» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiro de 2011 terá recorde de participantes

01/12/2011 09h50
CBPM

Competição acontece no próximo dia 6, em Resende, na Região Sul Fluminense, com a maior quantidade de estados representados e disputas em todas as categorias da modalidade

Após um calendário intenso de competições em 2011, a cidade de Resende, no Sul do Estado do Rio de Janeiro, será a última parada do Pentatlo Moderno brasileiro na próxima terça-feira, 6 de dezembro. O município recebe o Campeonato nacional da modalidade, com recorde de inscritos e de estados representados. Serão cerca de 115 pentatletas de regiões de Norte a Sul do país: Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.

A competição acontecerá na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém um centro de treinamento. Todas as disputas da esgrima, natação, hipismo e do evento combinado de tiro e corrida vão acontecer em locais muito próximos, o que facilitará o deslocamento dos pentatletas entre uma prova e outra.

Além de pontos para o ranking nacional, estarão em jogo a hegemonia da modalidade no país e a oportunidade de competir ao lado dos principais nomes do Pentatlo Moderno brasileiro. Todas as categorias terão disputas: Sênior (para atletas a partir de 22 anos), Júnior (19 a 21), Jovem A (17 e 18), Jovem B (15 e 16), Jovem C (13 e 14), Jovem D (11 e 12) e Jovem E (10 anos ou menos).

Mas a relação idade-categoria terá uma peculiaridade no torneio. Como o nível dos pentatletas brasileiros tem crescido consideravelmente nos últimos anos, muitos deles vão competir em categorias superiores às suas, encarando disputas com nomes mais experientes na modalidade.

É o caso de William Muinhos. Aos 18 anos de idade é oficialmente atleta Jovem A, mas no Brasileiro deste ano enfrentará adversários na Júnior. A realocação de Muinhos é mais uma comprovação de que o carioca vem se desenvolvendo de forma meteórica na modalidade. O pentatleta vem fazendo uma excepcional temporada em 2011, com importantes melhorias em seus resultados pessoais e grandes conquistas.

“A expectativa é fazer uma boa competição, já que acabei de participar do Mundial Júnior, que foi muito forte. Então, pretendo fechar o ano com chave de ouro”, espera o carioca, atual campeão Brasileiro Júnior.

Na temporada de 2011, William participou dos três mundiais da modalidade: Jovem A (em agosto, na Turquia), Sênior (em setembro, na Rússia) e Júnior (em novembro, na Argentina). No Sul-Americano (em junho) foi ouro Jovem A e prata Júnior. No mesmo mês, No Campeonato Norceca (Américas do Norte e Central), evento pré-Pan de Guadalajara, foi prata no revezamento misto ao lado do companheiro de equipe Danilo Fagundes.

Os expressivos resultados ao longo do ano fez com que o atleta figurasse por alguns meses como o melhor do mundo Jovem A, segundo ranking da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

No Brasileiro de Resende, William também vai competir na categoria Sênior e novamente terá a presença do colega Danilo. Só que desta vez, eles estarão em lados opostos.

Assim como Muinhos, Fagundes foi revelado no PentaJovem, projeto que a CBPM mantém há mais de dois anos no Rio de Janeiro e em Recife para a formação de novos nomes na modalidade. O atleta de 23 anos é o mais experiente PentaJovem carioca.

No Brasileiro de 2010, Danilo foi medalha de bronze Sênior, dividindo o pódio com os experientes Wagner Romão (ouro) e Daniel Santos (prata). Pentatleta há dois anos e meio, já sabe em que prova terá o melhor desempenho neste ano.

“Devemos sempre olhar para frente, enchendo nossas mentes de pensamentos positivos. Vou tentar ser bem constante em todas as provas, mas como o combinado é a minha melhor atividade, é onde sei que me sairei melhor”, visualiza o pentatleta.

Atletas, determinados e jovens

Enquanto os atletas Sênior e Júnior vão enfrentar uma verdadeira ‘briga de titãs’ no Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno de 2011, os representantes das cinco categorias Jovem não vão ficar atrás. Integrantes dos grupos de base da modalidade, os atletas vêem na competição uma das principais disputas do ano. Com eles, a realocação de categorias também é uma realidade.

Como acontecerá com Amanda Turute. Em 2010, aos 16 anos (idade de Jovem B), a atleta subiu ao pódio da competição para receber a medalha de ouro Jovem A. Hoje, aos 17, volta a encarar a disputa no grupo onde conquistou o primeiro lugar do torneio há um ano.

“O treinamento está seguindo a mesma linha de preparação de meses atrás e pretendo melhorar minhas marcas ou, ao menos, permanecer com as melhores. Quero terminar bem o ano de 2011, que foi muito importante na minha carreira de pentatleta”, espera Amanda.

Na atual temporada, Turute participou de dois mundiais (Jovem A e Júnior) e se tornou medalhista Sul-americana ao conquistar a prata Jovem A, em junho, no Rio de Janeiro.

Quem também está passando por um bom ano é Gabriel Sasaqui. O pentatleta vem se destacando tanto na prova de tiro do Pentatlo Moderno que passou a integrar a seleção brasileira de Tiro Esportivo. No último Sul-Americano da modalidade, realizado em setembro, no Chile, foi convidado para competir pelo Brasil ao lado de vários outros atiradores.

Em 2010, aos 15 anos de idade (Jovem C) foi campeão Brasileiro Jovem B. Neste ano, com 16, conquistou o ouro no Sul-Americano de Pentatlo Moderno em sua nova categoria (Jovem B). Em Resende, está animado com a ideia de encarar uma disputa em um nível mais elevado do que o seu, na Jovem A.

“Já ganhei o Sul-Americano na minha categoria, por isso decidi competir em um nível acima. É um desafio ainda maior. Acredito que terei meu melhor desempenho no combinado, pois a prova inclui o tiro, minha melhor modalidade, e tenho treinado bem a corrida”, acredita Gabriel.

Pura superação! Sentimento comum entre toda a garotada do Pentatlo Moderno brasileiro que vai encarar a competição em Resende. Os jovens atletas em formação sabem que estão dando os seus primeiros passos na modalidade e que o caminho para chegar ao alto rendimento é longo.

Mas eles já perceberam que a modalidade não é brincadeira de criança e apostam suas forças no seu desenvolvimento pessoal. Mesmo ainda não estando em suas altas performances, já compartilham momentos semelhantes aos atletas de ponta.

É o que vivencia nos últimos meses, Alexandre Linhares. O atleta de 14 anos (Jovem C) bronze no Brasileiro de 2010 e prata no Sul-Americano deste ano, terá um adversário a mais na disputa por um lugar no pódio em Resende.

“Este ano foi muito duro para mim. Nosso dia a dia é muito corrido e às vezes penso em parar, pois estou com uma contusão no joelho que não quer me largar. No entanto, quando vejo o esforço que meus familiares fazem para me manter na modalidade, fecho os olhos e vou fundo”, pensa o pentatleta.

Alexandre, Gabriel, Amanda, William e Danilo são alguns poucos exemplos dos que se comprometeram a testar seus limites e marcas pessoais no Campeonato Brasileiro de Pentatlo Moderno de 2011. Os jovens atletas vão encarar duras e intensas disputas em busca do aperfeiçoamento. Dentre as outras dezenas de atletas que vão se juntar a eles em Resende, estão os já experientes Larissa Lellys, Luis Magno e Priscila Oliveira.

A menos de cinco anos dos Jogos Olímpicos de 2016, essa turma não pensa em brincar em serviço!


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro