» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiros encaram disputa masculina no Pan

16/10/2011 10h02
CBPM


Luis Magno e Wagner Romão enfrentaram adversários continentais neste domingo, terminando a competição em 11º e 12º, respectivamente

Durante todo o dia deste domingo, 16, Luis Magno e Wagner Romão foram os nomes brasileiros na disputa masculino do Pentatlo Moderno nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Assim como Priscila Oliveira e a medalha de prata Yane Marques neste sábado, os pentatletas passaram pela esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida no Clube Hípica, instalação a cerca de 20 km do centro da cidade do Pan.

Ao final do dia, Magno terminou em 11º depois de somar 5.336 pontos e Romão veio logo atrás, em 12º, com 5.292. A medalha de ouro foi para o mexicano Oscar Soto (5.728), a primeira do país anfitrião na festa. A prata ficou com o guatemalteco Andrei Gheorghe (5.672) e o bronze com o chileno Esteban Bustos (5.656).

Além do pódio, os três ainda garantiram presença como um dos 36 pentatletas que vão competir nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem. A quarta vaga em jogo foi para o norte-americano Dennis Bowsher (5.644), quarto lugar na competição.

A disputa contou com a participação de 27 atletas de 13 países (Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Cuba, Equador, Estados Unidos, Guatemala, México, Panamá, República Dominicana, Venezuela e Uruguai). Como manda o regulamento internacional da modalidade, as provas começaram pela esgrima.

Na luta com a espada, Wagner Romão foi o melhor brasileiro com 13 vitórias e 11 derrotas. Fez o 11º resultado do confronto, somando 856 pontos. Luis Magno foi o 18º, ganhando 10 duelos e perdendo 14 (736).

Na natação, os dois brasileiros deram um show, ficando atrás apenas do norte-americano Dennis Bowsher, que nadou os 200 metros livre em 2min03s84. Magno deu suas braçadas em 2min06s91, levando 1.040 pontos, enquanto Romão cravou os 2min07s22 (1.036).

No hipismo, montando o cavalo huraño, o mesmo utilizado por Yane no sábado, Magno fez a 12ª melhor apresentação da prova, derrubando apenas um obstáculo, o que lhe garantiu 1.176 pontos. Usando o intimidad em sua série, Romão conseguiu o 19º desempenho, deixando duas barras no chão (1.056).

Os brasileiros largaram na última prova da disputa, o evento combinado, pouco mais de um minuto depois do então líder, o guatemalteco Nikkos Papadopolo. Magno saiu 1min05s depois do início da etapa e concluiu suas três séries de cinco acertos de tiro intercaladas com três mil quilômetros de corrida em 11min53s62. Foi o 9º desempenho, que lhe rendeu 2.144 pontos. Romão largou um segundo depois, em 1min06s, cruzando a linha de chegada 12min03s53 depois, levando 2.104 pontos no 13º melhor resultado.

Dos quatro pentatletas brasileiros que foram ao México, a pernambucana Yane Marques garantiu uma das vagas olímpicas em jogo, em sua disputa, no sábado. Priscila Oliveira, Luis Magno e Wagner Romão terão outras duas chances de se garantir em Londres 2012. A primeira delas será no Campeonato Mundial do ano que vem, que será realizado em Maio, na Itália, quando seis atletas (três em cada gênero) conquistarão o direito de competir na capital inglesa.

A segunda será pelo ranking mundial da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) de junho do ano que vem. Na ocasião, 13 atletas da classificação feminina e 12 da masculina terão seus passaportes carimbados para os Jogos da Inglaterra.

Bem antes disso, já no fim do mês, Luis Magno será o único brasileiro na disputa para ser o Campeão dos Campeões, torneio que será realizado na Sicília, na Itália. O brasileiro foi credenciado para o evento por causa do título sul-americano, conquistado em junho passado, no Rio de Janeiro.

O ano do pentatleta não para por aí. Em dezembro, ele se junta à Romão, Priscila, Yane e a outros brasileiros para a disputa do Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno, com competições em todas as categorias.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro