» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiros sobem em novo ranking mundial

11/03/2011 18h24
CBPM

Os pentatletas do Brasil comemoraram o novo ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), divulgado no início de março. Tanto no masculino quanto no feminino, os atletas brasileiros da modalidade olímpica que envolve Esgrima, Natação, Hipismo e Corrida-Tiro (evento combinado) subiram posições.

O sucesso na nova relação ocorreu mesmo sem a União Internacional considerar ainda os resultados da etapa norte-americana da Copa do Mundo, realizada no fim de fevereiro, em Palm Springs. Na competição, os brasileiros tiveram a melhor participação em uma edição da competição.

“O Pentatlo Moderno no Brasil está colhendo antecipadamente os frutos do trabalho de renovação e de aprimoramento dos treinamentos”, comemora Hélio Meirelles Cardoso, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

Dentre as mulheres no ranking, nossa principal atleta, Yane Marques, com seus 164 pontos manteve a sétima colocação da lista encabeçada pela alemã Lena Schoneborn (210 pontos). A diferença entre a pernambucana e a sexta colocada, a russa Evdokia Gretchichnikova, é de apenas 5 pontos.

Logo depois de Yane, outra pernambucana se destaca no ranking mundial. Com seus 76 pontos, Priscila Oliveira subiu 10 posições, deixando o 50º lugar para assumir o 40º. A paraibana Larissa Lellys vem logo atrás, na 48º colocação (83 pontos). Salto de 5 posições em relação ao ranking anterior. Completando as atletas brasileiras, a jovem Mariana Laporte, 18 anos, saiu da 84ª posição para a 82ª com seus 33 pontos.

Nova classificação para Sul-Americano

Já no ranking masculino, os brasileiros ganharam diversas posições. No entanto, além do melhor desempenho dos atletas, houve uma correção no critério da contagem dos pontos do Campeonato Sul-Americano, de agosto passado.

“No último ranking, A UIPM tinha mudado a categoria do Sul-Americano, considerando-o uma competição de nível 4, onde o campeão somava 20 pontos ao ranking. Mas agora, voltou atrás e o torneio retoma seu nível 3, dando 40 pontos ao medalhista de ouro”, ressalta Celso Sasaqui, vice-presidente da CBPM.

Sendo assim, Daniel Santos se mantém como o brasileiro mais bem colocado. O gaúcho ganhou 10 lugares em relação à última relação, se tornando o dono da 41ª posição (99 pontos). Dentre todos os atletas masculinos da União Internacional, o russo Aleksander Lesun está no topo com 198 pontos.

Também subindo 10 posições, Luis Magno é o segundo pentatletla brasileiro mais bem classificado pela UIPM. O carioca passa a ocupar a 53ª colocação (87 pontos), seguido do jovem William Muinhos, que com apenas 17 anos, ganhou 14 lugares desde o último ranking. O conterrâneo de Magno está no 72º lugar (62 pontos).

Na lista dos brasileiros que mais ganharam posições tanto em relação ao feminino quanto ao masculino, estão Mcdonnell Maieron e Aloísio Sandes. Enquanto o primeiro subiu 21 posições, ficando na 95ª colocação (40 pontos), o segundo ultrapassou 46 atletas até chegar a 110º da lista com 33 pontos.

Completam a relação masculina de brasileiros, Wagner Romão (124ª posição e 25 pontos), Danilo Fagundes (133ª e 23 pontos) e Edison Masache (145ª e 20 pontos).


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro