» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Copa AMAN testa nova regra no sábado

21/05/2009 14h48
CBPM

Pentatlo testa a nova regra
sábado com a Copa AMAN
 
Yane Marques é a principal atração da prova que uniu o tiro e a corrida
 
 
A VII Copa AMAN de pentatlo moderno será realizada depois de amanhã, sábado ( dia 23 ) ,na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende,Rio de Janeiro,  com a participação dos principais pentatletas brasileiros, destaque para a pernambucana Yane Marques que é a favorita da competição.  A  prova começará às 8 horas, com entrada franca, e será a primeira realizada no Brasil com a nova regra do esporte que uniu as provas de tiro e corrida num único evento ( chamado evento combinado ), o que contribuiu para dar uma nova dinâmica ao esporte, tornando-o mais atraente, especialmente para o público. Assim, o pentatlo agora começa com a esgrima, passando para a natação seguida do hipismo ficando a decisão na corrida mas interlacada com o tiro a cada mil metros.
 

Participarão da competição atletas do Rio, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará e o novo formato da prova servirá também como forma de treinamento para os organizadores visando a final da Copa do Mundo ,em setembro próximo ,que será disputada no Rio, no Complexo de Deodoro. A realização da Copa AMAN conta com a excelente estrutura proporcionada pela Academia Militar das Agulhas Negras, reconhecidamente um dos melhores locais para a prática do pentatlo moderno em todo o mundo como já declararam vários atletas estrangeiros de ponta.

 

NewsPress / Clipping  /  COMUNIQUE-SE  , quinta, 21  de maio de 2009
 
 

   

Pentatlo testa a nova regra na AMAN

(Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil – Comunique-se – ) Pentatlo testa a nova regra
sábado com a Copa AMAN

Yane Marques é a principal atração da prova que uniu o tiro e a corrida

Rio, – A VII Copa AMAN de pentatlo moderno será realizada depois de amanhã, sábado ( dia 23 ) ,na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, com a participação dos principais pentatletas brasileiros, destaque para a pernambucana Yane Marques que é a favorita da competição. A prova começará às 8 horas, com entrada franca, e será a primeira realizada no Brasil com a nova regra do esporte que uniu as provas de tiro e corrida num único evento ( chamado evento combinado ), o que contribuiu para dar uma nova dinâmica ao esporte, tornando-o mais atraente, especialmente para o público. Assim, o pentatlo agora começa com a esgrima, passando para a natação seguida do hipismo ficando a decisão na corrida mas interlacada com o tiro a cada mil metros.

Participarão da competição atletas do Rio, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Ceará e o novo formato da prova servirá também como forma de treinamento para os organizadores visando a final da Copa do Mundo ,em setembro próximo ,que será disputada no Rio, no Complexo de Deodoro.

Mais informações :

Sérgio Cavalcanti ( [email protected] ) tel. (21) 2512-6934

NewsPress / Clipping  /  DIÁRIO DE PERNAMBUCO  , quinta, 21  de maio de 2009

 
 
Diario de Pernambuco

Quinta-feira
21 de maio de2009

 

Favoritismo no novo pentatlo

Seis pernambucanos, entre eles Yane Marques, disputam neste fim de semana o Nacional

Ana Paula Santos
[email protected]



O primeiro teste do pentatlo moderno com o novo formato, onde agora a corrida se intercala com a prova do tiro, vai acontecer neste fim de semana na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende, no Rio de Janeiro.

Equipe pernambucana que representará o estado no Brasileiro com as novas regras do pentatlo. Foto: Júlio Jacobina/DP/D. A Press
O encontro com a prova combinada será durante as disputas do Campeonato Brasileiro, que vai reunir atletas de São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e Pernambuco. E assim como ocorreu no ano passado, a delegação estadual vai com a sua força máxima (os seis atletas foram inscritos). Yane Marques, primeira representante do Brasil na história das Olimpíadas, é a atual campeã nacional. Nesta primeira aparição em 2009 no país, terá como companheiro de prova o namorado Aloisio Sandes, que vem praticando o pentatlo há um ano e cinco meses.

Há mais de quatro anos juntos, Yane, 25 anos, e Aloisio, 24, nem sempre treinam no mesmo horário. Com a agenda repleta de compromissos, o casal tenta conciliar. Ontem de manhã, por exemplo, ambos levantaram maiscedo da cama e por volta das 5h já estavam treinando corrida e tiro. Por volta das 7h, Yane, juntamente com Larissa Lellys já se reunia no quartel onde as duas fazem parte do projeto de sargento temporário. Aloisio, por sua vez, permaneceu no Caxangá Golf & Country Club se exercitando na piscina e nas aulas de equitação. "Na medida do possível trocamos informações e sempre que necessário passo umas dicas. Ele trabalha muito e nem sempre podemos estar lado a lado no treinamento", contou Yane.

Aloisio se esforça e tenta assimilar as informações passadas pelo instrutor de equitação, coronel Weldon Nogueira. "A maior dificuldade que eles encontram é com o conjunto cavalo/cavaleiro. Nas outras provas, eles dependem exclusivamente deles, mas no hipismo tem o cavalo. Precisamos diversificar o animal, pois na hora da competição eles são sorteados", explicou Weldon.

Favoritos – A delegação de Pernambuco segue para o Rio amanhã e leva na bagagem o status de grande favorita. No ano passado, o pódio foi estadual, com Yane, Larissa, Priscila Oliveira e Paula Souza, ocupando, respectivamente, as quatros primeiras colocações. No masculino, Michael Cunningham, que vinha de lesão, e Aloisio – então, estreante em competições – obtiveram a quarta e a sétima posição.

A competição vai servir para ranquear os atletas nacionais. Na ocasião, será discutido se o ranking será zerado em virtude da mudança no formato de disputa da prova. "Isso vai ser levado para apreciação, mas não deve mudar muito coisa", adiantou Rafaela Waked, técnica dos pernambucanos. Anteriormente, as provas do tiro e corrida aconteciam separadamente. Com a alteração, elas passaram a ser combinadas. O atleta faz um 1 km de corrida e vai ao stand de tiro, onde fará cinco disparos. Ao todo, serão 3 km correndo e 15 tiros efetuados. De acordo com a nova regra, a prova de esgrima abre a competição, seguida pela natação, equitação, tiro e corrida.

 
NewsPress / Clipping  / Site oficial de RESENDE   , quinta, 21  de maio de 2009
 
Site oficial de
  resende
 
 

VII Copa AMAN de Pentatlo Moderno

Publicado por Pedro Luz (Visite o site!)

Acontecerá na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende-RJ, no próximo dia 23 de maio, a VII Copa AMAN de Pentatlo Moderno, primeira competição nacional do calendário da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no corrente ano.
A Copa AMAN é a competição que, tradicionalmente, abre o calendário da CBPM e nessa sétima edição do evento, os organizadores esperam que se confirme a expectativa de um expressivo número de participantes, uma vez que o Pentatlo Moderno tem conquistado um número maior de praticantes no Brasil (antes, praticamente restrito aos militares, em razão das peculiaridades das provas e da disponibilidade de locais de treinamento), principalmente depois que a brasileira Yane Marques conquistou o título de campeã individual da última edição dos Jogos Pan Americanos, realizados no Rio de Janeiro em 2007. Também a boa participação da atleta pernambucana nos Jogos Olímpicos de Pequim, classificando-se entre as 20 melhores atletas do mundo, tudo isso tem colaborado para divulgar um pouco mais o nome dessa modalidade, ainda desconhecida de muitos brasileiros. A pernambucana Yane já confirmou sua participação no evento.
O Pentatlo Moderno, no final do ano de 2008, passou por uma mudança significativa na sua forma de disputa, mudança essa que uniu as provas de tiro e corrida num único evento (chamado evento combinado), o que contribuiu para dar uma nova dinâmica ao esporte, tornando-o mais atraente, principalmente para o público que o acompanha.
A ordem das provas é a seguinte: esgrima (espada), natação (200m livres), hipismo e o evento combinado (corrida e tiro).
A VII Copa AMAN, vem confirmar uma parceria que já se tornou tradicional para o esporte, entre a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) e a Federação de Pentatlo Moderno do Estado do Rio de Janeiro (FPMERJ), esta última como sendo a responsável pela parte operacional do evento.
A realização da Copa AMAN conta com a excelente estrutura proporcionada pela Academia Militar, reconhecidamente um dos melhores locais para a prática do Pentatlo Moderno em todo mundo (opinião da qual compartilham muitos atletas estrangeiros de ponta), em razão da escola contar com todas as instalações e espaço necessários para o treinamento das cinco modalidades que compõe o Pentatlo Moderno.
Já confirmaram presença na competição, atletas vindos dos estados de Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro.
Segundo o Tenente Coronel Celso Sasaqui, Vice Presidente e Diretor Técnico da CBPM, a realização da Copa AMAN já no novo formato preconizado pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), com o evento combinado; também servirá como forma de treinamento para os organizadores da competição, que poderá ser usado no futuro, mais precisamente, em 2016, no caso do Rio de Janeiro ser escolhida como cidade-sede dos Jogos Olímpicos.
A VII Copa AMAN tem seu início previsto para as 08:00hs. do sábado, dia 23 de maio, na Seção de Educação Física da Academia Militar das Agulhas Negras, localizada na altura do Km 306 da Rodovia Pres. Dutra, na cidade de Resende – RJ. A entrada para assistir a competição é franca.

 

 

NewsPress / Clipping  / Site oficial da ACADEMIA MILITAR DAS AGULHAS NEGRAS  , quinta, 21  de maio de 2009

Destaques

  •  

 
 


VII Copa AMAN de Pentatlo Moderno Imprimir E-mail
19/05/2009

     Acontecerá na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende-RJ, no próximo dia 23 de maio, a VII Copa AMAN de Pentatlo Moderno, primeira competição nacional do calendário da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no corrente ano.

     A Copa AMAN é a competição que, tradicionalmente, abre o calendário da CBPM e nessa sétima edição do evento, os organizadores esperam que se confirme a expectativa de um expressivo número de participantes, uma vez que o Pentatlo Moderno tem conquistado um número maior de praticantes no Brasil (antes, praticamente restrito aos militares, em razão das peculiaridades das provas e da disponibilidade de locais de treinamento), principalmente depois que a brasileira Yane Marques conquistou o título de campeã individual da última edição dos Jogos Pan Americanos, realizados no Rio de Janeiro em 2007. Também a boa participação da atleta pernambucana nos Jogos Olímpicos de Pequim, classificando-se entre as 20 melhores atletas do mundo, tudo isso tem colaborado para divulgar um pouco mais o nome dessa modalidade, ainda desconhecida de muitos brasileiros. A pernambucana Yane já confirmou sua participação no evento.

     O Pentatlo Moderno, no final do ano de 2008, passou por uma mudança significativa na sua forma de disputa, mudança essa que uniu as provas de tiro e corrida num único evento (chamado evento combinado), o que contribuiu para dar uma nova dinâmica ao esporte, tornando-o mais atraente, principalmente para o público que o acompanha.

     A ordem das provas é a seguinte: esgrima (espada), natação (200m livres), hipismo e o evento combinado (corrida e tiro).

     A VII Copa AMAN, vem confirmar uma parceria que já se tornou tradicional para o esporte, entre a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) e a Federação de Pentatlo Moderno do Estado do Rio de Janeiro (FPMERJ), esta última como sendo a responsável pela parte operacional do evento.

     A realização da Copa AMAN conta com a excelente estrutura proporcionada pela Academia Militar, reconhecidamente um dos melhores locais para a prática do Pentatlo Moderno em todo mundo (opinião da qual compartilham muitos atletas estrangeiros de ponta), em razão da escola contar com todas as instalações e espaço necessários para o treinamento das cinco modalidades que compõe o Pentatlo Moderno.

     Já confirmaram presença na competição, atletas vindos dos estados de Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Ceará e Rio de Janeiro. 

     Segundo o Tenente Coronel Celso Sasaqui, Vice Presidente e Diretor Técnico da CBPM, a realização da Copa AMAN já no novo formato preconizado pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), com o evento combinado; também servirá como forma de treinamento para os organizadores da competição, que poderá ser usado no futuro, mais precisamente, em 2016, no caso do Rio de Janeiro ser escolhida como cidade-sede dos Jogos Olímpicos.

     A VII Copa AMAN tem seu início previsto para as 08:00hs. do sábado, dia 23 de maio, na Seção de Educação Física da Academia Militar das Agulhas Negras, localizada na altura do Km 306 da Rodovia Pres. Dutra, na cidade de Resende – RJ. A entrada para assistir a competição é franca.

Última Atualização ( 19/05/2009 )


 
 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro