ao fazer com que o Brasil tivesse pela primeira na história da modalidade dois representantes em uma final masculina de um mundial de Pentatlo Moderno. Grande revelação do esporte nacional, o pernambucano fez uma preparação intensa para a Copa do Mundo do México. “Os treinos foram bem específicos em todos os sentidos, tanto físico, como psicológico e nutricional, visando às próximas disputas”, ele revela.

William também passou por uma forte preparação na pré-temporada. O carioca também de 20 anos espera que o ano seja de bons resultados. “Comecei o ano muito bem e a tendência é melhorar à medida que eu entre no ritmo de competição”, o pentatleta acredita.

Assim como Larissa, Priscila e Yane, Danilo, Felipe e William também fazem parte do projeto Bolsa Atleta, do governo federal.

Brasileiros na Copa do Mundo do México

FEMININO
Larissa Lellys
Priscila Oliveira
Yane Marques

MASCULINO
Danilo Fagundes
Felipe Nascimento
William Muinhos

Programação da Copa do Mundo do México

26/02 (quarta): Qualificação Feminina
27/02 (quinta): Qualificação Masculina
28/02 (sexta): Final Feminina
01/03 (sábado): Final Masculina
02/03 (domingo): Revezamento Misto

VEJA TAMBÉM

Jogos Sul-Americanos darão vaga para Toronto 2015
UFRJ desenvolve pesquisa inédita com o Pentatlo
Triatlo Moderno já é realidade no esporte mundial
Confira o calendário do Pentatlo Moderno para 2014
Pentatlo altera regras da esgrima e de pontuação

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro