» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

CBPM completa 12 anos e celebra PentaJovem

21/10/2013 12h27
CBPM


Em apenas três meses de aplicação de recursos de um convênio com Ministério do Esporte, entidade já colhe resultados

Não tem aquela máxima da propaganda brasileira de que o aniversário é ‘nosso, mas quem ganha é você’?! Pois a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) também está podendo dizer o mesmo. No caso dela, quem ganha são os pentatletas do país. Neste 21 de outubro, a entidade completa 12 anos de existência e de bons serviços prestados ao esporte nacional e à centenária modalidade olímpica que reúne esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro a laser e corrida.

Um dos presentes que a Confederação celebra ao completar 12 anos é o fortalecimento e o recente investimento no PentaJovem, projeto que mantém há mais de quatro anos para a revelação e formação de novos nomes no Pentatlo Moderno. Funcionando no Rio de Janeiro – tanto no centro de treinamento existente na capital do estado quanto em Resende, na Região Sul Fluminense -, em Pernambuco e em São Paulo – em Indaiatuba e com expansão para Santos ainda neste mês -, o PentaJovem já se tornou o carro-chefe da entidade.

Com grandes representantes já formados pelo projeto, como o carioca William Muinhos e a pernambucana Brenna Lima, o PentaJovem celebra neste ano o convênio que a Confederação assinou com o Ministério do Esporte para aplicação de R$ 7,8 milhões ao longo de dois anos em sua versão carioca. O objetivo principal dos recursos é de quase triplicar o número de atendidos pelo PentaJovem-RJ, saindo dos 35 no início deste ano para 100 em 2015.

A meta já está perto de ser alcançada, já que antes de completar o terceiro mês de implantação do convênio, o número de atletas no projetou saltou de 35 para mais de 70 em suas instalações no Parque Olímpico de Deodoro. Tudo isso graças aos benefícios que os recursos do governo federal estão levando ao centro de treinamento da Confederação no Rio.

“O projeto PentaJovem estava limitado por diversos fatores, como número de técnicos insuficientes e a incapacidade de remunerar uma equipe multidisciplinar. Somava-se a isso a impossibilidade de oferecer almoço para os atletas que treinam em horário integral. Tudo isso impedia que o centro de treinamento de Deodoro atendesse mais do que 35 atletas”, destaca Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno.

Os recursos do Ministério do Esporte, que não vão modificar a atual estrutura física do CT, que já atende aos pentatletas com ótimas condições, estão sendo investidos diretamente no dia a dia dos competidores. A ideia é fazer do local um centro de excelência para o Pentatlo Moderno no país.

Os pentatletas estão se beneficiando com a compra de material novo para os cinco esportes da modalidade; vão passar a contar com uma equipe multidisciplinar de médicos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, técnicos e outros; terão alimentação em dias de treinamento em horário integral; e, além disso, vão participar de competições internacionais de diversas categorias com o custeio de passagens e hospedagem.

Se esses primeiros 12 anos foram promissores para a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno, o que dirá dos próximos?!

VEJA TAMBÉM

Brasil conquista 6 medalhas em torneio argentino
Disputa acirrada marca o Brasileiro de 2013
Projeto PentaJovem: Formando outras Yanes 

 

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro