» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasileiras a caminho da última etapa da Copa

15/04/2012 05h02
CBPM


Priscila Oliveira e Yane Marques viajaram neste domingo, 15, e serão o Brasil em Rostov. Será a última qualificação antes da grande final do torneio, em maio, na China

O circuito de qualificação da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno de 2012 chega ao fim nesta semana. Depois de passar pelos Estados Unidos, Brasil e Hungria, a competição chega à Rússia para sua última etapa. A partir desta quinta-feira, dia 19, aproximadamente 130 pentatletas de cerca de 30 países vão se enfrentar na cidade de Rostov, a cerca de 1.220 km da capital Moscou. As brasileiras Priscila Oliveira e Yane Marques serão nossas representantes no outro lado do mundo.

As pernambucanas viajaram rumo à Rússia neste domingo, 15. Nas últimas duas semanas, elas participaram de um treinamento especial com ênfase na esgrima em Porto Alegre. As pentatletas encaram a primeira disputa já na estreia da competição, na semifinal feminina. Assim como os outros pentatletas, vão passar pela esgrima, natação, hipismo (só na final) e o evento combinado de tiro e corrida no Hipódromo de Rostov, cidade natal do atual bicampeão olímpico, Andrei Moiseev.

Os pentatletas que estão no circuito da Copa do Mundo encaram cada etapa de olho em uma das 36 vagas da grande final da competição, em maio, na China. Pelo ranking do torneio, Yane atualmente garante sua vaga por causa de seu 16º lugar geral. Já Priscila ainda não consegue confirmar presença na finalíssima na Ásia, por estar em 57º.

Yane competiu pela última vez na segunda etapa da Copa, no Rio, no mês passado, onde ficou com o excelente quinto lugar. Já Priscila esteve no Campeonato Norceca, na Guatemala, no início do mês, onde conquistou o ótimo sexto lugar.

“Estou margeando minhas melhores marcas já. Isso indica que os árduos treinos já mostram resultados. Em tempo de preparação para os Jogos (Olímpicos), espero confirmar coisas novas que foram modificadas. Sempre quero nadar um pouco melhor, correr um pouco melhor… enfim, vou em busca de melhores marcas e que o resultado disso seja uma conseqüência”, defende Yane.

A pernambucana é a única pentatleta brasileira classificada para Londres 2012. Ela assegurou sua vaga sendo a melhor sul-americana nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em outubro passado, no México. Yane tem usado as competições internacionais, como a Copa do Mundo, para um luxuoso treinamento paras as Olimpíadas.

Nas arenas de cada torneio, ela observa atentamente suas adversárias, muitas delas, as mesmas que vai enfrentar na Inglaterra.

“A preparação está excelente, com provas cheias e número altíssimo de competidores. A corrida pela classificação olímpica tem tornado as competições internacionais fortíssimas. Todo mundo que precisa de pontos está indo para todas as disputas”, observa Yane.

É o caso da sua conterrânea Priscila Oliveira, que corre atrás de umas das 16 vagas (no feminino) do Pentatlo Moderno em aberto para os Jogos da Inglaterra. Ela terá a chance de se classificar no Mundial Sênior, em maio na Itália – quando estarão em jogo três vagas para as Olimpíadas – e no ranking que será divulgado em junho – quando serão definidas as últimas 13 pentatletas.

Conseguir uma boa colocação nos torneios ao longo do primeiro semestre é o caminho escolhido por Priscila para se garantir na competição na terra da rainha.

“O sonho de todo atleta é a participação nos Jogos Olímpicos e em ano olímpico a maioria deles está dedicada e querendo dar seus melhores resultados atrás das últimas vagas. Minha estratégia era de se classificar para a final em todas as competições das quais participo, mas ainda não consegui o feito pelas disputas estarem em nível altíssimo. Porém, ainda tenho duas oportunidades para tentar mudar a situação ao meu favor”, conta Priscila.

Caso Priscila e Yane consigam passar da semifinal na Copa da Rússia, encaram a grande final no sábado, dia 21. Os homens enfrentam a sua qualificação na sexta, 20, e a finalíssima no domingo, 22.

Direto da Hungria

Neste fim de semana, 174 pentatletas de 33 países estiveram em Budapeste, na Hungria, para a Terceira Etapa da Copa do Mundo. Na final feminina, que aconteceu no sábado, a francesa Amelie Caze conquistou o ouro ao somar 5.424 pontos. A russa Donata Rimsaite ficou com a prata (5.400) e a lituana Laura Asadauskaite com o bronze (5.384).

Na disputa masculina, deste domingo, o ouro foi para o italiano Nicola Benedetti (6.000), a prata para o atual bicampeão olímpico, o russo Andrei Moiseev (5.944) e o bronze para o húngaro Peter Tibolya (5.896).


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro