» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiros participam do revezamento da Copa RJ

24/03/2013 01h58
CBPM


Danilo Fagundes e Priscila Oliveira competiram com outras 15 duplas e ficaram em 9º na disputa que encerrou o torneio neste domingo, 24; Rússia conquistou o ouro

A segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, disputada no Rio de Janeiro desde quarta-feira, 20, chegou ao fim neste domingo, 24. O último dia do torneio foi dedicado ao revezamento misto, que contou com duplas de 16 países. O Brasil ficou em 9º com Danilo Fagundes e Priscila Oliveira, que somaram 5.356 pontos. Os dois foram os melhores atletas do continente americano, deixando para trás os argentinos, os mexicanos e os guatemaltecos. Eles ainda ficaram à frente dos atletas da República Tcheca, Inglaterra, China e Japão.

O carioca Danilo Fagundes é o atual número 1 do ranking nacional e foi revelado no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) realiza na capital fluminense e em Recife para formar novos nomes na modalidade. Já Priscila Oliveira, atual tricampeã Brasileira, faz parte da ‘trinca de ouro’ do centro de treinamento da modalidade em Pernambuco. ‘Título’ que ainda reúne Yane Marques e Larissa Lellys.

O pódio da disputa deste domingo contou com dois medalhistas olímpicos. O ouro ficou com os russos Aleksander Lesun (número 1 do ranking mundial) e Ekaterina Khuraskina, que somaram 5.736 pontos. A prata foi para os ucranianos Victoria Tereshuk (bronze em Pequim 2008) e Ruslan Nakonechnyi (5.696); e o bronze para os lituanos Elena Rublevska (prata em Atenas 2004) e Deniss Cerkovskis (5.592). Foi a segunda medalha de Cerkovskis na Copa do Rio. Ontem na final masculina, ele ficou com o 2º lugar.

Tradicional nos mundiais de Pentatlo Moderno, o revezamento misto estreia na Copa do Mundo da modalidade na temporada de 2013 do torneio. A primeira disputa aconteceu há um mês na primeira etapa da competição, nos Estados Unidos. Ela continuará nas próximas duas qualificações da competição (China e Hungria) e também na grande Final (Rússia).

Assim como nos outros dias da Copa do Rio, as disputas do revezamento neste domingo aconteceram no Centro Nacional de Pentatlo Moderno Coronel Eric Tinoco Marques, que fica no Complexo Esportivo de Deodoro, na Zona Oeste da cidade. Lá, os 32 pentatletas inscritos enfrentaram as cinco provas da modalidade: esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida.

Como ocorrem em todas as competições, o dia começou pela esgrima. Nela, os brasileiros tiveram o 13º melhor desempenho depois de vencerem, juntos, 22 duelos e conquistarem 680 pontos. Na natação, eles fizeram o 8º melhor tempo nos 200 metros estilo livre (1.328). No hipismo, a dupla fez a 7ª melhor apresentação de saltos com o cavalo (1.072). Já no evento combinado, eles ‘voaram baixo’ terminando as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro no 3º melhor tempo, 12min11s30, o que lhes rendeu 2.276 pontos.

Hungria encabeça quadro de medalhas

Durante os cinco dias de disputas da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Rio de Janeiro passaram pelas arenas da modalidade na capital fluminense 135 pentatletas. Eles vieram de 36 países, abrangendo os cinco continentes.

O quadro geral de medalhas foi encabeçado pela Hungria, que conquistou um ouro (Adam Marosi, na disputa individual masculina) e um bronze (Zsofia Foldhazi, na individual feminina). Estados Unidos e Rússia vêm logo depois com um ouro cada. Os norte-americanos com o primeiro lugar de Margaux Isaksen na finalíssima das mulheres e os russos pelo ouro de hoje no revezamento misto.

Letônia é a 4ª com uma prata e um bronze. Lituânia e Ucrânia dividem o 5º lugar com uma prata cada e França encerra a lista com um bronze.

Agora, a Copa do Mundo segue para a Chengdu, na China, onde realiza sua terceira etapa, 17 a 21 de abril. Depois é a vez de Budapeste (Hungria), receber o torneio para a quarta qualificação, de 8 a12 de maio. A grande Final, que reúne os 36 melhores competidores dentre todas as etapas, será realizada nos dias 31 de abril e 1º e 2 de maio, em Níjni Novgorod (Rússia).

OS CAMPEÕS DA COPA DO RIO

Feminino

OURO – Margaux Isaksen (EUA)
PRATA – Laura Asadauskaite (Lituânia)
BRONZE – Zsofia Foldhazi (Hungria)

Masculino

OURO – Adam Marosi (Hungria)
PRATA – Deniss Cerkovskis (Letônia)
BRONZE – Valentin Prades (França)

Revezamento misto

OURO – Aleksander Lesun e Ekaterina Khuraskina (Rússia)
PRATA – Ruslan Nakonechnyi e Victoria Tereshuk (Ucrânia)
BRONZE – Deniss Cerkovskis e Elena Rublevska (Letônia)


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro