» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

COI aprova novo formato do Pentatlo Moderno para os Jogos Olímpicos

A partir de Paris 2024, modalidade terá duração de 1h30 e não mais as atuais cerca de 4h

16/06/2021 08h58
Odenir Fonseca

Novo formato será implementado a partir de Paris 2024

O Pentatlo Moderno terá um novo formato nos Jogos Olímpicos a partir de Paris 2024. A mudança foi aprovada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) após ser proposta pela federação internacional da modalidade, a UIPM. Com isso, o tempo de duração das disputas principais do esporte nas Olimpíadas será de 1h30. Atualmente, ele chega a cerca de 4 horas.

A ideia do novo formato é transformar as provas do Pentatlo Moderno mais atrativa para o público presente nas arenas e para quem assiste de casa. Para a UIPM, o modelo garantirá um evento compacto e sustentável, com um fluxo de competição curto e dinâmico, alinhado com a evolução geral do esporte.

“Em nome do conselho executivo da UIPM, expresso minha gratidão ao conselho executivo do COI por aprovar e reconhecer nossa inovação e determinação em agregar valor aos Jogos Olímpicos por meio desse novo formato dinâmico”, agradeceu o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.

Semifinais e finais

Com o novo formato, a modalidade passará a ter semifinais e finais nas Olimpíadas e não mais uma única disputa. O evento decisivo, que atualmente reúne todos os 36 classificados em evento individual, vai reunir apenas 18 pentatletas. Os 36 pentatletas olímpicos participam da semifinal.

Na final, as provas serão disputadas na seguinte ordem e com a respectiva duração:

  1. Hipismo: 20 minutos
  2. Esgrima: 15 minutos
  3. Natação: 10 minutos
  4. Laser-run (corrida e tiro): 15 minutos

Entre os saltos com o cavalo e a luta com a espada haverá um intervalo de cinco minutos. Da esgrima aos 200 metros estilo livre da natação a pausa será de 10 minutos. Já entre a prova na piscina e as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro a laser no alvo do laser-run serão mais 15 minutos.

‘Uma nova era’

Atualmente, a disputa do Pentatlo Moderno nos Jogos Olímpicos acontece em três dias. O primeiro deles é destinado à esgrima tradicional, com todos os pentatletas se enfrentando entre si. No segundo e terceiro dias acontecem, nessa ordem, a natação, a esgrima bônus, o hipismo e o laser-run, com um dia para cada gênero.

“Estamos ansiosos para trabalhar com o departamento de esportes do COI, as emissoras e o Comitê Organizador Paris 2024 para garantir que nosso esporte seja apresentado da melhor maneira possível em Versalhes, Paris, daqui a três anos”, destacou Schormann.

O novo formato vinha sendo testado pela UIPM desde setembro do ano passado. A federação realizou três eventos testes para avaliar o modelo, o mais recente deles no fim de abril, na Hungria.

“Uma nova era para nosso esporte olímpico central começará no local de nascimento de nosso fundador, o Barão Pierre de Coubertin, em 2024”, lembrou o presidente da UIPM, sobre o francês que deu origem ao Pentatlo Moderno e aos Jogos Olímpicos da Era Moderna.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro