» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiros embarcam para Norceca na Guatemala

27/03/2012 23h25
CBPM

Competição destinada a países das Américas do Norte e Central fará edição ‘open’ para receber estrangeiros. O Brasil terá cinco representantes

Depois da edição carioca da Copa do Mundo, encerrada no último dia 18, o Pentatlo Moderno brasileiro já tem um novo desafio: o Campeonato Norceca de 2012. A competição é o torneio continental dos países das Américas do Norte e Central, mas como fará edição ‘open’, receberá atletas estrangeiros. As disputas de esgrima, natação, hipismo e do evento combinado de tiro e corrida acontecerão neste fim de semana, nos dias 31 de março e 1º de abril, na Cidade da Guatemala, capital guatemalteca.

No país da América Central, o Brasil terá cinco representantes: Amanda Turute, Danilo Fagundes e William Muinhos, dos centros de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) no Rio de Janeiro, e Felipe Nascimento e Priscila Oliveira, de Pernambuco. Todos eles participaram da Copa do Mundo na capital fluminense, há poucos dias, e embarcam nesta quinta-feira, dia 29, rumo à Guatemala.

“Espero representar o país da melhor forma possível, desempenhar bem todas as provas e o principal: pontuar bastante”, torce Priscila Oliveira, que está em busca de uma das 16 vagas do Pentatlo Moderno em aberto para os Jogos Olímpicos de Londres.

Mesmo não conseguindo se classificar para a final da Copa do Rio, a pernambucana se surpreendeu com seu resultado na competição. “Fiquei triste, mas vi que sou capaz sim de estar dentro de próximas finais”, resume, constatando uma melhora de seus resultados em relação à edição norte-americana do torneio, uma semana antes.

Ao lado de Amanda Turute, Priscila vai enfrentar a disputa feminina no sábado, 31. No domingo, 1º de abril, é a vez dos homens encararam sua final. Danilo Fagundes, atual campeão brasileiro, se diz focado para a competição. O carioca revelado no PentaJovem – projeto que a CBPM mantém há três anos no Rio em Recife para a formação de novos nomes na modalidade – conta que dará o seu melhor para conseguir uma medalha.

“Foi muito bom ter ganhado o título de campeão Brasileiro de 2011, mas o brilho da conquista está em minha memória e na história. Agora, só penso em treinar para conquistar mais títulos e bater recordes”, vislumbra o pentatleta, melhor brasileiro na disputa masculina da Copa do Mundo do Rio.

Na última edição do Campeonato Norceca, no México – que foi o Pré-Pan da modalidade para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara -, Danilo conquistou, ao lado do jovem William Muinhos, a medalha de prata no revezamento masculino da competição. O resultado foi mais uma constatação de que o Pentatlo Moderno brasileiro tem se consolidado de forma destacada internacionalmente.

“Esse ano não vai ter o ‘relay’. No individual é um pouco mais difícil e estou indo para melhorar os resultados individuais”, conta William, de 18 anos, também fruto do PentaJovem-RJ.

Assim como ele, Felipe Nascimento também vai para o Norceca 2012 com a pretensão de melhorar suas marcas pessoais. Na Copa do Rio, o pernambucano de 18 anos veio logo atrás de Danilo Fagundes na classificação geral masculina. O desempenho no torneio da capital fluminense foi uma agradável surpresa.

“Tinha consciência de que estava bem preparado para a competição, mas não esperava um resultado tão bom assim, principalmente na esgrima. Mas tenho a consciência de que tenho muito o que melhorar”, analisa Felipe.

Na Guatemala, a jovem revelação do PentaJovem-PE vai para as disputas com o mesmo pensamento que chegou na Copa do Rio: “fazer o melhor e adquirir o máximo de experiência possível”.


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro