» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá sete nomes na Copa do Mundo do Egito

13/03/2015 17h11
CBPM

Segunda etapa do torneio começa na próxima quinta, 19, e vai até o dia 23, na capital Cairo

Depois da primeira etapa realizada nos Estados Unidos, no último mês, a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno parte para o Egito, onde dá início, a partir desta quinta, 19, a sua segunda qualificação na temporada. Lá, o Brasil estará representado pelo mesmo time que levou para a qualificação norte-americana da competição: Larissa Lellys, Priscila Oliveira e Yane Marques, no feminino; e Danilo Fagundes, Enrico Ortolani, Felipe Nascimento e William Muinhos, no masculino.

O torneio no Egito será aberto pela qualificação feminina na quinta, e seguirá com a qualificação masculina na sexta, 20, as finais no fim de semana, e o revezamento misto, que vai encerrar as disputas na segunda, 23. Todos os eventos das cinco provas do esporte olímpico (esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro a laser e corrida) vão acontecer no Estádio Internacional do Cairo.

Parte da delegação brasileira viaja para o país africano nesta segunda, 16, e outra segue na terça, 17. A primeira medalhista olímpica latino-americana do Pentatlo Moderno (graças ao bronze em Londres 2012), a pernambucana Yane Marques, de 31 anos, está no grupo que viaja no dia 16. No Egito, A brasileira vai chegar já focada no planejamento para a qualificação da modalidade para Rio 2016, divulgada na última semana pela União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM).

“Em 2014 tive uma evolução técnica considerável, muito embora tenha sido uma temporada com poucos pódios. Agora, em 2015, depois de uma pré-temporada em Recife, Curitiba, Inglaterra e nos Estados Unidos, onde fiz um treinamento forte na corrida, espero continuar minha evolução técnica e que isso me dê a vaga olímpica”, torce Yane, que ficou em 24º na primeira etapa.

Quem também espera ter uma temporada de 2015 bem melhor do que a última é Priscila Oliveira. A pernambucana de 26 anos e número 2 do ranking nacional comemora a consolidação nas etapas da Copa do Mundo que teve em 2014, a ida para a grande Final do torneio e o ouro conquistado nos Jogos Sul-Americanos de Santiago. Ela esteve ao lado de Yane na pré-temporada no Brasil e no exterior.

“Espero ter um ótimo desempenho em 2015, me consolidando nas competições internacionais, pegando final e somando pontos, e ficar entre as cinco primeiras nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Isso tudo buscando sempre a superação”, Priscila vislumbra e conta o que espera da Copa do Mundo do Egito. “Primeiramente fazer uma qualificação forte e conseguir me classificar para a final. Na final, espero fazer muito melhor do que nos Estados Unidos”, acrescenta ela, que ficou em 26ª na etapa passada.

Outra que viaja na segunda com Priscila e Yane rumo à Copa do Egito é Larissa Lellys, de 32 anos. A pentatleta número 3 do ranking nacional imagina o desempenho no continente africano se lembrando da evolução que teve na temporada passada nas provas aeróbicas, na natação e na corrida da modalidade.

“Minha pontuação na esgrima também apresentou melhoras significativas nas etapas da Copa do Mundo, além de ter conseguido melhorar minha posição no Mundial e ter um título Brasileiro. Foi um ano muito positivo”, Larissa resume e faz projeções para o Egito. “Vou dar o meu melhor e espero prosseguir batendo minhas marcas pessoais, melhorando principalmente meu combinado”, ela afirma.

Quatro nomes no masculino

O time masculino do Brasil que vai competir no Egito também só tem fera, a começar pelo número 1 do ranking nacional, o pernambucano Felipe Nascimento, de apenas 21 anos. Em 2014, o pentatleta conquistou o primeiro ouro do Pentatlo Moderno nos Jogos Sul-Americanos, em Santiago, no Chile, e o título do Brasileiro de Verão da temporada.

Na pré-temporada de 2015, ele participou de uma clínica de esgrima na França e reforçou seus treinamentos no CT da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife. O pernambucano espera que a atual temporada seja ainda melhor do que a passada.

“Como aconteceu na primeira etapa da Copa do Mundo, nos Estados Unidos, em 2015, darei muita importância às competições internacionais e às etapas do Brasileiro. Agora no Egito, meu foco inicial é me garantir na Final”, ele vislumbra uma das 36 vagas da grande disputa entre os homens, no domingo, 22.

Quem também participou da clínica de esgrima ao lado de Felipe foi o carioca Danilo Fagundes de 27 anos. O número 2 do ranking nacional fez uma pré-temporada com reforço muscular para deixar para trás uma antiga lesão que o perturba. Assim como Felipe, ele também espera uma vaga na Final da Copa do Egito.

“Meus treinamentos para a competição foram diversos. Meu técnico é excelente e muito criativo. No Egito, quero estar na Final masculina da competição, afinal, espero por esse momento no mínimo há uns 10 anos”, conta Danilo.

Com uma preparação também intensa como a de Danilo, o jovem carioca William Muinhos, de 21 anos, lembra que o frio na etapa norte-americana da Copa do Mundo, realizada na Flórida, atrapalhou seu desempenho. Ele comemora o melhor resultado que teve na esgrima do torneio e também espera estar na Final no Egito.

“A preparação foi ótima e focada para fazer melhores resultados. O objetivo sempre é conseguir um lugar entre os 36 finalistas, mas estou indo sem me cobrar, apenas para fazer o melhor de mim”, William defende.

O quarto representante brasileiro na delegação masculina que vai à Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Egito vem de São Paulo. Aos 31 anos e número 5 do ranking nacional, Enrico Ortolani se lembra do alto nível que presenciou na etapa norte-americana do torneio, dizendo que isso foi importante para sua preparação para as competições seguintes.

Também viajando nesta terça para o continente africano, assim como Felipe, Danilo e William, o paulista se preocupou com um detalhe a mais para a nova etapa do torneio.

“Fiz meus treinamentos de forma intensa e não tive muito descanso para esta etapa. Acho importantíssima também a preparação do organismo para a diferença de fuso horário, então comecei uma adaptação para o horário egípcio já no Brasil”, ele conta.

Dentre os brasileiros que vão competir na Copa do Egito, Danilo, Felipe e William foram revelados no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) mantém no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Pernambuco para a descoberta e formação de novos nomes na modalidade. William e Felipe também fazem parte do Programa de Alto Rendimento da Força Aérea Brasileira como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

Todos os sete pentatletas recebem o benefício da Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte; Yane, inclusive, na modalidade Bolsa Pódio. Ao lado de Larissa e Priscila, a pernambucana também faz parte do Programa de Alto Rendimento do Exército Brasileiro como Terceiro Sargento da Comissão de Desportos do Exército (CDE). O trio feminino ainda integra o Time Brasil, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

PROGRAMAÇÃO DA COPA DO EGITO

Quinta-feira (19 de março): Qualificação Feminina
Sexta-feira (20 de março): Qualificação Masculina
Sábado (21 de março): Final Feminina
Domingo (22 de março): Final Masculina
Segunda-feira (23 de março): Revezamento Misto

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro