» Licitações » Ouvidoria Siga nossas redes sociais

Notícias

Brasil terá quatro pentatletas no Mundial Júnior

28/08/2012 15h13
CBPM


Competição começa na Polônia, a partir da próxima segunda-feira, 3 de setembro. É o primeiro torneio internacional da modalidade depois dos Jogos Olímpicos de Londres

Menos de um mês depois do fim dos Jogos Olímpicos de Londres, pentatletas de todo o mundo já se preparam para mais uma competição internacional. A partir da próxima segunda-feira, 3 de setembro, cerca de 150 competidores de mais de 30 países vão se reunir na Polônia para o Campeonato Mundial Júnior da modalidade. Dentre eles, estão quatro brasileiros: Amanda Turute, Felipe Nascimento, Lucas Santos e William Muinhos.

Os quatro viajam para o país europeu neste sábado, dia 1º. Eles e os demais competidores vão passar pelas provas de esgrima, natação, hipismo e o evento combinado de tiro e corrida no Centro de Recreação e Esportes de Drzonków, vilarejo à Oeste da Polônia.

No Mundial Júnior do ano passado, na Argentina, William Muinhos fez história, se tornando o primeiro brasileiro a participar de uma final masculina de um Mundial de Pentatlo Moderno. O pentatleta de 19 anos não esconde o desejo de voltar à grande decisão da competição.

“Espero me classificar novamente, de preferência junto com o Felipe e o Lucas, e conseguir melhorar minha classificação”, conta o carioca, que ficou em 22º no ano passado.

Quem também estará de olho em uma das vagas das finais dos dias 7 (feminina) e 8 (masculina) serão sete pentatletas que competiram nos Jogos de Londres e que vão marcar presença na Polônia. A lista reúne a norte-americana Margaux Isaksen, 4ª colocada nas Olimpíadas, a australiana Chloe Esposito (7ª), a lituana Gintare Venckauskaite (12ª), o chileno Esteban Bustos (18º), o irlandês Arthur Lanigan-o Keeffe (25º), a japonesa Narumi Kurosu (34ª) e a mexicana Tamara Vega (36ª).

Sem planejar metas, o brasileiro Felipe Nascimento, 19, prefere estar ciente de que estará preparado para enfrentar a grande disputa, que ainda terá o atual campeão, o inglês James Cooke, defendendo o seu título. A campeã feminina de 2011, a húngara Sarolta Kovacs, 21, não participará do torneio.

“Vou para a competição convicto de que tudo o que devia ser trabalhado foi feito e de que estarei preparado para dar o meu melhor na prova, representando bem o meu país”, afirma o pernambucano Felipe Nascimento.

Dos quatro pentatletas da delegação brasileira na Polônia, dois deles vão ter a oportunidade de competir em uma categoria acima da sua. Com 18 anos de idade, Amanda Turute e Lucas Santos são oficialmente da Jovem A – a Júnior reúne competidores de 19 a 21 anos. Presentes no Mundial Júnior do ano passado, a ideia de disputar novamente a competição ao lado de nomes mais experientes anima os dois.

“O Pentatlo Moderno é um esporte com algumas modalidades complexas e ainda de difícil acesso em um país como o Brasil, então participar de competições internacionais é sempre uma oportunidade muito boa de se aprimorar e ganhar experiência”, defende Amanda Turute.

Lucas Santos também reforça a opinião da pentatleta. Em março passado, o carioca já teve a oportunidade de competir com grandes nomes do Pentatlo Moderno mundial na segunda etapa da Copa do Mundo, realizada no Rio de Janeiro.

“É sempre bom competir e com pentatletas mais experientes é melhor ainda. O nível é sempre mais forte e bom para adquirir bastante experiência. Na Polônia, espero pôr todo o meu treinamento em jogo e conseguir a tão disputada vaga na final”, diz Lucas.

O calendário do Mundial Júnior de 2012:

DIA 3 (segunda): Revezamento feminino (o Brasil não participa)
DIA 4 (terça): Revezamento masculino
DIA 5 (quarta): Semifinal feminina
DIA 6 (quinta): Semifinal masculina
DIA 7 (sexta): Final feminina
DIA 8 (sábado): Final masculina
DIA 9 (domingo): Revezamento misto

SAIBA MAIS

Projeto PentaJovem: Formando outras Yanes
Yane Marques faz história com bronze em Londres
Pentatlo Moderno é incluído nos Jogos Sul-Americanos
Revezamentos encerram Mundial Júnior de 2011

 


Últimas Notícias

Fique por dentro de tudo que acontece no Pentatlo Moderno Brasileiro