» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Com folga, Yane Marques vai para final do Mundial

10/05/2012 09h07
CBPM


Brasileira foi a primeira de seu grupo na semifinal do torneio, sendo a 6ª melhor dentre todas as 77 competidoras. Priscila Oliveira não conseguiu avançar no 18º lugar de sua bateria

Yane Marques fez bonito e está na final do Campeonato Mundial Sênior de Pentatlo Moderno de 2012, em Roma. A brasileira garantiu um dos 36 lugares na grande decisão do torneio no sábado, depois somar 4.084 pontos e liderar a qualificação de seu grupo de 26 pentatletas. Dentre todas as 77 competidoras dos 32 países representados na semifinal feminina desta quinta-feira, a pernambucana teve o sexto melhor desempenho.

A outra brasileira na disputa da Itália, Priscila Oliveira, não conseguiu avançar para a grande decisão com os 3.836 pontos conquistados. A pentatleta se despediu da competição ao ficar na 18ª posição de sua bateria de 26 nomes. Para garantir a vaga, ela precisaria estar entre as 12 primeiras, já que as competidoras estavam divididas em três grupos.

As atletas do centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife e suas 75 adversárias passaram pela prova de natação no Clube Aquaniene. A arena foi construída em 2009 especialmente para o Mundial de Esportes Aquáticos daquele ano. Na piscina, Yane fechou os 200 metros estilo livre em 2min13s61, o quarto melhor desempenho do Grupo C e que lhe rendeu 1.200 pontos. Priscila nadou em 2min15s83, o terceiro tempo de sua bateria (1.172).

No Hipódromo Tor di Quinto, elas passaram pelas outras três provas da semifinal desta quinta (esgrima e o evento combinado de tiro e corrida). O hipismo ficou de fora, já que se tratava de uma etapa de qualificação e não uma final ou disputa de revezamento.

Por lá, elas começaram pela esgrima. Yane venceu 16 duelos com a espada, o quinto melhor resultado de sua bateria, conquistando 936 pontos. Priscila saiu vitoriosa de 13 duelos, fazendo o 13º melhor desempenho do Grupo B (840).

No evento combinado de tiro e corrida, Yane cruzou a linha de chegada depois de 12min43s4. Foi o 17º melhor resultado de sua qualificação, lhe garantindo 1.948 pontos. Priscila terminou as três séries de cinco acertos de tiro, intercaladas com os três mil metros de corrida, em 13min14s33, resultado que foi o 21º dentre suas adversárias (1.824).

Surpresas na Itália

Este é o quarto dia do Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno, em Roma. Os três primeiros dias do torneio foram dedicados aos revezamentos. As mulheres encaram a disputa da estreia, onde a Alemanha levou a medalha de ouro, a China a prata e a Inglaterra o bronze.

Na terça-feira, foi a vez dos homens encararem o seu ‘relay’. Entre eles, a Coreia do Sul levou a melhor, subindo para o lugar mais alto do pódio. A Alemanha ficou em segundo lugar e a Rússia em terceiro. No revezamento misto, na quarta, Ucrânia ficou com o ouro, Rússia com a prata e China o bronze.

Na estreia das disputas individuais nesta quinta-feira, Yane foi a única pentatleta sul-americana a se classificar para a grande decisão entre elas. No sábado, de todo o continente americano, estarão somente a brasileira, a canadense Melanie Mccann e a norte-americana Michelle Kelly. No campeonato do ano passado, na Rússia, a pernambucana ficou em sétimo lugar.

Nas disputas de hoje, a ucraniana Victoria Tereshuk foi responsável por protagonizar uma das maiores surpresas da competição até agora. A atual campeã mundial e terceira no ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) não conseguiu garantir vaga entre as 36 finalistas do torneio. Competindo no grupo de Yane, ela fechou o dia em 16º, com 3.868 pontos.

Quem também ficou de fora da final de sábado foi a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro passado, no México, a norte-americana Margaux Isaksen. Ela ficou em 16º no Grupo A, com 3.876 pontos.

Na Itália, as 77 pentatletas da semifinal feminina desta quinta também viram Anastasiya Prokopenko quebrar sua própria Marca na última prova. A bielorurssa baixou o próprio tempo do recorde mundial dos 15 acertos de tiro esportivo do evento combinado. Agora, ela é a mais rápida do mundo nas três sequências de disparos com o tempo de 30s1. O recorde anterior era de 30s4 e tinha sido conquistado na primeira etapa da Copa do Mundo deste ano, em março, nos Estados Unidos.

Nesta sexta-feira, tem mais Brasil no Campeonato Mundial de Roma. Danilo Fagundes encara a semifinal masculina, ao lado de 105 pentatletas de 39 países. Eles estarão divididos em três grupos e o carioca vai ficar na qualificação B, enfrentando 34 adversários diretos. Assim como nesta quinta, os 12 melhores de cada grupo se classificam para a final, que no caso deles, será no domingo.

De todo o continente americano, estão Danilo, quatro argentinos, dois chilenos, um venezuelano, quatro mexicanos, quatro norte americanos e um canadense. Este será o primeiro Mundial Sênior de que o atual campeão Brasileiro e número um do ranking nacional participa.

Nas finais deste fim de semana, além da hegemonia da modalidade com as medalhas de ouro, prata e bronze, estão em jogo seis vagas para os Jogos Olímpicos de Londres (três em cada gênero).

SAIBA MAIS

Brasil terá três representantes no Mundial de Roma
Pentatlo Moderno tem vagas em aberto para Londres 2012
Yane Marques fica em 5º na Copa da Rússia
Yane Marques fica em 5º na Copa do Rio
Yane Marques fica em 10º na Copa dos Estados Unidos

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro